Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Ana_DadoAté porque estaria a gastar gás desnecessariamente a aquecer a água para depois arrefecê-la na torneira.

    Ana, mas não pense que tem outra forma de o fazer. Pergunte a qualquer vendedor/instalador sério ou representante das termostáticas e eles lhe dirão.
    A torneira faz exatamente a dosagem automática de quente e fria. Para isso tem de receber quente a temperatura superior àquela que lhe está a ser pedida. De outro modo não faz sentido a sua existencia sequer.
    Numa comparação grosseira a termostática está para o chuveiro e o fluxo de água, como o cruise control dos automóveis está para o acelerador e fluxo de combustível para o motor.
    Se você tiver a água fria de rede a chegar ao termostato a 20 e pedir 35 no manípulo, tem de ter uma temperatura de água quente a chegar acima dos 35, para o mecanismo temperar as duas. Se a quente chegar abaixo dos 35 que você pede, o mecanismo simplesmente fecha toda a fria e abre a quente à temperatura que estiver. Acho que isto não tem mistério.
    Pode haver forma de atenuar variações ajustando o esquentador, não acredito é que uma termostática seja menos exigente em termos de consumo do que uma misturadora manual. Ela impõe-se pelo conforto e não pela poupança. Penso que isto nunca esteve em causa.
    Concordam com este comentário: master_chief
  2.  # 62

    Colocado por: manelvcKduvidas, basta regular o esquentador.

    Manuelvc, quando fala em regular o esquentador está a referir-se ao fluxo de água ou à temperatura?
    Eu não estou perto dos esquentadores. Sei que eles estão regulados para º60 temperatura essa que dá para alterar, mas no restante funcionamento são totalmente automáticos. Tenho ideia que em tempos, quando procurei uma solução, não encontramos qualquer manípulo ou válvula que desse para interferir no fluxo de água, mas vou verificar novamente (embora já tenha o problema resolvido:))
  3.  # 63

    Colocado por: Kduvidas
    Manuelvc, quando fala em regular o esquentador está a referir-se ao fluxo de água ou à temperatura?
    Eu não estou perto dos esquentadores. Sei que eles estão regulados para º60 temperatura essa que dá para alterar, mas no restante funcionamento são totalmente automáticos. Tenho ideia que em tempos, quando procurei uma solução, não encontramos qualquer manípulo ou válvula que desse para interferir no fluxo de água, mas vou verificar novamente (embora já tenha o problema resolvido:))


    Alguma razão para aquecer agua a 60º para a arrefecer quando for usada?
  4.  # 64

    Colocado por: Kduvidas
    Manuelvc, quando fala em regular o esquentador está a referir-se ao fluxo de água ou à temperatura?
    Eu não estou perto dos esquentadores. Sei que eles estão regulados para º60 temperatura essa que dá para alterar, mas no restante funcionamento são totalmente automáticos. Tenho ideia que em tempos, quando procurei uma solução, não encontramos qualquer manípulo ou válvula que desse para interferir no fluxo de água, mas vou verificar novamente (embora já tenha o problema resolvido:))


    Do que entendi das anteriores explicações , a questão está mesmo na temperatura excessiva a que tem os seus esquentadores , a torneira deve fechar quase todo o fluxo de água quente e injeta água fria para que fique a uma temperatura regulada, e talvez por isso o sistema não funcionasse. Julgo que estando regulado a uns 45 graus será o ideal para os 38/40 a que se pretende na saída da torneira.
    Pelo menos foi isto que entendi de todas as explicações.
  5.  # 65

    Eu vejo a termostatica como uma vantagem apenas se mantiver a temperatura estável durante todo o banho , uma misturadora normal não o faz. Porque em termos de escolher a temperatura “ideal” já é possível fazer com esquentadores mais actuais.
  6.  # 66

    Colocado por: master_chief

    Alguma razão para aquecer agua a 60º para a arrefecer quando for usada?


    Aquecer a casa eheh
  7.  # 67

    Colocado por: Ana_DadoEu vou arriscar na termostática (até porque o chuveiro que gosto não existe com misturadora normal ahahahaha) , e depois logo se vê, se apanhar banho de água fria vou tomar banho à vossa casa! :D :D

    Rjmpires, por curiosidade, eu também uso gás de garrafa, porque troca de tipo de gás?


    Colocado por: RicardoPorto

    E está sempre a mudar a configuração do esquentador e os redutores ?

    Não se justifica andar sempre a mudar, a não ser que tenha temperaturas negativas para não usar butano o ano todo.


    No inverno não consigo aproveitar a garrafa de butano por completo devido às temperaturas que se fazem sentir de madrugada/manhã, e é a altura em que se toma banho cá em casa, portanto opto por trocar o redutor e a botija, não dá muito trabalho e tiro mais aproveitamento assim.
    O esquentador que tenho não preciso de lhe fazer nada para queimar butano ou propano.
  8.  # 68

    Realmente, agora puseram-me a pensar.
    Em princípio a explicação para os 60graus tem a vêr com a distância de tubagem entre o esquentador e os WC que varia entre os 10 e os 20 metros. O que provoca um tempo de espera pela água quente, independentemente de a torneira ser ou não termostática.

    E como o termo acumulador que resolveu o problema aquece a 65graus e deixou as termostáticas a funcionar na perfeição (apesar de haver na mesma aquele compasso de espera), nem sequer me passou pela cabeça essa explicação e possibilidade.
    Mas nada como testar. Com os bypass que instalei, consigo repor o circuito a "beber" do esquentador. Vou experimentar a vêr o que dá.
    Obrigado pelas dicas
  9.  # 69

    Colocado por: Kduvidas
    Manuelvc, quando fala em regular o esquentador está a referir-se ao fluxo de água ou à temperatura?
    Eu não estou perto dos esquentadores. Sei que eles estão regulados para º60 temperatura essa que dá para alterar, mas no restante funcionamento são totalmente automáticos. Tenho ideia que em tempos, quando procurei uma solução, não encontramos qualquer manípulo ou válvula que desse para interferir no fluxo de água, mas vou verificar novamente (embora já tenha o problema resolvido:))

    Não acredito que haja necessidade de estar a pedir 60°C no esquentador, só se quiser enviar água também para o resto do bairro 😛
    Nunca mexi num esquentador que não tivesse 2 reguladores, gás e água, talvez o seu seja diferente.
  10.  # 70

    Colocado por: KduvidasRealmente, agora puseram-me a pensar.
    Em princípio a explicação para os 60graus tem a vêr com a distância de tubagem entre o esquentador e os WC que varia entre os 10 e os 20 metros. O que provoca um tempo de espera pela água quente, independentemente de a torneira ser ou não termostática.

    E como o termo acumulador que resolveu o problema aquece a 65graus e deixou as termostáticas a funcionar na perfeição (apesar de haver na mesma aquele compasso de espera), nem sequer me passou pela cabeça essa explicação e possibilidade.
    Mas nada como testar. Com os bypass que instalei, consigo repor o circuito a "beber" do esquentador. Vou experimentar a vêr o que dá.
    Obrigado pelas dicas

    O desperdício de água é "normal" quando não se tem tubagem de retorno, porque enquanto o esquentador não atinge a temperatura e a tubagem não estiver cheia de água quente não há milagres, agora aquecer em demasia a água também não é solução, pois está a gastar muita energia que acaba por desperdiçar.
    •  
      larkhe
    • 27 fevereiro 2020 editado

     # 71

    Colocado por: rjmpires
    Não acredito que haja necessidade de estar a pedir 60°C no esquentador, só se quiser enviar água também para o resto do bairro 😛
    Nunca mexi num esquentador que não tivesse 2 reguladores, gás e água, talvez o seu seja diferente.


    Mas existem, normalmente são para dar apoio aos sistemas solares, não tem controlo do gas só da agua , e fazem modulaçao automatica de gas de maneira a manter a temperatura de saida da agua constante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  11.  # 72

    Colocado por: rjmpires



    No inverno não consigo aproveitar a garrafa de butano por completo devido às temperaturas que se fazem sentir de madrugada/manhã, e é a altura em que se toma banho cá em casa, portanto opto por trocar o redutor e a botija, não dá muito trabalho e tiro mais aproveitamento assim.
    O esquentador que tenho não preciso de lhe fazer nada para queimar butano ou propano.


    E porque não usar propano o ano todo?
  12.  # 73

    Porque o butano tem maior poder calorífico
  13.  # 74

    Colocado por: Anonimo06082021

    Não será ao contrário?

    Têm razão é ao contrário. Estava a falar em poder calorífico da garrafa e não do gás, erro meu!
    A questão prende-se no kwh/m3 que sai mais barato no butano (na botija)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
 
0.0249 seg. NEW