Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 15 fevereiro 2020 editado

     # 21

    Não acho nada mal as coisas serem separadas, é tudo muito bonito enquanto as coisas correm bem, ha uma separação e depois é que são elas...
    Nos casos em que só ha um rendimento em casa por exemplo, em que ha dinheiro da parte trabalhadora da casa em solteiro, juntam-se/casam e ao fim de algum tempo separam-se e é metade de cada um... nao concordo!
  1.  # 22

    No caso da autora do tópico nao vejo onde esta o problema, ela esta numa situação previligiada de ter alguem com ela que nao quer nada que nao seja dele, isso revela sentido de justiça dessa parte a meu ver!
  2.  # 23

    acho que o principal motivo de haver tantos divorcios/separações hoje em dia é a dificuldade de partilhar tudo na vida do casal. cá em casa não existe o meu e o teu, é o nosso, e tudo o que é nosso será um dia dos nossos filhos
    Concordam com este comentário: mica
  3.  # 24

    Faça como entender, o que interessa é o que a torna feliz.

    E pessoalmente preferia que ele pagasse as despesas, como água, luz, gás, do que uma renda... Até pq no primeiro caso não tem implicações fiscais e segundo terá.
  4.  # 25

    Colocado por: mica



    Para mim isso não são casais isso são dois conhecidos a viver na mesma casa, e dividir despesas.Nos agora vamos construir em e pedir crédito habitação como ganho o dobro dela na lógica de alguns casais ia agora fazer um papel em que a casa ia ser 70% minha e 30% dela...e a lógica de um poupar mais do que outro também na faz sentido.eu estou parvo. Agora ia limpar a casa e a minha mulher tinha de me pagar? As pessoas agora casam ou juntam se logo a pensar em divorciaram
    Concordam com este comentário:void


    É a sua perspectiva. Não consigo catalogar casais apenas pela forma como gerem o dinheiro que entra em casa. Nós já tivemos conta conjunta, apercebemo-nos que não conseguíamos gerir tão bem as despesas dessa forma, passámos a contas separadas. Não somos de todo dois conhecidos a partilhar casa apenas por não termos todo o nosso dinheiro na mesma conta ou por os créditos estarem apenas em nome de um de nós.
    Quanto à situação da empregada, acho que claramente a maioria dos casais não funcionaria com este método ou sequer lhe passaria pela cabeça. Mas se para aquele casal funcionou, se não se conseguiam entender de outra forma (ela não queria limpar e queria pagar uma empregada, ele não queria empregada e preferia limpar ele), não vejo onde está o problema.
    No fundo tudo isto são exemplos para a autora do tópico ver como não há “situações normais” e que o normal é o que resulta para cada casal.
  5.  # 26

    nesta coisa de dividir as contas (que reconheço que me faz confusão) se um ganhar mais do que o outro, tb vai dividir a comida, isto é um come bife do lombo, porque ganha mais, e o outro desgraçado só come uma bifana.
    Concordam com este comentário: mica, pipocas4, desofiapedro
  6.  # 27

    Colocado por: pauloagsantosnesta coisa de dividir as contas (que reconheço que me faz confusão) se um ganhar mais do que o outro, tb vai dividir a comida, isto é um come bife do lombo, porque ganha mais, e o outro desgraçado só come uma bifana.


    Não. Cá em casa as compras do supermercado saem da mesma conta (a minha). Compro comida para a casa (nós e filha), sem estar a pensar quem ganha mais ou ganha menos. Da mesma forma que uso por inteiro a casa cujo crédito está em nome do meu marido e que ele paga. Da mesma forma que ele paga a luz que todos usamos e eu pago o alarme que protege a casa toda. Acho que é assim que funciona a maior parte dos casais com contas separadas. Um paga umas coisas, outro paga outras.
    • zed
    • 15 fevereiro 2020 editado

     # 28

    Sim. Assim como no caso oposto partilham um só bife do mesmo prato.
  7.  # 29

    Colocado por: T.e.r.e.s.aela pagava-lhe o que pagaria a uma empregada e ele limpava a casa sozinho.

    Só espero que a minha mulher não se lembre de começar a cobrar-me os almoços e jantares que me serve.
    Concordam com este comentário: mica
  8.  # 30

    Colocado por: J.Fernandes
    Só espero que a minha mulher não se lembre de começar a cobrar-me os almoços e jantares que me serve.


    Este exemplo que dei não funcionaria claramente em todas as famílias. Na minha também não faria sentido. O que quis mostrar à autora do tópico é que deve procurar o que melhor resulta para ela e para o companheiro. De qualquer forma, acho que não percebeu o exemplo: não foi o marido que disse “eu limpo a casa e vou cobrar-te isso”. Mas este caso que contei é caricato, é diferente daquilo que a maior parte de nós faria e nos faz sentido e é por isso que o referi, não para estar aqui a discutir se faz sentido ou não. Acho que para a maioria de nós a solução não passaria por aqui e isso é ponto assente.
  9.  # 31

    Colocado por: J.Fernandes
    Só espero que a minha mulher não se lembre de começar a cobrar-me os almoços e jantares que me serve.


    E eu agora podia meter-me consigo e dizer “Então e porque é que é só ela que cozinha e lhe serve o jantar?”. ;) Mas isto das tarefas domésticas é como as contas: o importante é que ambos participem mas a maneira como se organizam pode ser diferente. Há casais que dividem de igual forma as tarefas (ambos cozinham, ambos limpam o pó, ambos aspiram, etc, etc..,) e outros que dividem as tarefas de forma diferente (ele aspira, ela limpa o pó, ele limpa os vidros, ela põe a roupa a lavar, ele lava os carros, ela cozinha todos os dias, ele arruma a cozinha todos os dias...). Mais uma vez, é o que funciona melhor para cada casal.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  10.  # 32

    ter contas separadas, querer outras coisas na vida para além de pagar credito habitação e não querer que eu "dê" uma entrada de um imóvel pelos dois quando ele não pode. é não ter ambições financeiras?

    acho que nos dias que correm as pessoas teem que entender que existe todo o tipo de pessoas com todo o tipo de opiniões e escolhas. não estar casado, ter contas separadas e querer comprar casa em nome de uma pessoa só, não faz de nós menos casal que todos os outros. significa que cada um faz o que entende com o seu dinheiro e cada um contribui de forma equilibrada para as despesas em conjunto. Não planeio a vida para que um dia corra tudo mal, pelo contrario, mas penso que temos que ser pragmaticos quando se trata de €€, documentação, banco e etc. no fim das contas cada individual tem as suas responsabilidades.






    Colocado por: TicMic

    Acho que devias reestruturar o teu ideal sobre viver em família. Nunca na vida aceitava que um familiar pagasse renda por viver em minha casa, muito menos a minha mulher, com a qual planeio ter um filho.

    Ele não tem ambições financeiras? Se não tem, queres essa pessoa para pai dos teus filhos?
    Concordam com este comentário: nielsky
  11.  # 33

    Hoje em dia a volatilidade das relações faz com que se fique de "pé atrás" à partida.
    Muitos casais vivem apenas juntos,pois a condenação moral do passado volatilizou-se.(e ainda bem!!!)
    Quando a mulher num casal tem mais poder económico é complicado... há homens que se sentem diminuídos.Deviam era aplicar a sua energia a levar a família para a frente e às vezes como têm menos atribuições e mais tempo livre ajudar mais em casa em tarefas domésticas,p/exemplo...Mas há homens que não lidam bem em ir à reunião de pais...dar jantar aos filhos...sem a mulher estar presente,mas a bancar tudo.
    Concordam com este comentário: pipocas4
  12.  # 34

    Se tiverem uma união de facto oficializada há direitos sobre a casa que ele possa vir a ter um dia?
  13.  # 35

    por uma questão de avaliar todas as opções. se fosse comprar a casa com ele (ele pagava 50% da prestação) e eu dando entrada e pagar todos os custos iniciais de escritura etc. haveria maneira de ter por escrito quanto dei de entrada, no caso de venda de casa juntos ou separados e que esse valor inicial está definido como meu?

    pergunto isto pois quando falámos deste assunto antes, ele disse sempre que mesmo que ele entrasse na escritura comigo que queria que ficasse por escrito e de alguma forma oficial que essa entrada é minha e não nossa. não quer de todo nada que não sente que tem direito só porque estamos juntos e algo que eu demorei uma decada a poupar sozinha e não em conjunto.
    • mica
    • 15 fevereiro 2020

     # 36

    Colocado por: J.Fernandes
    Só espero que a minha mulher não se lembre de começar a cobrar-me os almoços e jantares que me serve.
    Concordam com este comentário:mica


    Peço desculpa á autora do tópico mas este comentário foi hilariante... Em relação a contas separadas ter sido melhor para a Teresa gerir melhor as despesas, não tenho nada contra.Mas para mim é exatamente igual gerir as despesas e dinheiro saindo tudo da mesma conta.As relações não são um mar de rosas tem de se pensar nos prós e contras E num futuro divórcio.Mas para mim a partir que um casal está junto e casa faz sentido ser tudo em conjunto...a única coisa que fez sentido para mim antes de me juntar foi o apartamento ser meu devido a ser dado pela minha mãe e o papel dos euros que a minha mulher investiu nas obras do mesmo apartamento para a precaver.a partir do momento que nos juntamos tudo o que adquirimos e euros que juntamos é de igual forma dos dois...nunca me passou pela cabeça lhe cobrar renda, nem ela a cobrar me pelas refeições que me faz
  14.  # 37

    Colocado por: mica

    Peço desculpa á autora do tópico mas este comentário foi hilariante... Em relação a contas separadas ter sido melhor para a Teresa gerir melhor as despesas, não tenho nada contra.Mas para mim é exatamente igual gerir as despesas e dinheiro saindo tudo da mesma conta.As relações não são um mar de rosas tem de se pensar nos prós e contras E num futuro divórcio.Mas para mim a partir que um casal está junto e casa faz sentido ser tudo em conjunto...a única coisa que fez sentido para mim antes de me juntar foi o apartamento ser meu devido a ser dado pela minha mãe e o papel dos euros que a minha mulher investiu nas obras do mesmo apartamento para a precaver.a partir do momento que nos juntamos tudo o que adquirimos e euros que juntamos é de igual forma dos dois...nunca me passou pela cabeça lhe cobrar renda, nem ela a cobrar me pelas refeições que me faz


    Há aqui respostas engraçadas, eu também me ri com uma ou outra. Para sério já basta o dinheiro, mais vale encarar estás trocas de ideias com leveza. :) Na nossa família também não faz sentido cobrar rendas ou refeições (nem conheço ninguém que cobre jantares mas até pode haver, sei lá). Há casais para os quais seria impensável não ter a casa em nome dos dois, uma só conta, carro em nome dos dois, etc, para outros as coisas gerem-se de outra forma. Agora a Maria escolhe aquilo que lhe fizer sentido. :)
    Concordam com este comentário: mica
  15.  # 38

    Colocado por: MariaseveraHoje em dia a volatilidade das relações faz com que se fique de "pé atrás" à partida.
    Muitos casais vivem apenas juntos,pois a condenação moral do passado volatilizou-se.(e ainda bem!!!)
    Quando a mulher num casal tem mais poder económico é complicado... há homens que se sentem diminuídos.Deviam era aplicar a sua energia a levar a família para a frente e às vezes como têm menos atribuições e mais tempo livre ajudar mais em casa em tarefas domésticas,p/exemplo...Mas há homens que não lidam bem em ir à reunião de pais...dar jantar aos filhos...sem a mulher estar presente,mas a bancar tudo.


    A minha mulher ganha mais que eu e eu só tenho pena que ela não ganhe ainda mais 😂
    Não nos sinto minimamente preocupado com o que entra ou de ondem vem, somos ambos poupados e conscientes. Eu sou mais investidor o que acaba por igual os rendimentos, mas também invisto o "dela", portanto ...

    Eu não queria estar com uma pessoa que considerasse financeiramente desiquilíbrada. Ia ser difícil. E para ser financeiramente desiquilíbrada bastava comprar tabaco ou gastar 10€ em unhas de gel e essas cenas pindericas
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16.  # 39

    Colocado por: TicMic

    A minha mulher ganha mais que eu e eu só tenho pena que ela não ganhe ainda mais 😂
    Não nos sinto minimamente preocupado com o que entra ou de ondem vem, somos ambos poupados e conscientes. Eu sou mais investidor o que acaba por igual os rendimentos, mas também invisto o "dela", portanto ...

    Eu não queria estar com uma pessoa que considerasse financeiramente desiquilíbrada. Ia ser difícil. E para ser financeiramente desiquilíbrada bastava comprar tabaco ou gastar 10€ em unhas de gel e essas cenas pindericas


    No meu caso familiar, tenho de ser eu a gerir o dinheiro que a minha mulher recebe. Ela é financeiramente desequilibrada.
    Cada um tem a sua conta mas ambos dividimos as despesas.
    Decidi hoje mostrar-lhe as poupanças que tenho em diferentes bancos. Mas também para lhe dizer que a vou por como segunda titular das contas caso me aconteça algo.
    Tem que se pensar no futuro e é algo em que o namorado da pessoa que iniciou neste tópico não pensa ou não dá valor. Ainda para mais sendo companheiro.
    Eu desprezo pessoas assim.
  17.  # 40

    Colocado por: MariaCruz2020por uma questão de avaliar todas as opções. se fosse comprar a casa com ele (ele pagava 50% da prestação) e eu dando entrada e pagar todos os custos iniciais de escritura etc. haveria maneira de ter por escrito quanto dei de entrada, no caso de venda de casa juntos ou separados e que esse valor inicial está definido como meu?

    pergunto isto pois quando falámos deste assunto antes, ele disse sempre que mesmo que ele entrasse na escritura comigo que queria que ficasse por escrito e de alguma forma oficial que essa entrada é minha e não nossa. não quer de todo nada que não sente que tem direito só porque estamos juntos e algo que eu demorei uma decada a poupar sozinha e não em conjunto.


    Para efeitos de escritura penso que não é possivel mas a casa pode não ficar em partes iguais e pode acautelar esse valor na percentagem da parte da casa q fica para si. Mas é possivel elaborar um documento em que ele assume o compromisso de lhe devolver metade das custas que vai agora suportar na totalidade aquando a venda futura da casa.
    Mas em principio, sendo que é ele que quer deixar bem definido e não você, penso que não haverá problemas no futuro. Só se depois ele não honrar o que hoje diz.
    E depois ainda há a possibilidade de ao longo do pagamento do empréstimo ele suportar amortizações antecipadadas no valor que hoje você irá pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaCruz2020
 
0.0295 seg. NEW