Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quem concorda?
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  2.  # 2

    eu levo 6000€ pelos projectos de execução. mas dependerá da cabana.
  3.  # 3

    O que entende por cabana?


    Projetos?
    20k até sobeja...mas esse valor é mesmo só para ficar no papel.
    A não ser que seja no interior do país nas serras,ainda há "cabanas" com terra a preços interessantes.
    Já nem precisa de fazer projectos é só remodelar e fruir.
  4.  # 4

    Faço bons projectos para cabanas e habitações por menos de 20.000,00 euros, aprovados nas entidades. :)
    De que cabana falamos?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    😂, também me posso juntar ao grupinho?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  6.  # 6

    Não tenham duvidas, um projeto de uma cabana, dá muito mais trabalho que o licenciamento de uma moradia !!
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  7.  # 7

    Pergunta para o grupinho, estamos a falar do projecto + especialidades + mapa de quantidades e projecto de execução? Ou, por exemplo, o Pedro falou que leva 6k, se for incluir esse mapa de quantidades e projectos de execução, por exemplo apenas, podemos chegar em que valor para uma moradia nova?
    Direcionei ao Pedro mas é uma pergunta aberta, quem se sentir a vontade para falar valores, nada vinculativo não, só curiosidade mesmo!
  8.  # 8

    Se for o Siza Vieira não dá...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    uma cabana.. do meu ponto de vista, não precisa de especialidades... è tudo com a arqutiectura e bom senso.. mas depende da cabana. terá 20m2, 10m2, feita com o quê?.. etc..


    Colocado por: dryfusPergunta para o grupinho, estamos a falar do projecto + especialidades + mapa de quantidades e projecto de execução? Ou, por exemplo, o Pedro falou que leva 6k, se for incluir esse mapa de quantidades e projectos de execução, por exemplo apenas, podemos chegar em que valor para uma moradia nova?

    Acho que não devemos sair do tema desta discussão.

    Já existem discussões no forum sobre o que procura saber ;)
    Concordam com este comentário: dryfus
  10.  # 10

    Verdade.
    Colocado por: Pedro BarradasNão tenham duvidas, um projeto de uma cabana, dá muito mais trabalho que o licenciamento de uma moradia !!
    Concordam com este comentário:ADROatelier
  11.  # 11

    Um dos maiores projetistas de estruturas português disse que o projeto mais caro que fez foi o mais mal pago da sua carreira!
  12.  # 12

    Colocado por: PalhavaSe for o Siza Vieira não dá...

    Bingo!

    "As instruções dizem que tem de haver concursos, pois as câmaras só podem pagar até 20 mil euros por ajuste direto, mas isso não dá para projetar uma cabana”

    https://observador.pt/2020/02/19/alvaro-siza-a-arquitetura-em-portugal-esta-em-agonia/

    O Siza, como qualquer artista que se preze, queria carta branca.
  13.  # 13

    coitadinho.... do Siza.
  14.  # 14

    Colocado por: PoisÉO Siza, como qualquer artista que se preze, queria carta branca.

    Julgo que qualquer arquiteto que tenha participado em concursos para obras públicas se identifica perfeitamente com o que o Siza refere.
    •  
      RRoxx
    • 20 fevereiro 2020

     # 15

    O Siza Vieira esquece-se é da metade da missa.

    O mercado está inundado de "arquitectos" que nada percebem de obras. Fazem uns riscos nos papeis.. mas soluções e pormenorização está quieto. Não por culpa deles, o mercado, regra geral, não paga mais, e há muitos... mas mesmo muitos.

    aqueles jovens artistas que estão na faculdade e pensam "vou ser arquitecto" e depois a realidade atira-os para um gabinete com 30 iguais a eles a trabalhar a recibos verdes (se tiverem sorte) e lá se vão grande parte das aspirações. Como ganham pouco vão a procura de melhor.

    Depois abrem o seu gabinetezinho com um amigo ou outro e fazem-se à vida... mas a vida é tramada e são pressionados a fazer coisas para as quais não tem conhecimentos... mas como são arquitectos que vieram do gabinete xyz os D.O. (particulares sem fiscalização principalmente) comem tudo confiam neles.

    Depois é o que se vê. Mapas de quantidade onde faltam metade das coisas. Soluções mal amanhadas. Empreiteiros a arder por falta de decisão. E pior: clientes mal servidos.

    O problema disto é que os arquitectos que sabem da poda escasseiam, e não se vê grande renovação. e andamos todos a assobiar para o lado.

    Ou secalhar sou eu que tenho tido azar...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fredcunha, RicardoPorto
    • Palhava
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 16

    Colocado por: PoisÉ
    Bingo!


    https://observador.pt/2020/02/19/alvaro-siza-a-arquitetura-em-portugal-esta-em-agonia/

    O Siza, como qualquer artista que se preze, queria carta branca.


    Juro que atirei essa ao ar sem saber da notícia!


    Até podia ter dito o Taveira,o Souto Moura,o Troufa Real ou o Aires Mateus...

    Afinal foi em torno disso que a discussão
    começou!!!


    Tenho de ir fazer o Rodomilhões...
  15.  # 17

    E não é só o preço em si.
    Muitos concursos ficam desertos porque não é possível construir pelo valor pretendido. Só aldrabando.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • leonorb
    • 20 fevereiro 2020 editado

     # 18

    Mas em aqrquitectura, é só a qualidade que se paga ou também o nome que se tem e, por certo, merecidamente?

    Quem quer/precisa de poupar prescinde do nome; e com menos nome há excelentes aqruitectos, ou não?

    Numa obra pública querer "um Siza" e não gastar os €€€, não estou a ver. Ele tem toda a razão no que diz, mas se quer trabalhar para o Público tem de ir a jogo com as regras que há, boas ou más. E se o quiserem já sabem que têm de pagar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 19

    Não há omelete sem ovos, quer dizer quando não há € tenta-se fazer uma omelete ...sem ovos e há quem goste e se sinta bem com isso, pois pelo meio conseguiu um bom preço para o vinho que vai acompanhar a omelete a tal sem ovos.
  17.  # 20

    Verdade, mas quer nos ovos quer no vinho há o "nome", marketing... que se paga. Ou se quer simplesmnete qualidade ou ser quer a também a marca
 
0.0200 seg. NEW