Iniciar sessão ou registar-se
    • VP17
    • 18 fevereiro 2020

     # 1

    Boa tarde, tenho uma dúvida que não encontro resposta adequada.
    Estou a construir uma moradia e apesar de a mesma contemplar um recuperador de calor no interior da habitação, quero deixar tubagem preparada para de futuro (se houver essa necessidade ou por comodismo) colocar na casa das máquinas uma caldeira (a lenha ou pellets). Encostada à parede encontra-se a saída para a chaminé (trabalha pelo lado de fora da parede, ou seja a chaminé encontra-se fora da fachada). Vou deixar um tubo de 200 com inclinação para essa chaminé (informaram-me que tem de ter mais de 45º de inclinação). A minha dúvida é a que altura deixo a saída na casa das máquinas pois pelo que tenho visto há máquinas com saída horizontal mais próxima do chão, outras com saída a 1m etc, ou seja não é uma medida padrão. Alguém tem alguma sugestão?
    • SrR
    • 18 fevereiro 2020

     # 2

    Deixe mais alto , da pra tudo, agora 200mm para caldeira a pellets é muito, e mesmo para uma caldeira a lenha se for de chama invertida parece muito, se possível equacione ja um tipo de maquina
    • VP17
    • 18 fevereiro 2020

     # 3

    Colocado por: SrRDeixe mais alto , da pra tudo, agora 200mm para caldeira a pellets é muito, e mesmo para uma caldeira a lenha se for de chama invertida parece muito, se possível equacione ja um tipo de maquina


    A ideia seria se necessário reduzir para o tamanho da saída da máquina ou colocar um tubo com menos diâmetro dentro desse. Se coloco pequeno depois se for necessário maior é mais complicado.
    Se deixar a 1,30m é suficiente? Quanto mais baixo deixar menos inclinação/ângulo tem em relação à saída da chaminé ("mais vertical"), daí a minha dúvida.
    • SrR
    • 18 fevereiro 2020

     # 4

    E qual a máquina que no maximo gasta 200mm?
    • SrR
    • 18 fevereiro 2020

     # 5

    1,3 depende da maquina que levar , por exemplo maquinas a lenha a saida grande parte delas e por cima logo 1,30mt pode ser pouco , nas máquinas a pellets grande parte é mais baixa a saida, mas não conheço maq para uso doméstico com saída de 200mm
  1.  # 6

    Deixe a fazer travessia da parede a 45 graus, a 2 M altura.
    Tem muitas caldeiras a lenha de 1,4m Altura com saída por cima...
 
0.0125 seg. NEW