Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos.
    Antes de mais obrigado pelo tempo que eventualmente dispensarão comigo.

    Sem mais: a família cresceu e preciso de uma casa nova. Do ponto de vista económico até vivemos de forma bastante desafogada pelo que pensamos que comprar uma moradia (nova ou usada) seria simples. Não é. E tanto não é que desistimos do projecto de comprar e decidimos construir. Mas isto é uma área totalmente nova para nós e todas as informações que temos recolhido são, no mínimo, conflituosas. Muitas dúvidas portanto mas estas duas são as mais prementes:

    1 - será possível adquirir 2 terrenos adjacentes e construir uma única habitação lá no meio? Na Câmara Municipal disseram-me "nim", um arquitecto disse-me que sim, um outro disse que duvidava. Existe uma regra geral ou é algo que pode ter uma resposta caso a caso?

    2 - o que é melhor? Contratar uma empresa que trata de todos os passos da construção desde o projecto, licenças e construção propriamente dita ou separar arquitectura e construção? Mais uma vez, já ouvi opiniões para os dois lados (provavelmente porque perguntei às pessoas erradas).

    Mais uma vez obrigado pelas sugestões. É complicado tomar decisões com este tipo de implicações quando nem sequer as pessoas que nos deveriam dar uma resposta assertiva são capazes de o fazer.
  2.  # 2

    1 Sim é. É um processo de emparcelamento.

    2 Tem por aqui excelentes exemplos de relatos de quem caiu na asneira de deixar todo o processo nas mãos de apenas uma entidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogand
  3.  # 3

    1. Sim. "Une" os dois terrenos.
    Tenha em mente que pode haver soluções mais fáceis. Depende dos objectivos finais.

    2. Não aconselhado.


    Considere que quando começar a receber respostas dúbias de vários lados, é porque provavelmente está a sair fora do que é corrente, o que geralmente encarece o processo.
    Consulte um técnico que o ajude a escolher um terreno que vá de encontro ás suas necessidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogand
  4.  # 4

    Por experiência própria, sim é possível ter dois terrenos e construir.

    O meu caso foi mesmo assim. Tinha dois artigos e estou a construí nas duas partes.
    Existe alguma burocracia a tratar, mas nada de muito especial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogand
  5.  # 5

    Colocado por: ADROatelierTenha em mente que pode haver soluções mais fáceis. Depende dos objectivos finais.


    Que tipo de soluções? Eu pretendo fazer uma casa térrea embora não esteja de todo colocado de parte a soluçao de 2 pisos. Posso sempre continuar à caça de algum terreno que cumpra com os requisitos (srá que o são) em termos de área.
  6.  # 6

    Boa tarde,

    Para se construir uma moradia, o terreno tem de estar obrigatoriamente no nosso nome quando se pede financiamento bancário?

    Obrigada
 
0.0113 seg. NEW