Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Ao fazer a instalação do contador da água reparei que tinha o tubo imediatamente ao lado rachado. O tubo está ressequido pois esteve alguns meses sem água e a tampa deixa entrar o sol.

    O técnico que cá veio deu-me um orçamente de 150euros para fazer o remendo, mas infelizmente devido ao estado do tubo o mesmo acabou por rachar mais para baixo. A solução passará por trocar o tubo completamente até ao 2º andar do edifício (talvez uma distancia de ~15 metros de tubo, dependendo de como é feita a passagem). O orçamento para a troca completa é mais de 600euros + iva.

    Queria pedir a vossa opinião, se acham caro, se devo pedir outro orçamento a outra empresa. O prédio situa-se em Coimbra.

    Obrigado
    •  
      aacc
    • 5 março 2020

     # 2

    tire fotos
  2.  # 3

    Isto era o estado do tubo antes de mexer. Ao cortar para tentar fazer o remendo acabou por rachar mais para baixo.
    A minha pergunta é se a troca da extensão completa deste tubo até ao 2º andar é cara ou se está dentro dos preços praticados. Obrigado

  3.  # 4

    Colocado por: frankpinheirdependendo de como é feita a passagem).

    Caro Frank, apenas com esta foto e parca informação não é fácil opinar. Vejamos:
    O tubo não está rachado. O tubo foi forçado e partido por quem instalou o acessório à esquerda da foto.
    Diz que o tubo está ressequido... Mas esse tipo de tubo tem dezenas de anos de longevidade e garantia se for corretamente instalado.

    O contador é interior ou exterior?
    Esse tubo, que certamente não é o que liga ao passador de corte do contador alimenta o quê?

    O que me está a fazer confusão é a sua afirmação acima?! Isto porque este tubo (PEX monocamada) é para funcionar dentro de uma tubagem de maior bitola (tubo bainha) entre pontos de ligação. Isto porque é flexível e essa particularidade de instalação faz com que a substituição seja simples e sem necessidade de abrir paredes.
    Portanto. Se a instalação estiver feita corretamente, é só puxar fora o tubo velho meter novo e refazer as ligações nas extremidades.
    Tubo novo equivalente tem um custo inferior a 0.50€ o metro. Os acessórios das extremidades se não forem reutilizáveis serão eventualmente uniões com um custo médio entre 2 a 3€. Com isto, faça as suas contas.

    No entanto, se me disser que o tubo está mal instalado e é preciso fazer coisas que não dá para imaginar. Não sei o que lhe diga.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frankpinheir
  4.  # 5

    Kduvidas, muito obrigado pela resposta.

    Sim esse tubo entra logo abaixo numa tubagem maior. O tubo deve ter sido forçado quando me vieram colocar o contador da agua (não estava presente).
    Mas o técnico que veio hoje ia tentar fazer um remendo e ao cortar o tubo ele estalou imediatamente a baixo, sendo impossível fazer remendo naquela zona pois não tem espaço porque entra na tal tubagem maior.

    Mas pelos preços que me diz, mesmo considerando deslocação e mão de obra parece-me realmente um preço exagerado.
  5.  # 6

    Esta é a caixa do lado de dentro da casa (coloquei ao lado o tubo que está partido da caixa que está no exterior), nota-se claramente diferenças no estado do tubo.

  6.  # 7

    Colocado por: frankpinheirMas pelos preços que me diz, mesmo considerando deslocação e mão de obra parece-me realmente um preço exagerado.

    Sim, perante o que me diz e partindo do princípio que o tubo baínha não tem obstruções, o valor de 150€ seria mais ajustado à substituição total. 600€ é um exagero.
    Decida o que decidir, aceite estes conselhos básicos:
    - Emendas só em caso de não ser possível substituição integral (até pelo custo irrisório do material)
    - Ao substituir procure meter tubo PEX Multicamada, pois mantendo quase a mesma flexibilidade é bastante mais resistente e gere melhor as amplitudes térmicas. O custo metro é ligeiramente superior, mas vale a pena e a metragem que diz necessitar não afeta consideravelmente o custo da obra.

    O problema é que com estas indecisões o fulano que lhe vai fazer o serviço já vai em mais do que uma deslocação e isso só faz aumentar custos:(:(
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frankpinheir
 
0.0115 seg. NEW