Iniciar sessão ou registar-se
    • Fangas
    • 29 fevereiro 2020 editado

     # 1

    Boa tarde a todos.

    Em 24 de Janeiro fez-se reunião de condomínio, em que se falou de muitos pontos sendo um deles a entrega a uma Administração externa.
    Foram 7 votos a favor e 4 contra a entrega a uma empresa externa.
    A votação da empresas a quem pedimos valores foi feita de forma electrónica, via email e tendo sido aprovada a que teve mais votos.

    Tudo bem até aqui.

    Agora à vizinhos que e passo a citar

    Há pelo menos três pessoas que não votaram electronicamente e vão votar na empresa de um dos vizinhos - que perdeu, ou numa administração interna.

    E há dois que não estavam presentes e vão votar contra uma empresa externa e querem uma interna, acho!

    É possivel fazerem isto?

    Obrigado desde já
  1.  # 2

    Marquem uma assembleia de Condóminos PRESENCIAL e façam a votação. Que confusão...
  2.  # 3

    Que salganhada. Isso resolvia-se na reunião , não depois ....
  3.  # 4

    A situação é que a empresa que ganhou já marcou a reunião agora oara Março.
    • size
    • 29 fevereiro 2020 editado

     # 5

    Colocado por: FangasBoa tarde a todos.

    Em 24 de Janeiro fez-se reunião de condomínio, em que se falou de muitos pontos sendo um deles a entrega a uma Administração externa.
    Foram 7 votos a favor e 4 contra a entrega a uma empresa externa.
    A votação da empresas a quem pedimos valores foi feita de forma electrónica, via email e tendo sido aprovada a que teve mais votos.

    Tudo bem até aqui.


    Tudo bem, nada....Tudo mal e ilegal.

    Primeiro, os votos para essa deliberação tem que ocorrer numa assembleia de condómino, convocada com essa Ordem de trabalhos. Nunca através de votos por correspondência. Isso é ilegal, nada vale.
    Depois, é necessário que estejam reunidos nessa reunião, pelo menos, a maioria dos condóminos do prédio, ou seja, a maioria dos votos e que seja votada favoravelmente por essa maioria. Se forem colhidos apenas 49,99 % dos votos do prédio, tal decisão não fica aprovada.
    • Fangas
    • 29 fevereiro 2020 editado

     # 6

    Colocado por: size

    Tudo bem, nada....Tudo mal e ilegal.

    Primeiro, os votos para essa deliberação tem que ocorrer numa assembleia de condómino, convocada com essa Ordem de trabalhos. Nunca através de votos por correspondência. Isso é ilegal, nada vale.
    Depois, é necessário que estejam reunidos nessa reunião, pelo menos, a maioria dos condóminos do prédio, ou seja, a maioria dos votos e que seja votada favoravelmente por essa maioria. Se forem colhidos apenas 49,99 % dos votos do prédio, tal decisão não fica aprovada.


    Se formos pela ilegalidade...o prédio existe há 20 anos sem seguro de condomínio.
    A maioria votou a favor da administração externa em reunião de assembleia presencial.
    E as propostas já existiam, foram é enviadas pr mail depois para analise por todos
    • size
    • 29 fevereiro 2020

     # 7

    Colocado por: Fangas

    Se formos pela ilegalidade...o prédio existe há 20 anos sem seguro de condomínio.


    E isso, alguma vez pode justificar continuar com ilegalidades ?

    A maioria votou a favor da administração externa em reunião de assembleia presencial.
    E as propostas já existiam, foram é enviadas pr mail depois para analise por todos


    Não votou nada, por esse meio de voto não é válido em nenhum lado.
    Depois, mesmo que fosse legal, dizendo que a maioria vou a favor, terá a certeza disso ?
    Esclareça então:
    - 7 votaram a favor
    - 4 votaram contra
    - 3 ou mais, não votaram
    - 2 não estiveram presentes

    Serão então 16 condóminos ?

    Se assim for, como considera a maioria ?
  4.  # 8

    É mesmo importante arranjarem uma empresa de gestão de condomínios...
    Concordam com este comentário: bettencourt
  5.  # 9

    Colocado por: size

    E isso, alguma vez pode justificar continuar com ilegalidades ?


    Não votou nada, por esse meio de voto não é válido em nenhum lado.
    Depois, mesmo que fosse legal, dizendo que a maioria vou a favor, terá a certeza disso ?
    Esclareça então:
    - 7 votaram a favor
    - 4 votaram contra
    - 3 ou mais, não votaram
    - 2 não estiveram presentes

    Serão então 16 condóminos ?

    Se assim for, como considera a maioria ?


    Olá Size.

    De 18 condominos, estavam 13 presentes.
    Desses 13, 7 votaram a favor e 4 contra e 2 absteram-se na entrega a uma empresa externa.
    Na acta está indicado que as propostas iriam ser enviadas por mail e votadas por esse modo.
    Acho que agora não têm que fazer alarido, porque quem não foi, não foi porque não quis.
  6.  # 10

    Nunca percebi quando se entrega condomínios a empresa externas em pequenos prédios ~25 fracções.

    Não são capazes de se organizar e pagar 1/3 do que pagariam a uma empresa para alguém destes 25 proprietários para ele tratar e gerir o condómino?

    É só fazer uns pagamentos mensais, algumas cobranças dos caloteiros que demoram mais tempo, arranjar alguém que faça a limpeza do prédio, pedir orçamentos para obras e fazer 1 reunião anual.

    Há gente mesmo complicada que não sabe viver em sociedade. É por isso que podendo não ter vizinhos, não pensava 2 vezes
    Concordam com este comentário: sognim, mmarinho
    • size
    • 1 março 2020

     # 11

    Colocado por: Fangas

    Olá Size.

    De 18 condominos, estavam 13 presentes.
    Desses 13, 7 votaram a favor e 4 contra e 2 absteram-se na entrega a uma empresa externa.
    Na acta está indicado que as propostas iriam ser enviadas por mail e votadas por esse modo.
    Acho que agora não têm que fazer alarido, porque quem não foi, não foi porque não quis.


    O seu primeiro post, terá contribuído para deficiente percepção.
    Pelo que diz agora, terá havido uma assembleia para decidir a entrega da gestão do condomínio a Empresa externa, com votação nessa reunião e as propostas das empresas seriam votadas por email.

    1ª parte : De grosso modo, a decisão não foi aprovada em termos legais. Tendo o prédio 18 frações, era necessário que votassem a favor, pelo menos 9 condóminos. Só votaram 7, não obteve a maioria.
    Nota: Contudo, para maior rigor, torna-se necessário apurar o numero de votos que cada condómino possui, mediante a sua permilagem.

    2ª - Parte
    . - Essa escolha das propostas das empresas (orçamentos) tem que ser apreciadas, discutidas e aprovadas em assembleia de condóminos. O expediente que fizeram (escolha por email) vale zero e pode provocar sérios problemas no condomínio., entre condóminos.

    Colocado por: Fangas
    Acho que agora não têm que fazer alarido, porque quem não foi, não foi porque não quis.


    Redondamente equivocado.
    Pelo facto dos condóminos não comparecerem, impossibilitando o apuramento de uma maioria de votos, a assembleia nada pode decidir . Haveria que convocar uma 2ª assembleia.

    Presume-se que a nível de condóminos ninguém está preparado com o mínimo de conhecimentos para gerir o condomínio de forma legal.
    • Fangas
    • 1 março 2020 editado

     # 12

    Olá Size. Agradeço a resposta.

    De facto não fui explicito no 1o post e desde já as minhas desculpas.

    O que aconteceu é que se fez a reunião anual do condomínio, com uma das ordens de trabalho a ser discutida foi a administração externa;
    A maioria foi obtida pela permilagem dos que estavam presentes na reunião, que dita a maioria do quórum.

    O problema é que ao longo de 20 anos nunca ninguém fez nada: seguro condomínio é um desses casos, que é grave. Estou aqui há 1 ano e se soubesse dessa situação nem compraria a casa.

    Depois o que tem sido feito é nada:
    não mudam lâmpadas,
    Sei de situações que pelo facto de não haver seguro quando é preciso obras às vezes já terem dado do proprio bolso, porque tb não há fundo de reserva (mesmo havendo podiasse ter que pôr dinheiro a mais),como já aconteceu num outro prédio onde vivi pois não havia reserva suficiente, mas no momento existe problemas no telhado e vai ter de se fazer obras com dinheiro de todos,
    2 vizinhos que não pagam há cerca de 3 anos e estamos assim.

    Obrigado
  7.  # 13

    Colocado por: FangasO problema é que ao longo de 20 anos nunca ninguém fez nada: seguro condomínio é um desses casos, que é grave. Estou aqui há 1 ano e se soubesse dessa situação nem compraria a casa.

    Aqui está algo que eu tenho falado em outros tópicos sobre compra de casas - olhem 1º para o prédio antes de olhar para a casa.
  8.  # 14

    Colocado por: Carvai
    Aqui está algo que eu tenho falado em outros tópicos sobre compra de casas - olhem 1º para o prédio antes de olhar para a casa.


    Certo! Mas o prédio exteriormente ainda tem bom aspecto.
  9.  # 15

    Colocado por: TicMicNunca percebi quando se entrega condomínios a empresa externas em pequenos prédios ~25 fracções.

    Não são capazes de se organizar e pagar 1/3 do que pagariam a uma empresa para alguém destes 25 proprietários para ele tratar e gerir o condómino?

    Eu prefiro pagar 5€/mês a uma empresa de gestão de condomínios, do que a gestão ser feita por mim e pelos restantes condóminos.
    Concordam com este comentário: Fangas, bettencourt
  10.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Eu prefiro pagar 5€/mês a uma empresa de gestão de condomínios, do que a gestão ser feita por mim e pelos restantes condóminos.

    E se pagasse 2€ por mês ao José aí do condomínio e ele tratasse de tudo? Não seria uma empresa mas alguém daí, com maior interesse que a empresa a que tudo estive bem a tratar, claro, a receber pelo seu trabalho.
  11.  # 17

    Colocado por: TicMic
    E se pagasse 2€ por mês ao José aí do condomínio e ele tratasse de tudo? Não seria uma empresa mas alguém daí, com maior interesse que a empresa a que tudo estive bem a tratar, claro, a receber pelo seu trabalho.


    Pode acontecer isso, mas as pessoas têm que ter disponibilidade e acima de tudo vontade de quererem fazer.

    Aqui aplica-se: não quero gastar mais 5€, quero ser eu a fazer, mas a continuar tudo na mesma.
    Se ao longo destes 20 anos nada fizeram não é agora que vão começar.
  12.  # 18

    Eu no prédio onde moro sou o administrador executivo a troco de não pagar a mensalidade de 55€. Para além de todo o trabalho normal todos os meses envio por mail a todos os condóminos um extrato das contas e o extrato mensal do banco. não custa nada é só passar uma folha excel para PDF e anexar ao mail. Já faço isso há 3 anos e como todos os condóminos pagam a tempo e horas e não tenho vizinhos ranhosos a coisa funciona. As assinaturas de acesso á conta bancária é de outros 2 condóminos, mas raramente preciso delas.
    No prédio onde tenho um apartamento alugado também funciona assim há mais de 15 anos e sem problemas de maior.
    O principal problema da administração de um condomínio é lidar com caloteiros e vizinhos ranhosos.
  13.  # 19

    Colocado por: CarvaiEu no prédio onde moro sou o administrador executivo a troco de não pagar a mensalidade de 55€. Para além de todo o trabalho normal todos os meses envio por mail a todos os condóminos um extrato das contas e o extrato mensal do banco. não custa nada é só passar uma folha excel para PDF e anexar ao mail. Já faço isso há 3 anos e como todos os condóminos pagam a tempo e horas e não tenho vizinhos ranhosos a coisa funciona. As assinaturas de acesso á conta bancária é de outros 2 condóminos, mas raramente preciso delas.
    No prédio onde tenho um apartamento alugado também funciona assim há mais de 15 anos e sem problemas de maior.
    O principal problema da administração de um condomínio é lidar com caloteiros e vizinhos ranhosos.


    Carvai,

    Mas implica ter um emprego em que.se possa também dedicar a isso.
  14.  # 20

    Colocado por: Fangas

    Carvai,

    Mas implica ter um emprego em que.se possa também dedicar a isso.

    Sim, como estou reformado tenho mais disponibilidade, mas dedico menos tempo á gestão corrente do condomínio do que a ler parvoíces aqui na net. Acabei de fechar as contas de fevereiro e enviar para todos em menos de 15 minutos. Só dedico mais tempo quando existe uma obra no prédio e faço questão de acompanhar mas não era obrigatório.
    No final do ano passado um vizinho queixou-se de agua a pingar junto do contador. Fui ver e verifiquei que quase todas as válvulas junto ao contadores em aço galvanizado estão cheias de ferrugem. Com ajuda de outro vizinho que trabalha na construção contactámos uns Moldavos que orçamentaram a troca de todas as válvulas do prédio. Enviei o orçamento a todos a explicar a situação. Ninguem reclamou e o trabalho foi feito. O que deu mais chatices foi contactar os SMAS para fechar e abrir a agua durante as obras.
 
0.0227 seg. NEW