Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho um armazém / arrecadação , com cerca de 140m2 , o qual gostaria de rentabilizar .

    Fica inserido num prédio de habitação, e o acesso faz-se pela entrada principal do referido prédio, ou seja, não tem acesso próprio.

    Apesar de ser na base do prédio, existe neste espaço um total de 5 janelas.
    Cada janela é redonda e tem uns 85 cm +/- diâmetro .
    As janelas ficam a cerca de 160cm do chão

    Uma vez que nesta zona da cidade existe bastante procura de quartos para estudantes, com este espaço de 140m2 conseguiria fazer uns 3 quartos , cada um com uma janela individual , com condições condignas.

    Teria ainda espaço de sobra para cozinha , sala , 2wc , lavandaria

    Legalmente isto seria viável ?

    Li algures que é possível, se tiver 2/3 aprovação dos condóminos

    Alguém confirma ?

    Obrigado
  2.  # 2

    Obviamente que não
    • size
    • 1 março 2020

     # 3

    Só com autorização de TODOS os condóminos- unanimidade
    Isso, não se enquadra numa inovação, sim numa alteração substancial no prédio, com obras de transformação de um armazém em habitação.
    Projectos
    Licenciamento
    Alteração do TCPH - Nova escritura
    Alteração dos registos na Matriz
    Alteração dos registos na Conservatória

    ...pelo menos.
    • LMVB
    • 1 março 2020 editado

     # 4

    Uma ideia empreendedora que fica dependente do condomínio, nem que ofereça uma garrafa de Dona Antonia no Natal a cada um dos condóminos, há sempre um ranhoso que vai colocar obstáculos. Nem que o seu espaço fosse para alugar a professoras primárias!!!!
  3.  # 5

    Tem algumas fotos do espaço?
  4.  # 6

    Colocado por: sizeSó com autorização de TODOS os condóminos- unanimidade


    Colocado por: LMVBUma ideia empreendedora que fica dependente do condomínio,

    E depois disso, tem que ter a aprovação da câmara municipal.
  5.  # 7

    Pergunta aos entendidos. Não basta transformar com os devidos projectos na camara o registo de serviços/ conércio para habitação? É mesmo necessário a autorização do condomínio?

    Tinha ideia que era um processo relativamente simples.
  6.  # 8

    Colocado por: LMGuerreiroNão basta transformar com os devidos projectos na camara o registo de serviços/ conércio para habitação? É mesmo necessário a autorização do condomínio?


    não, os projectos de licenciamento camarários não são suficientes, o condominio tem uma palavra a dizer e acho muito bem.

    quem comprou um apartamento nesse prédio, comprou sabendo que a realidade do prédio era uma coisa. Se querem alterar essa realidade então que seja com a aprovação do condominio
  7.  # 9

    comno já disseram aqui...esquece
    existe sempre o vizinho que irá colocar um obstáculo por inveja
  8.  # 10

    Colocado por: master_chiefcomno já disseram aqui...esquece
    existe sempre o vizinho que irá colocar um obstáculo por inveja

    Esquece ou não!
    também estive na mesma situação mas no meu caso loja, em que a mesma nunca era alugada há uns bons anos transformei num t1 e desde há 4 anos para ca esta alugada. vou ficar no prejuízo a pagar imi para o resto da vida e sem alugar? o cara… Nesta vida só se safa quem é esperto.
  9.  # 11

    Colocado por: Hugo_Gou não!
    também estive na mesma situação mas no meu caso loja, em que a mesma nunca era alugada há uns bons anos transformei num t1 e desde há 4 anos para ca esta alugada. vou ficar no prejuízo a pagar imi para o resto da vida e sem alugar? o cara… Nesta vida só se safa que


    E conseguiu as aprovações?
  10.  # 12

    Colocado por: ClioII

    E conseguiu as aprovações?


    Clioll pela conversa vê se logo que esta ilegal
  11.  # 13

    Colocado por: ClioII

    E conseguiu as aprovações?

    Acha mesmo? va la tentar as aprovações e você vai ver quanto tempo vai ficar a ver navios.
    no meu caso já são 48 meses a receber
  12.  # 14

    Colocado por: Hugo_GNesta vida só se safa quem é esperto.


    o problema é quando um esperto encontra outro esperto e entram em conflito.

    as leis, concordando ou discordando com elas, são feitas à milhares de anos para regularizar a vivência em sociedade.

    no caso em concreto de transforam armazens em quartos para estudantes, eu se fosse morador do prédio, ficaria algo apreensivo, porque existem estudante e estudantes, alias todos nós já passamos por essa fase e lembram-nos dos disparates que faziamos. Entrar de madrugada no prédio depois de uma noite de copos, ir para a cozinha arranjar alguma coisa para comer e ir dormir às 6 manha, ou levar uma menina para o quarto e "toda a noite" são vivencias que hoje mais adulto e com filhos menores era capaz de não gostar de partilhar no meu prédio.
  13.  # 15

    atenção que eu também queria por legal as coisas, ate porque tenho outras coisas alugadas e estão legais. Mas como não deu e cada vez mais a pagar impostos e aumentos de IMI e tudo mais uma pessoa tem de virar por onde der
    • size
    • 2 março 2020

     # 16

    Colocado por: Hugo_Gatenção que eu também queria por legal as coisas, ate porque tenho outras coisas alugadas e estão legais. Mas como não deu e cada vez mais a pagar impostos e aumentos de IMI e tudo mais uma pessoa tem de virar por onde der


    Eis um tuga, chico-esperto, que do direito faz torto. Opta por não cumprir com as regras de civismo e normas legais e toca a andar.. a ultrapassar tudo e todos.
  14.  # 17

    Colocado por: Hugo_Gatenção que eu também queria por legal as coisas, ate porque tenho outras coisas alugadas e estão legais. Mas como não deu e cada vez mais a pagar impostos e aumentos de IMI e tudo mais uma pessoa tem de virar por onde der


    então se a loja sofreu obras "ilegais" e está transformada num T1, como faz com o aluguer? ou tb não declara às finanças esse valor?
  15.  # 18

    Colocado por: pauloagsantos

    então se a loja sofreu obras "ilegais" e está transformada num T1, como faz com o aluguer? ou tb não declara às finanças esse valor?


    Deve ser um conjunto de ilegalidades, but who cares?

    Detecto pelo menos duas.
  16.  # 19

    Colocado por: size

    Eis um tuga, chico-esperto, que do direito faz torto. Opta por não cumprir com as regras de civismo e normas legais e toca a andar.. a ultrapassar tudo e todos.


    Volto a frisar que eu possuo outros bens e esses eu declaro e sempre os declarei. Esta loja em concreto que possuo não conseguia nem alugar nem vender nem com renda de 50 euros consegui alugar, para terem uma ideia. Pois é um complexo de lojas algo escondido e numa zona deserta a minha única forma de rentabilizar pois já tinha custos com ela há tantos anos foi optar por essa via.
    Agora eu pergunto um chico esperto como você não ia optar pela mesma via? claro que não ! o verdadeiro cidadão tem de descontar e pagar impostos e (taxas e taxinhas subsídios e rendimentos de inserção para os ciganitos e pobrezitos que não tem ninguém porque coitados não gostam deste ou daquele trabalho) tudo o que vier pela frente e se tiver prejuízos que se lixe o verdadeiro cidadão tem de pagar.
    Deixe se de moralismos qualquer pessoa inteligente faz isto.
  17.  # 20

    Os grandes fazem tudo.E o pequeno safa-se como pode.
 
0.0212 seg. NEW