Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Nelhasa base não poderia ser isolada com algo que não permitisse que a quebra de temperatura atingisse a placa?
    Por exemplo o chão levar floormate? tenho a mesma curiosidade que o Nelhas
  2.  # 42

    Colocado por: HAL_9000o terreno costumava alagar no inverno é que foi proposto desvão sanitário

    Havendo possibilidade de fazer uma laje assente no piso, eu prefiro a laje.

    Colocado por: HAL_9000suponho que ele tenha feito bem os cálculos de ventilação

    Até hoje não encontrei nenhum projeto em que isso tenha sido feito, nem nenhum técnico com experiência neste tipo de trabalho
  3.  # 43

    Colocado por: HAL_9000Por exemplo o chão levar floormate? tenho a mesma curiosidade que o Nelhas


    Pergunto tendo em conta que se existe material que evita a quebra de temperatura, ou melhor, que anula ou minimiza o choque térmico entre materiais, se isso não seria uma solução de baixo custo.
  4.  # 44

    Colocado por: Nelhasa base não poderia ser isolada com algo que não permitisse que a quebra de temperatura atingisse a placa?

    E onde colocaria esse isolamento?
  5.  # 45

    Colocado por: zedasilvaHavendo possibilidade de fazer uma laje assente no piso, eu prefiro a laje.
    Mesmo em terrenos alagados? Tela por baixo da placa, geodreno? impermeabilização das sapatas? Na altura que se falou no desvão pareceu-me lógico (um pouco como as casas construidas em estacas sobre a água), mas perante este contraditório, acho que devia ter espremido mais o engenheiro em termos de benefícios/desvantagens.



    Colocado por: zedasilvaAté hoje não encontrei nenhum projeto em que isso tenha sido feito, nem nenhum técnico com experiência neste tipo de trabalho
    Então as grelhas também vão ser intuitivas, estou mesmo a ver
  6.  # 46

    Colocado por: HAL_9000Mesmo em terrenos alagados?

    Especialmente nesses.

    Colocado por: HAL_9000Então as grelhas também vão ser intuitivas, estou mesmo a ver

    Vão!
  7.  # 47

    Ze,

    Placa do desvão está a pingar agua.
    Pouca ventilação, espaço confinado, diferenças de temperatura.
    Se no topo da placa, partindo do principio que a mesma é acessível, não poderia levar isolamento de forma a minimizar o choque térmico.
    Isso aliado a alguma ventilação, não iria diminuir essa cascada de agua que ai vai?
  8.  # 48

    Colocado por: NelhasSe no topo da placa

    Está a falar na face inferior ou superior da laje. Ou seja colado na parte de baixo ou assente por cima da laje e antes do piso?
  9.  # 49

    Colocado por: zedasilvacolado na parte de baixo


    Exatamente onde vejo pingar.
    Isso com ventilação podia minimizar.
    Se for possível diminuir o choque térmico, podia resultar em ganhos.

    Ou a ultima camada do que seja , que fica ao exterior leva algo, ou o choque térmico é inevitável.
  10.  # 50

    Colocado por: NelhasExatamente onde vejo pingar.

    Sim, no caso da foto, a solução que se encontrou para minimizar o problema foi projetar espuma na face inferior da laje. Foi uma solução de recurso, não considero que seja recomendável.

    Colocado por: NelhasIsso com ventilação podia minimizar.

    No caso deste desvão, existe ventilação nas 4 fachadas.

    Este desvão é meu.
    Até há cerca de 10 anos atrás tb defendia os desvãos, tanto que o fiz na minha casa.
  11.  # 51

    Colocado por: zedasilvaEste desvão é meu.


    BPV
    XPS ou EPS de 60mm colado directo

    Seria um trabalho chato como tudo, até pela posição de trabalho, mas não iria evitar o choque térmico?

    Digo este material, mas voçes podem conhecer outro que tenha melhor comportamento.
  12.  # 52

    Colocado por: NelhasXPS ou EPS de 60mm colado directo

    Em alguns casos não tenho altura para efetuar esse tipo de trabalho.
    Tenho sempre as faces de vigas e pilares para resolver.
  13.  # 53

    Hoje já existem soluções alternativas aquilo a que estamos habituados.
    Em breve mostro aqui uma delas
      laje.jpg
  14.  # 54

    Na fotografia aparecem abobadilhas de EPS?
  15.  # 55

    Colocado por: branco.valterNa fotografia aparecem abobadilhas de EPS?

    Sim, mas de grande formato.
    Na parte inferior da laje não tenho qualquer elemento de betão, apenas uma superfície completa de EPS
    • SrR
    • 13 fevereiro 2020

     # 56

    Ate hoje ainda nao vi um desvao que nao condense, nao tem so a ver con o facto da diferença de temperaturas mas também com o facto de naquelas zonas existe uma saturação enorme de agua no ar, para reduzir o risco seria bom equacionar uma barreira logo no solo, uma espécie de manta plástica a fim de diminuir a humidade que esta no solo passe para o ar e mesmo assim tenho dúvidas que tambem com ventilação se livrem das condensaçoes
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 57

    Colocado por: SrRnaquelas zonas existe uma saturação enorme de agua no ar,

    Em terrenos húmidos e pouco drenantes esta situação é ainda mais agravada
 
0.0211 seg. NEW