Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a remodelar uma cozinha onde terá um fogão a gás e a caldeira ficará no exterior da casa (ou seja não tem esquentador dentro da cozinha).
    A válvula de segurança do gás terá que ficar a que distância do fogão?

    Obrigada
  2.  # 2

    Boa tarde,
    Qual delas?
    Tem que ter uma válvula de corte antes de cada um dos aparelhos a gás, uma imediatamente após o contador e se a distância justificar uma antes da entrada da tubagem na moradia (pelo menos).
  3.  # 3

    Tem de contratar um tecnico de gas devidamente credenciado para lhe fazer a instalação e passar o termo de responsabilidade.
    Não invente...
  4.  # 4

    Sim, o técnico colocou a valvula de segurança na parede por cima do movel à direita de onde vai ficar o fogão a gás. No entanto eu não queria que a torneira ficasse no entremoveis pois vai levar pedra natural.
    A legislação diz que esta válvula tem que estar acessivel e a 1m-1.40m do chão. Não menciona que deve ficar quase por cima da placa de gas do fogão, entre o movel superior e inferior.
  5.  # 5

    Helder121, tem que ter uma válvula de corte antes de cada aparelho a gás, onde encontro essa legislação?
  6.  # 6

    Veja o manual da edp gás
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoVeja o manual da edp gás



    Ja o fiz. Apenas apresenta a informacao do 1m-1.40m de distancia do chao.
  8.  # 8

    Boas, Segue em anexo o pormenor construtivo, a distância máxima entre o fogão e a respetiva válvula são 80 cm e esta tem que ficar acessível e à vista. Não pode estar imediatamente acima do fogão pois ficaria escondida se o fogão tivesse tampa de abrir e na eventualidade de este ter alguma fuga, ter a válvula acima do aparelho é sempre um risco.
    Volto a lembrar que a instalação terá de ser sempre feita por técnico certificado para a empresa de gás lhe facultar o abastecimento.
    Com o gás não se deve inventar. Chame alguém que perceba.
      11.jpg
  9.  # 9

    Isso está mal....
    a mangueira é que só pode ter maximo de 80cm. a distancia entre o bocal do cobre e a valvula não me parece que tenha limites.
  10.  # 10

    Colocado por: helder121Boas, Segue em anexo o pormenor construtivo, a distância máxima entre o fogão e a respetiva válvula são 80 cm e esta tem que ficar acessível e à vista. Não pode estar imediatamente acima do fogão pois ficaria escondida se o fogão tivesse tampa de abrir e na eventualidade de este ter alguma fuga, ter a válvula acima do aparelho é sempre um risco.
    Volto a lembrar que a instalação terá de ser sempre feita por técnico certificado para a empresa de gás lhe facultar o abastecimento.
    Com o gás não se deve inventar. Chame alguém que perceba.
      11.jpg



    Existe um tecnico de gas mas parece-me que esta a fazer a forma mais facil. Eu quero a torneira um pouco mais afastada do fogao, mas acessivel, e ele diz que nao pode ser. Na verdade nao encontro nada sobre estes limites.


    Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: helder121Boas, Segue em anexo o pormenor construtivo, a distância máxima entre o fogão e a respetiva válvula são 80 cm e esta tem que ficar acessível e à vista. Não pode estar imediatamente acima do fogão pois ficaria escondida se o fogão tivesse tampa de abrir e na eventualidade de este ter alguma fuga, ter a válvula acima do aparelho é sempre um risco.
    Volto a lembrar que a instalação terá de ser sempre feita por técnico certificado para a empresa de gás lhe facultar o abastecimento.
    Com o gás não se deve inventar. Chame alguém que perceba.
      11.jpg


    Ha alguma legislacao onde possa ver estes limites?

    Obrigado
  12.  # 12

    pode pois o esquema é um esquema tipo da legislação. pode perfeitamente ter a valvula junto à porta... da cozinha, se assim quiser.
    Desde que esteja em altura entre os tais 1.00 a 1.40m.... Senão como se fazia nas cozinhas industriais ... onde temos o colector com a valvula e valvulas parciais para os equipamentos de gás... muitas vezes, estão mais de 3 m do aparelhos, pois é habitual ter cozinhas com equipamentos em ilha.
  13.  # 13

    A legeislação.. é esta
    https://galpgasnaturaldistribuicao.pt/Legislacao

    Mas faltam as NP...
    Tem de perguntar a um projectista de rede de gás e não a um instalador.
  14.  # 14

  15.  # 15

    No interior dos fogos a valvula até poderia esta junto da porta de entrada ;).. ler ponto 2.
    Artigo 28.º

    Instalações de gás no interior dos fogos

    1 - As tubagens a jusante do contador não devem atravessar locais privados, à excepção dos do fogo que abastecem.

    2 - No interior do fogo pode ser instalado um dispositivo de corte, imediatamente a seguir à entrada da tubagem.

    3 - As tubagens fixas devem conduzir o gás até a uma distância igual ou inferior a 0,8 m do local destinado à montagem do aparelho a gás.

    4 - As tubagens fixas devem possuir um dispositivo de corte, denominado de corte do aparelho, do tipo de um quarto de volta, tão próximo quanto possível das respectivas extremidades.

    5 - Os dispositivos de corte dos aparelhos devem ficar situados a uma altura entre 1 m e 1,4 m acima do nível do pavimento em local com acessibilidade do grau 1.
  16.  # 16

    Pedro alínea 3 e 4 .

    Exceção quando são fogões em Ilhas mas a lira só tem 80cm na mesma.
  17.  # 17

    Pedro,
    O ponto 2 refere-se a um corte geral e não ao corte individual de aparelhos.
    Cada aparelho tem que ter uma válvula individual, próxima do aparelho que condiciona.
  18.  # 18

    Não é isso que diz o Art. 28, o geral é lá fora, aqui é já dentro do fogo. e depois no ponto 3, fala que a tubagem deve conduzir o gas até a uma distancia igual ou inferior a 80cm do local destinado à montagem do gas... eu sei ler português... Esse valvula individual pode perfeitamente ser enquadrado no ponto 2, não diz que é corte geral ou individual. Quando se lê a legislação, não se pode autocondicionar com preconceitos..

    O ponto 4, o tanto quanto possivel é aquele que se queira, pelo que não querendo a valvula ali em frente na bancadas, pode perfeitamente ser noutro local. por exemplo noutra parede qq desde que cumpra depois o ponto 5.
  19.  # 19

    .. lá porque todo fazem assim e utilizam o memsmo desenho tipo que arranjaram no curso de projectista de gás, não quer dizer que esteja correcto... ou que se tenha de realizar exactamente assim. È verdade que o técnico que for certificar a instalação pode questionar/ colocar me causa.. mas terá razão objectiva para reprovar.. não tem.
  20.  # 20

    Entao e como liga o fogão com a lira?
    Compra uma lira de 5 metros?
 
0.0212 seg. NEW