Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    saudações, caros utilizadores do fórum da casa.

    quero remover dois tampões de latão que encerram dois pontos de água da minha casa de banho para instalar um aparelho sanitário.

    os tampões estão enroscados há bastantes anos e encontram-se um pouco recuados relativamente ao azulejo, o que dificulta o encaixe de uma chave.
    suspeitanto por isto que seria uma tarefa um pouco difícil, decidi começar pela remoção do tampão que encerra o ponto de água quente porque não se encontra sob pressão, uma vez que o cano não tem água.

    tentei desenroscar com uma chave inglesa e com uma chave grifo (stillson), com o auxílio de WD-40.
    tentei outras formas muito manhosas.
    apenas consegui degradar o quadrado de encaixe do tampão ( já agora, aresta = 11 mm).

    tentei obter ajuda junto de lojas de venda de ferramentas, sem sucesso, e procurei soluções na internet, mas apenas encontrei boas ideias para remover tampões sanitários de PVC, que não sei se funcionariam neste caso.

    gostaria, então, que me ajudassem, na forma de instruções ou de uma boa ideia.

    junto podem ver o tampão, antes de este ter ficado um pouco moído com as minhas tentativas falhadas.

    muito obrigado.
      20180622.jpg
  2.  # 2

    Já tive de remover um e também o deixei "arredondado", solução: fiz-lhe um rasgo com um disco de corte de inox e com um bit de fendas e uma chave de roquete saquei-o fora.
  3.  # 3

    Uma vez que as arestas estão moídas a melhor chave é a de grifos, mas antes convinha com um maçarico dar-lhe um pouco de calor talvez assim lá vá.
    Mas espere que outros foristas mais entendidos apresentem soluções talvez mais viáveis, mas pessoalmente era a solução que eu tentaria.
  4.  # 4

    Para mim isso é um bujão ;)
    Concordam com este comentário: sognim, Apostador
  5.  # 5

    •  
      aacc
    • 11 março 2020

     # 6

    Aqueça com um maçarico
  6.  # 7

    Colocado por: tapedroapenas consegui degradar o quadrado

    Antes de fazer mais asneiras, poste uma nova foto do estado atual. Depois falamos.

    Já agora. Porque é que o ramal de quente, não tem água. Algum motivo especial?
  7.  # 8

    Experimente ou maçarico ou spray de gelo

    Se não tiver sorte solde uma porca
  8.  # 9

    è como acharem melhor... Isso são tudo tacos/ bujões... ou peças de tamponamento de tubagem / acessórios hidraulicos.
  9.  # 10

    Para mim taco, é utilizado na carpintaria/ marcenaria...
    Mas aceito perfeitamente que o os canalizadores/ picheleiros, não sabendo mais, associaram esta palavra à peça que "fecha" um orificio, transpondo-a para o seu "mundo".
    Para mim o correcto será bujão. Isto independente do tipo de ferramenta que permite o aperto/ desaperto do acessório.
  10.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoSe não tiver sorte solde uma porca

    Ricardo,
    A ideia não é má. Mas soldar ali só se for a eletrodo o que no galvanizado não é assim tão fácil. Duvido é que se o tapedro não teve habilidade suficiente para tirar o taco com uma chave de canos, tenha capacidade para fazer a solda.

    Uma coisa que ele deveria ter feito (se é que não fez) logo à partida, seria picar aquele azulejo 1 cm à volta do taco e desobstruí-lo convenientemente de contactos com as massas, até para ter melhor ângulo para morder com a chave. Independentemente de lhe dar uma esquentadela com o maçarico.

    De qualquer forma não deve ser urgente ou já deve ter resolvido, porque nem sequer voltou ao tema com foto ou sem ela. Oxalá.
  11.  # 12

    O que é que essas googladas dizem? Nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
  12.  # 13

    Claro... Mas isso não quer dizer que esteja denominado da maneira mais correcta tecnicamente. Tal como muitas outras coisas...

    Se calhar aqui neste termo, os brasileiros mantiveram a designação correcta, ao contrário dos portugueses...ficaram-se pelo taco.
  13.  # 14

    Eu gosto muito de um bom bujão!
  14.  # 15

    Não faço ideia... Eu uso o termo "canalizador"
  15.  # 16

    encanador ou bombeiro hidráulico
  16.  # 17

    hahah!!!!
    Quem tem o canudo é que sabe...!!! ;)

    Oh James, agora a sério, eu não escrevi se está certo ou errado, eu dei a minha opinião. e tecnicamente a designação "Bujão", parece-me a mais acertada, ou até um tampão, já que serve para efectuar o tamponamento. Agora se quem mexe no material se habituou a utilizar o termo "taco", assim seja.
    Eu continuo a ir ao "Bujão"... ;)

    James, você gosta mesmo de picardias né!? Sempre na ideia que as pessoas tem segundas intenções, "veladas".. Caramba homem, deixe-se disso!!! De indirectas..
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  17.  # 18

    James, era só uma nomenclatura, era mesmo preciso este espalhafato todo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  18.  # 19

    É como a discussão de napoleão/mil-folhas. Todas estão certos e todos estão errados, depende por onde olha.

    O Pedro disse o termo que usava, e explicou porquê, você correu a ir ao Google buscar justificações, e a pedir explicações.

    Sinceramente são discussões sem sentido, que acabou por alimentar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 20

 
0.0209 seg. NEW