Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Adquiri recentemente um T2 de 1980. O imóvel sofreu uma pequena remodelação e pelo que percebi já tem fio terra e respetivas tomadas na cozinha, mas faltam as outras divisões.

    O imóvel tem cerca de 75m2.

    Na última visita anual da EDP "Funciona", este disse que a cablagem estava em estado razoável e que os fios não eram dos mais finos (??). Portanto penso que seria só mesmo passar o fio terra e mudar as tomadas dos quartos, corredor e casa-de-banho.
    (também pretendo mudar alguns elementos do quadro elétrico mas para isso criei outro tópico)

    Poderiam dar-me alguma ideia de valores/sugestões etc?
    Muito obrigado desde já!
  2.  # 2

    No outro tópico já lhe referi a importância de ter terra em toda a casa.

    A terra provavelmente que tem é aquela que é ligada ao contador de águas quando a canalizacao é em galvanizado.

    O melhor é chamar um eletricista credenciado e pedir um orçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PCALFA35
  3.  # 3

    Muito obrigado, irei fazer isso.
  4.  # 4

    Colocado por: Costa53A terra provavelmente que tem é aquela que é ligada ao contador de águas quando a canalizacao é em galvanizado


    Em 1980 isso já não era permitido.
  5.  # 5

    Pois não, mas também tive um apartamento de 92 e tinha algumas tomadas sem terra e mesmo a própria tomada sem polo de terra.

    Em relação ao assundo do tópico, é substituir as tomadas sem polo de terra caso existam, e passar um condutor de terra para as que faltam. O ideal e pelo regulamento devia utilizar condutor de 2,5mm2. Mas no caso de não ser possível a passagem utilize condutor de 1,5mm2. Será melhor do que não ter nada e para o efeito da perfeitamente.

    Seria importante também realizar um ensaio de verificação da impedância da malha de defeito nas tomadas.


    Colocado por: ClioII

    Em 1980 isso já não era permitido.
  6.  # 6

    Colocado por: BigmousePois não, mas também tive um apartamento de 92 e tinha algumas tomadas sem terra e mesmo a própria tomada sem polo de terra.


    Estamos a falar de coisas diferentes.

    Ligar o fio terra à canalização de água em ferro galvanizado já não era permitido em 1980.

    Ter circuitos de tomadas com e sem terra (normalmente descritos como "aquecimento" e "iluminação") ainda era prática nos anos 90 e permitido pelo regulamento.
    • Nelhas
    • 26 fevereiro 2020 editado

     # 7

    Bom Dia,

    Estamos a falar de um apartamento com 40 anos.
    Necessita de substituir a instalação eléctrica ( cablagem existente), assim como ligadores de forma a verificar as correntes ligações e eliminar ligadores de aperto antigos.
    Não faz sentido ir passar fio terra somente.
    Se vai fazer passar esse, passa os outros, substituindo os atuais e usando-os como guia, caso vá manter a tubagem existente.
    É um processo simples para um técnico com experiência.
  7.  # 8

    Qual a necessidade de trocar os fios todos? O cobre está lá, acha que o PVC está demasiado envelhecido?
    Concordam com este comentário: SS1128
  8.  # 9

    Colocado por: ClioII
    1. Qual a necessidade de trocar os fios todos? O cobre está lá, acha que o PVC está demasiado envelhecido?


    A instalação eléctrica dos anos 80 foi dimensionada e pensada para uma realidade que já não existe.
    Assim como o material utilizado.
    Devem ser eliminados os ligadores de aperto manual e a cablagem convém ser substituída e dimensionada para o que vai ser necessário hoje.

    Se vão passar fio terra nas ligações existentes, o que custa passar cablagem nova e no mesmo processo retirar a antiga?
    Concordam com este comentário: Paramonte
    • ClioII
    • 26 fevereiro 2020 editado

     # 10

    Colocado por: Nelhas

    (1) A instalação eléctrica dos anos 80 foi dimensionada e pensada para uma realidade que já não existe.

    (2) Assim como o material utilizado.

    (3) Devem ser eliminados os ligadores de aperto manual

    (4) e a cablagem convém ser substituída e dimensionada para o que vai ser necessário hoje.

    (5) Se vão passar fio terra nas ligações existentes, o que custa passar cablagem nova e no mesmo processo retirar a antiga?



    (1) Certo, mas ninguém falou em colocar mais pontos de luz, nem de tomadas, nem ITED nem no diabo a sete... :) Estas "novidades" não se vão instalar sozinhas sem partir as paredes todas com roços. Portanto, a "realidade" é outra mas na "realidade" o dimensionamento vai ficar como está há 40 anos.

    (2) Concordo que os aparelhos poderão melhorar com a troca, pois os interruptores e tomadas podem estar envelhecidos;

    (3) Ou dar um reaperto e ficar bom por mais 10 anos. Também prefiro os conectores de mola.

    (4) Vide ponto 1

    (5) Custa dinheiro. O cobre não é de borla (cada vez menos) e, se o PVC estiver bom, porquê trocar?
  9.  # 11

    1 - Televisões, carregadores, tablet´s, aquecedores, routers, etc. Muitas vezes, tudo ligado ao mesmo tempo. Quantos mais equipamentos quer que não existiam em 1980?

    2- Têm de mudar.

    3 - Fazer alterações a uma instalação eléctrica e dar apertos ou manter isso é inventar para não gastar meia dúzia de euros.

    4 - Ponto 1

    5 - Tudo custa dinheiro. Agora as coisas ou se fazem ou não se fazem.
    Improvisar só faz com que gaste mais quanto não estiver a espera.
  10.  # 12

    Na minha opinião se o isolamento dos condutores estiver bom é não mexer.

    Se tivermos um condutor de cobre com 1,5mm2 para um disjuntor de 10A, ou de 2,5mm2 para disjuntor de 16A, podem estar os equipamentos que forem necessários ligados que não existe problema para a canalização eléctrica. Poderá é haver problema de continuidade de serviço, por falta de distribuição do numero de aparelhos por circuito eléctrico.

    Não é por ter mais ou menos anos que o cobre perde a capacidade de transporte de corrente eléctrica. Tenho exemplos de instalações que tem por exemplo cabos em serviço anteriores a 1974 e em redes média tensão, onde o estado do isolamento é muito mais importante.

    Agora se pedirem a opinião de trocar os interruptores e tomadas, nisso estou de acordo.
    • Nelhas
    • 27 fevereiro 2020 editado

     # 13

    Respeitando todas as opiniões, para mim a situação é simples e prática.

    Se vão adicionar cablagem nova ( fio Terra) em instalação existente e tubagem existente, não gastar meia duzia de trocos em cablagem nova de secção apropriada ( trocar de 1,5 que é de certeza o que existe para 2,5) não faz sentido nenhum.

    É como remodelar uma casa de banho, arrancar tudo fora e manter a canalização, ou mudar só ali uma coisa ou outra por causa de passar de banheira para poliban.

    É uma questão prática e eficiente.
    Se vão passar cablagem nova, aproveitam a cablagem velha e tiram fora introduzindo logo a nova.

    Até por aqui não vai ser possível introduzir cablagem revestida 3G de 3 condutores.

    Portanto, é meia duzia de trocos em metragem de 2 condutores que vai fazer a diferença?
  11.  # 14

    Em 1980 já vigorava o RSIUEE (desde 1974) que impunha 2.5mm2 em tomadas e 1.5mm2 em iluminação.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  12.  # 15

    Colocado por: ClioIIEm 1980 já vigorava o RSIUEE (desde 1974) que impunha 2.5mm2 em tomadas e 1.5mm2 em iluminação.


    Se têm experiência no terreno, sabe bem a diferença entre a realidade e a teoria.
  13.  # 16

    Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos / sugestões.
    Em anexo fica uma foto do quadro que tenho neste momento.
    Já percebi que o serviço não vai ficar barato mas é uma coisa que vou ter de pensar seriamente.
    Pelo menos meter o diferencial e substituir os interruptores, bem como passar o fio terra até ao resto das divisões.
    Depois num futuro próximo sim refazer todo o sistema elétrico.
    Não tenho a certeza se a terra está ligada à canalização, tenho ideia de ter falado com um vizinho e ele ter-me dito que instalaram a terra no prédio (atenção que sou leigo nestas matérias)
    Amanhã já vou confirmar.
    Obrigado mais uma vez.
  14.  # 17

    Colocado por: PCALFA35Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos / sugestões.
    Em anexo fica uma foto do quadro que tenho neste momento.
    Já percebi que o serviço não vai ficar barato mas é uma coisa que vou ter de pensar seriamente.
    Pelo menos meter o diferencial e substituir os interruptores, bem como passar o fio terra até ao resto das divisões.
    Depois num futuro próximo sim refazer todo o sistema elétrico.
    Não tenho a certeza se a terra está ligada à canalização, tenho ideia de ter falado com um vizinho e ele ter-me dito que instalaram a terra no prédio (atenção que sou leigo nestas matérias)
    Amanhã já vou confirmar.
    Obrigado mais uma vez.


    Abra o quadro elétrico e tire fotos.
  15.  # 18

    Eu comecava pelo melhoramento desse quadro e da instalação de um interruptor diferencial de 30mA
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  16.  # 19

    Colocado por: Varejotebem como passar o fio terra até ao resto das divisões.


    Pense bem
    O técnico vai utilizar tubagem existente para passar um condutor.
    E depois vai desfazer e refazer as ligações de tomadas e interruptores.

    Quanto pode , com menos trabalho, usar os velhos como guia e passar logo 3 condutores, retirando os velhos no mesmo processo.
    E desfazer e refazer as ligações.

    Preço?
    Mais uns metros de 2 condutores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PCALFA35
  17.  # 20

    Muitas vezes não é pelo preço dos condutores, mais sim da possibilidade da substituição dos mesmos.

    Em quantas instalações os tubos não ficaram vincados e a dificultarem a passagem de novos condutores.

    Como seria se ao substituírem os condutores por outros, houvesse a obstrução da canalização? iriam partir a parede?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PCALFA35
 
0.0241 seg. NEW