Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde;

    Desde já agradeço a ajuda que possam dar.

    Estou no fim de um processo de legalização e alteração para uni-familiar e pediram-me o CE. Até aqui tudo bem, hoje o responsável pelo CE disse-me que necessita da Caderneta Predial actualizada.

    Como foi hoje(sábado) não pensei muito no assunto na hora mas entretanto lembrei-me que a Caderneta Predial não estará ainda actualizada e deverá ter informação antiga.

    Informei-me no nosso amigo g..gle e percebi que para proceder a alteração da Caderneta Predial necessito da licença de habitabilidade emitida pela camara e telas finais(que já tenho, cópias pelo menos). E aqui reside a minha duvida;

    Estando eu a tratar ainda do processo de legalização ainda não tenho licença de habitabilidade e falta o CE para a ter, para ter o CE necessito da Caderneta Predial actualizada e para a ter necessito da licença de habitabilidade que falta por causa do CE!!!!

    Peço ajuda aos entendidos, é mesmo assim como eu percebi?
    Como posso resolver isto?

    Desde já obrigado.
  2.  # 2

    Entregue lhe a que tem.

    Ele apenas precisa do artigo matricial, morada e número inscrição na conservatória..

    Melhor até é entregar a certidão permanente e nem precisa da caderneta predial
  3.  # 3

    ...
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoEntregue lhe a que tem.

    Ele apenas precisa do artigo matricial, morada e número inscrição na conservatória..

    Melhor até é entregar a certidão permanente e nem precisa da caderneta predial


    Boa tarde;

    Na que tenho indica duas habitações e na realidade porque já fiz obras só existe uma que resultou da união duas. Ele disse-me que neste caso teria que fazer dois certificados( Mais caro) mas que poderia ter problemas com isso.

    Não sei a que problemas se poderia referir, mas ter um certificado entregue na camara com duas habitações e todo o processo indicar uma apenas tem tudo para dar problemas, ou não?

    O responsável pelo CE disse-me que necessita de introduzir os dados num site do governo, como me pediu a caderneta presumi que realmente necessitasse da mesma. Estive a verificar entretanto e os documentos necessários para emissão do CE indicam a caderneta!!!

    Não estou mesmo a vontade com estes assuntos, pelo que agradeço a vossa ajuda.
  5.  # 5

    Eu acho que quem você contratou não percebe da poda...

    "Num edifício multifamiliar em que, no momento da visita, o Perito Qualificado (PQ)
    verificou que foram unidas duas frações, qual o procedimento a tomar?

    No caso em que a união é definitiva, e apenas nessa situação, se não existir uma separação entre as duas frações
    que garanta uma utilização autónoma, nem um conjunto de divisões em cada uma delas que garantam essa
    autonomia (por exemplo, cozinha e/ou instalações sanitárias), o certificado a emitir pode refletir a união das
    duas frações. Neste caso, a tipologia a considerar para efeitos de taxa corresponde ao somatório das tipologias
    presentes no conjunto das duas frações conforme documentos oficiais. A incoerência entre a realidade
    construída e a documentação oficial deve ser evidenciada em “Notas e Observações” a constar no certificado."

    Já agora está a legalizar e alterar para unifamiliar.. teve projeto ?

    Tem o pré-certificado energético ?
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoEu acho que quem você contratou não percebe da poda...

    "Num edifício multifamiliar em que, no momento da visita, o Perito Qualificado (PQ)
    verificou que foram unidas duas frações, qual o procedimento a tomar?

    No caso em que a união é definitiva, e apenas nessa situação, se não existir uma separação entre as duas frações
    que garanta uma utilização autónoma, nem um conjunto de divisões em cada uma delas que garantam essa
    autonomia (por exemplo, cozinha e/ou instalações sanitárias), o certificado a emitir pode refletir a união das
    duas frações. Neste caso, a tipologia a considerar para efeitos de taxa corresponde ao somatório das tipologias
    presentes no conjunto das duas frações conforme documentos oficiais. A incoerência entre a realidade
    construída e a documentação oficial deve ser evidenciada em “Notas e Observações” a constar no certificado."

    Já agora está a legalizar e alterar para unifamiliar.. teve projeto ?

    Tem o pré-certificado energético ?


    Boa tarde;

    Sim, fez-se levantamento topográfico, plantas, gás,esgotos, electricidade, Ited etc...Falta o Certificado (penso eu).

    Alterou-se de dois "números" para um.

    Pré-Certificado não tenho e não me lembro de a CM ter pedido.

    Dada a sua resposta anterior, se assim for, mesmo com uma Caderneta Predial desactualizada será possível emitir o CE tendo em conta a realidade actual?
  7.  # 7

    claro.

    Se a soma das duas frações for um T3+T3 e agora tiver só um T3 pagará como se fosse um T6

    Valores de taxas a pagar à ADENE + IVA:
    Edifícios de habitação:

    - Tipologias T0 e T1: €28,00
    - Tipologias T2 e T3: €40,50
    - Tipologias T4 e T5: €55,00
    - Tipologias T6 ou superior: €65,00
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sardinha
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoclaro.

    Se a soma das duas frações for um T3+T3 e agora tiver só um T3 pagará como se fosse um T6

    Valores de taxas a pagar à ADENE + IVA:
    Edifícios de habitação:

    - Tipologias T0 e T1: €28,00
    - Tipologias T2 e T3: €40,50
    - Tipologias T4 e T5: €55,00
    - Tipologias T6 ou superior: €65,00
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sardinha


    Na realidade diminuiu para T3 (casas antigas).

    Só mais uma duvida>> onde diz>>"A incoerência entre a realidade
    construída e a documentação oficial deve ser evidenciada em “Notas e Observações” a constar no certificado."

    Penso que neste caso o técnico passa o certificado com uma anotação em que a construção diverge da Caderneta Predial. Presumo não trazer problemas para a camara dado que a discrepância não é com as plantas, estou correcto?

    Aproveito desde já para agradecer o apoio que tem dado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
  9.  # 9

    Ninguém olha para isso.. só verifica se tem ou não CE nos elementos.

    Aliás a "incoerência" é o que a camâra quer ver, para saber que existe o que está a querer legalizar e não algo diferente.

    Mas o perito que contratou terá que saber disso, o que coloquei acima faz parte das perguntas e respostas da ADENE.

    Se pretender vender a casa depois de ter tudo OK da camara, terá que solicitar alteração do CE que tem um prazo que não sei responder, julgo serem 30 dias, senão terá que fazer outro quando tiver a papelada toda OK para poder vender com tudo legal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sardinha
  10.  # 10

    Muito obrigado.

    A casa é para comprar, é a casa de família. Depois é fazer obras mais profundas e mudar-me.

    RicardoPorto (é)/(és) o maior, não sei como agradecer. Muito obrigado, poupou-me dinheiro e tempo que está no limite.
  11.  # 11

    De nada.
 
0.0191 seg. NEW