Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      maiata
    • 9 outubro 2009 editado

     # 1

    Olá!

    Em síntese, a questão que pretendia ver esclarecida, é a seguinte:

    Posso Anexar terreno e remodelar casa existente "alargando-a" para o terreno anexado?

    Passo a explicar:
    Os meus pais quando casaram, por falta de dinheiro, compraram aos meus avós metade de um terreno que estes tinham na Maia, zona onde resido.
    E aí construíram a sua casita.
    Uns anos + tarde, juntaram um dinheirinho e compraram a outra metade do terreno.
    Sucede que se tratam de dois artigos distintos. Dois terrenos "na teoria/no papel" mas que funcionam como "um só na prática".

    Eu pretendia ficar com a casa dos meus pais, efectuar a junção dos dois artigos num só e pedir para reconstruir a casa aumentando-a.
    Isto porque, como referi, os meus pais, porque só compraram metade do terreno, construiram a casa nessa metade...mas a casa parece que fica "descentrada" uma vez que existe o terreno "ao lado" que não tem nada!

    No local que é, daria uma excelente vivenda!! o meu sonho...

    Mas, do pouco que sei, naquela zona, o PDM prevê a construção de RC+4andares...mas não sei bem como isto funciona!
    O PDM é imperativo?
    Não posso construir no terreno (2º artigo/aquela parte que foi comprada mais tarde e que não tem construção) o que eu quiser? Outra moradia? Uma geminada, por exemplo? ou então alargar a minha casa para esse terreno/2º artigo? É possível efectuar uma anexação ou junção de terrenos? É possível pedir esta autorização? A quem? Onde? Como?..............

    Será que alguém me pode ajudar??

    Sinceramente não me queria desfazer daquela casa pelo simbolismo que tem. É de família.
    Gostaria apenas de poder aproveitar melhor ambos os espaços que me são pertença!!

    Obrigada desde já a quem puder ajudar uma Maiata com muuuiiitas dúvidas,

    Sara
  1.  # 2

    á partida é possivel fazer isso tudo o que quer.
    não conhecendo os pormenores todos não lhe consigo é dizer quais os passos a dar, se bem que aconselho uma reunião informal com o técnico da camara responsável por essa zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maiata
  2.  # 3

    Marco1
    Obrigada pela pronta resposta.
    A câmara é a da Maia.
    Devo dirigir uma carta à câmara? Um e-mail? Telefono? ... a pedir uma reunião?
    E que elementos ou documentos devo apresentar?
    Não tenho qualquer projecto pois 1º preciso de saber se em termos legais posso "anexar" o terreno...e só avanço para essa fase do projecto quando tiver certeza disso.

    Obrigada Marco1 e a todos os que puderem dar os seus contributos!
  3.  # 4

    maiata

    telefone a marcar uma reunião e para essa reunião só precisa de saber localizar o local e descrever o que se propoe fazer tal como aqui fez. Se tiver a descrição do artigo tambem ajuda pois o técnico camarário poderá com mais rigor informa-lo das condicionantes do mesmo.
  4.  # 5

    Vou perguntar ao meu Pai se tem a identificação dos artigos

    Mais uma vez obrigada.

    E para a anexação, tenho de ir a um notário?
 
0.0115 seg. NEW