Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Encontro-me neste momento em processo de compra de casa através de crédito habitação e deparei-me com um problema, o imóvel (apartamento) que pretendo tem arrecadação, que se encontra no mesmo prédio do imóvel, e lugar de garagem, esta já sendo no prédio da frente. O problema está, que existem 3 cadernetas prediais diferentes apesar de o dono ser o mesmo, e fui informado pelo banco (Santander) que apenas faz a avaliação do imóvel de habitação, pelo que não inclui os restantes no crédito habitação.
    Que solução pode haver, é possível haver alguma entidade bancária que faça a avaliação e o crédito incluindo a arrecadação e lugar de garagem? Poderá haver alguma outra solução que não implique ter que comprar o lugar de garagem e arrecadação a parte?

    Agradeço a vossa ajuda.
    Obrigado
  2.  # 2

    Presumo então que o registo da Conservatória também são 3 registos/ 3 fracções distintas?
  3.  # 3

    Não percebo muito do assunto no que toca aos procedimentos burocráticos, mas sim, deduzo que sim
    • Palhava
    • 16 fevereiro 2020 editado

     # 4

    Tente que o valor da garagem e da arrecadação sejam simbólicos e faça com que se coloque o maior valor no apartamento.
    Se conseguisse pagar essas 2 fracções a pronto era melhor...

    Será que o valor dos registos, escritura e impostos poderão ser a multiplicar por 3?

    Se for habitação própria permanente pode ter direito a isenção do IMT e IMI.
    • Palhava
    • 16 fevereiro 2020 editado

     # 5

  4.  # 6

    Colocado por: PalhavaTente que o valor da garagem e da arrecadação sejam simbólicos e faça com que se coloque o maior valor no apartamento.


    Tente comprar pelo valor patrimonial.
    Abaixo pode dar problemas(?).


    Por exemplo o Apartamento era 100mil, garagem 5mil e a arrecadação 2mil.
    Tente chegar a um acordo e a escritura do apartamento fica por 105 mil e os outros 2 imóveis por 1 mil cada um.
  5.  # 7

    Colocado por: PalhavaSerá que o valor dos registos, escritura e impostos poderão ser a multiplicar por 3?


    3 Fracções d
    istintas podem ser vendidas numa única escritura se forem em edifícios diferentes ou mesmo num único?
  6.  # 8

    Claro que podem. Ate podiam ser 100 prédios em partes diferentes do pais, de um mesmo proprietário para vários compradores, por exemplo.
    Não é esta a questão do forista, acho eu.


    Colocado por: Palhava

    3 Fracções d
    istintas podem ser vendidas numa única escritura se forem em edifícios diferentes ou mesmo num único?
    • Palhava
    • 16 fevereiro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: ADROatelierNão é esta a questão do forista, acho eu


    A questão não será apenas a do empréstimo para a habitação,mas também de o tentar alertar para a eventual poupança que poderá fazer na operação de compra.


    Duvido que uma escritura que abranja "100 imóveis" tenha o mesmo custo que uma escritura que abranja apenas 1 único.


    Para quem o recurso ao crédito é um problema(pois provavelmente não dispõe de capitais próprios suficientes), todos estes aspectos de impostos e encargos com a(s) escritura(s) têm suma importância.
  7.  # 10

    Claro que uma escritura para 100 imóveis não tem o mesmo custo que para um.

    Penso que não é esta a questão do forista. A questão é sobre se as três supostas fracções (?) ou prédios distintos (?) não podem ser abrangidas pelo crédito habitação único.

    Colocado por: Palhava

    A questão não será apenas a do empréstimo para a habitação,mas também de o tentar alertar para a eventual poupança que poderá fazer na operação de compra.


    Duvido que uma escritura que abranja "100 imóveis" tenha o mesmo custo que uma escritura que abranja apenas 1 único.


    Para quem o recurso ao crédito é um problema(pois provavelmente não dispõe de capitais próprios suficientes), todos estes aspectos de impostos e encargos com a(s) escritura(s) têm suma importância.
  8.  # 11

    Colocado por: ADROatelierClaro que uma escritura para 100 imóveis não tem o mesmo custo que para um.

    Penso que não é esta a questão do forista. A questão é sobre se as três supostas fracções (?) ou prédios distintos (?) não podem ser abrangidas pelo crédito habitação único.


    Essa resposta é NÃO.

    Isso é sabido.


    Agora é estudar opções de modo a não inviabilizar a compra.
  9.  # 12

    O user está em aflição para conseguir escriturar pagando os encargos...por isso vai ter de dialogar com a parte vendedora.


    Há imobiliária a mediar?
  10.  # 13

    Ou a avaliação dá para comprar tudo ou então um crédito pessoal para o resto.
  11.  # 14

    Colocado por: Palhava
    Essa resposta éNÃO.

    Isso é sabido.


    Agora é estudar opções de modo a não inviabilizar a compra.


    Eu fiz um crédito para duas frações (garagem e apartamento).
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  12.  # 15

    Exatamente. É usual na constituição da propriedade horizontal que cada uma das 3 peças referidas tenham a sua "letra"/fração, o que não invalida que formem no conjunto a funcionalidade habitacional a favor do mutuário.
    O que me causa estranheza é a posição do Santander. Eu tenho um crédito com eles nas mesmas condições do newtonc... Já é do século passado, mas não colocaram qualquer objeção.
    •  
      marco1
    • 17 fevereiro 2020 editado

     # 16

    sendo frações distintas, tem toda a logica o banco recusar o credito habitação para as 3, basta pensar que sendo distintas podem ser transacionadas em separado e dai tira-se certas ilações

    "antigamente" fazia-se estes empreendimentos, hoje em dia isso já não é possível, esses espaços ( garagens ou lugares de estacionamento e arrecadações tem de estar agregados á fração.
  13.  # 17

    Colocado por: jpfsilvaarrecadação, que se encontra no mesmo prédio do imóvel, e lugar de garagem, esta já sendo no prédio da frente.


    Em edifícios diferentes acho difícil agregar-se.
  14.  # 18

    Colocado por: marco1sendo frações distintas, tem toda a logica o banco recusar o credito habitação para as 3, basta pensar que sendo distintas podem ser transacionadas em separado e dai tira-se certas ilações

    "antigamente" fazia-se estes empreendimentos, hoje em dia isso já não é possível, esses espaços ( garagens ou lugares de estacionamento e arrecadações tem de estar agregados á fração.


    Não é bem assim, há menos de um mês fiz o crédito único para as duas frações.
  15.  # 19

    fez porque o banco aceitou e depende do credito que fez.

    imagine que eu compro uma fração de habitação com credito a habitação permanente, e por facilidade bancária junto uma outra fração independente ( garagem)
    ora passado pouco tempo vendo a garagem e tenho lucro ( porque é um artigo independente) como é que é ? perco as bonificações ? as isenções de IMI? é que para todos os efeitos estou a adquirir 2 coisas e ai o banco pode fazer-se esquisito.
  16.  # 20

    Colocado por: newtonc

    Não é bem assim, há menos de um mês fiz o crédito único para as duas frações.

    Se pudesse dizer em que banco, talvez seja útil para o user que criou o tópico e outros.
 
0.0201 seg. NEW