Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Vou adquirir um apartamento T2 (100m2) de 2002 na zona do Porto e venho pedir a vossa opinião sobre quais as melhores remodelações/melhorias a ponderar tendo como objetivo maximizar o valor do imóvel no futuro. Ex: colocar tectos falsos vs remodelar um WC.

O apartamento é no 3º e último andar, uma frente com orientação solar poente e está em bastante bom estado de conservação. Para ser habitado nem precisaria de nada para além de uma pintura, no entanto estou a considerar aproveitar que a casa está vazia para fazer algumas melhorias. Deixo alguns exemplos do que tinha pensado, no entanto por questões de budget vou ter que fazer opções.

Remodelações a avaliar:
    - Remodelar um WC (4m2) (remover banheira)
    - Colocar tectos falsos e projetores nos quartos, halls e sala (total 70m2)
    - Aplicar flutuante na sala e hall (quartos já têm piso em "madeira")
    - Instalar AC nos quartos e sala (65m2)
    - Instalar motores nas persianas dos dois quartos e sala (não sei bem como fazer nem os preços)
    - Alinhado com o ponto acima, fazer algum tipo de pré instalação de domótica (explorei pouco este tema, sugestões serão bem-vindas)

Uma ajuda extra seria um estimativa/intervalo de preço para cada um dos pontos acima utilizando material de qualidade mas não necessariamente topo de gama.

Obrigado desde já pela ajuda,
    Marcelo
  2.  # 2

Que orçamento possui?
  3.  # 3

Colocado por: NelhasQue orçamento possui?

Max 4K€ e mão de obra para os tectos e chão se necessário
  4.  # 4

Eu guardava esses 4k.
    A casa está habitável e confortável?

Como descreveu, pareceu-me que só vai fazer as obras com perspetiva de maior retorno no futuro, foi isso?
    É para si?
  5.  # 5

Colocado por: Nasa1989Eu guardava esses 4k.
    A casa está habitável e confortável?

Como descreveu, pareceu-me que só vai fazer as obras com perspetiva de maior retorno no futuro, foi isso?
    É para si?

Sim parece estar, estou com algum receio do conforto no verão uma vez que é o último andar virado a poente e tem uma classe energética E, apesar de ter caixilharia dupla.. Sim é para mim.
  6.  # 6

Colocado por: marcelocpSim parece estar, estou com algum receio do conforto no verão uma vez que é o último andar virado a poente e tem uma classe energética E, apesar de ter caixilharia dupla.. Sim é para mim.

4k dá para os ac e para pintar e mesmo assim não se pode esticar muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcelocp
  7.  # 7

Estou a iniciar uma remodelação de T1 no centro do Porto com menos de metade da área e 4K não chegam nem a meia missa.
    É certo que não penso em domótica, mas em compensação tenho de remodelar integralmente uma cozinha e substituir caixilharia.
    Posso dizer-lhe que a coisa ultrapassa o triplo do seu budget e pior que tudo não tenho como fugir a nada, é sem opção (de não fazer).
    Pelas ações que elencou, imagino que pretende obter algum ganho de conforto. Se a madeira do pavimento estiver em bom estado, é de longe preferível mantê-la a aplicar um flutuante. Despolir, verniz em cima fica como novo e tem muito mais charme. Pense nisso.
    Quando pensar em retirar uma banheira, prepare-se para fazer um WC totalmente novo, ou porque vai ser consequencial, ou porque provavelmente não irá gostar do "remendo".
    Na minha opinião se gerir bem o resto das prioridades e esquecer a domótica é capaz de fazer algo engraçado a rondar os 5K.
    •  
      RRoxx
    • 14 fevereiro 2020

# 8

Colocado por: pauloagsantos

4k dá para os ac e para pintar e mesmo assim não se pode esticar muito

Dá para os AC e para a pintura? so se tivermos a falar do mais fraquinho que existe.. não se esqueça da construção civil. duvido que dê para as pinturas, dá para borrar a parede, e é se for o sr joaquim da pastelaria que também faz uma obras a pintar..
  8.  # 9

Peço desculpa pois acho que percebi mal o tema do flutuante...
    Pretende manter a madeira nos quartos e "flutuar" apenas o resto, certo?
    Nesse caso, eu daria prioridade ao tecto falso com pré instalação de tubagem para AC e alimentação eletrica, assegurando também as caixas de estore.
    Se vai pintar aproveite para abrir roços para os comandos dos motores e os dissipadores de condensação dos terminais de AC
    Se conseguir reformar o WC, meter o tecto e pintar tudo dentro do seu orçamento, é um excelente começo.
    Os apendices pode ir instalando conforme a disponibilidade futura.
  9.  # 10

4mil não chegam pra isso que tem aí D:
    Dobrando a parada provavelmente sim, e sem IVA!
  10.  # 11

Não esquecendo o isolamento térmico sobre os tectos falsos. Importante pois 2002, quase ninguém punha isolamento, ou metendo era 30mm... Aplique la mineral com mínimo de 60mm, como é no porto, talvez ir para os 80mm. Tendo certificado de energético recente, veja o que o perito definiu como melhorias.

O isolamento no tecto, visto ser o último piso do prédio, é um dos investimentos com melhor retorno e maior custo /benefício.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Kduvidas, fernandoFerreira
  11.  # 12

Colocado por: KduvidasPeço desculpa pois acho que percebi mal o tema do flutuante...
    Pretende manter a madeira nos quartos e "flutuar" apenas o resto, certo?
    Nesse caso, eu daria prioridade ao tecto falso com pré instalação de tubagem para AC e alimentação eletrica, assegurando também as caixas de estore.
    Se vai pintar aproveite para abrir roços para os comandos dos motores e os dissipadores de condensação dos terminais de AC
    Se conseguir reformar o WC, meter o tecto e pintar tudo dentro do seu orçamento, é um excelente começo.
    Os apendices pode ir instalando conforme a disponibilidade futura.

Isso mesmo, seria para manter o que está nos quartos e apenas aplicar flutuante na sala e hall.
    O tecto parece ser o mais importante de facto, pode clarificar as "caixas de estore"?
  12.  # 13

Colocado por: Kduvidas
    Quando pensar em retirar uma banheira, prepare-se para fazer um WC totalmente novo, ou porque vai ser consequencial, ou porque provavelmente não irá gostar do "remendo".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcelocp

Qual seria um valor equilibrado para a remodelação total do WC sem alterar os pontos de água e com material de gama média? Valorizo mais a qualidade do material do que a parte "estética".
  13.  # 14

uns 1800 a 2500€, depende...
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  14.  # 15

mas necessitas de tectos falsos com que objectivo?
  15.  # 16

Colocado por: master_chiefmas necessitas de tectos falsos com que objectivo?

Essencialmente melhorar o isolamento e a iluminação
  16.  # 17

Marcelo, uma caixa de estore é onde funciona o veio/mecanismo que movimenta/baixa e recolhe a persiana (p.exemplo quando está na posição aberto). Fica situado por cima da padieira da porta/janela, idealmente com acesso pelo interior, Se você pretende motorizar esse veio, vai ter de fazer lá chegar energia elétrica. Prever alimentação e ligação a um pulsador de comando (é a versão mais usual).
    Quanto ao WC, fiz uma reforma há uns tempos de 1,80 x 2,40. Incluiu:
    - piso, paredes, tecto falso
    - base de chuveiro à medida fundida no próprio piso, sifão calha de duche em aço inox, misturadora termoestática Grohe 2 saídas, parede e porta autobasculante em vidro laminado 5x5
    - sanita, bidé, lavatório Sanindusa, misturadoras Grohe
    - gaveteiro duplo suspenso sob lavatório, armário de apoio alto de canto também suspenso,
    - Secador de toalhas elétrico
    - instalação elétrica refeita e iluminação no tecto falso em placa led
    - e a parafernália de toalheiros, espelho, etc...
    Só não toquei na porta e na janela.
    Numeros redondos, gastei 2.500€ já com IVA mas sem mão de obra, para a qual imputo cerca de 1.000€.
    Se tivesse não tivesse ido para a Grohe provavelmente teria poupado umas centenas, mas a tal qualidade.... E olhe que os olhos também comem e muito!

Por isso é que lhe digo, cuidado quando pensar em remover uma banheira:)
  17.  # 18

Colocado por: marcelocpEssencialmente melhorar o isolamento e a iluminação

Marcelo, último piso com certificação energética "E"! Veja o post do Pedro Barradas,

Colocado por: Pedro BarradasNão esquecendo o isolamento térmico sobre os tectos falsos. Importante pois 2002, quase ninguém punha isolamento, ou metendo era 30mm... Aplique la mineral com mínimo de 60mm, como é no porto, talvez ir para os 80mm. Tendo certificado de energético recente, veja o que o perito definiu como melhorias.

O isolamento no tecto, visto ser o último piso do prédio, é um dos investimentos com melhor retorno e maior custo /benefício.
  18.  # 19

Vou avaliar bem a questão do tecto, parece o mais importante da lista. Obrigado a todos pela ajuda!

0.0198 seg. NEW