Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 21 Março 2020 editado

# 1

Como o topico indica tenho algumas dúvidas de quando se deve procurar arquiteto, vou assinar o CPCV e marcar escritura para um terreno assim que possível e nao sei se deva ja comecar a procurar arquiteto ou só depois de ja ter a escritura feita?

Tenho tambem lido por ca que se deve deixar o arquiteto trabalhar mas nao sera melhor apresentar lhe um rabisco deste género* para que ele nao ande a dar voltas em vão?
      604F43FC-10FE-4E83-AA4A-86FDFC0175F9.jpeg
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

2.  # 2

Por mim, é irrelevante, vou andar às voltas na mesma.

Não se fixem em ideias preconcebidas...
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: JoelM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 3

Deviam procurar antes de comprar o que quer que seja!!
  4. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

5.  # 4

Pode começar a contactar arquitetos e engenheiros para ter contacto com o trabalho deles e perceber se lhe agradam ou não. Também pode pedir orçamentos para ter noção de preços e serviços que oferecem (não peça mais do que 3 orçamentos, que devem ser suficientes para comparar).

Quando assinar a escritura e tiver tudo confirmado para avançar então contrate os técnicos que mais lhe agradaram. Eles depois vão questiona-lo sobre que informação precisam para elaborar os projetos. Tenha cuidado é de não lhe imporem um projeto de "gaveta".
  6.  # 5

Colocado por: DR1982Como o topico indica tenho algumas dúvidas de quando se deve procurar arquiteto, vou assinar o CPCV e marcar escritura para um terreno assim que possível e nao sei se deva ja comecar a procurar arquiteto ou só depois de ja ter a escritura feita?

Tenho tambem lido por ca que se deve deixar o arquiteto trabalhar mas nao sera melhor apresentar lhe um rabisco deste género* para que ele nao ande a dar voltas em vão?
      604F43FC-10FE-4E83-AA4A-86FDFC0175F9.jpeg
    mais util que um rabisco é um programa escrito das tuas necessidades.

... e desejos
  7.  # 6

Pois acho que estou um bocado fixo a um “boneco” sim, por isso perguntei se nao seria melhor mostrar logo um rabisco do que pretendo!
    Ate porque tenho alguns pontos em que nao queria ceder...
  8.  # 7

o problema é o boneco

o ideal seria conseguir transmitir o que quer sem essa formalização ( o boneco)

ou seja o que é o boneco? é algo que decorre de um conhecimento bem alicerçado? é decorrente de coisas que vimos e gostamos?

portanto na maioria dos casos ( friso na maioria) é sempre contraproducente.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • DR1982
    • 21 Março 2020 editado

# 8

No fundo este boneco é resultante de varias coisas, é muito semelhante à planta do nosso apartamento * que gostamos bastante com algumas alterações daquilo que sentimos falta atualmente e algumas coisas que gostamos de ver.... como é o caso da cozinha com armarios altos atrás e ilha em frente por exemplo!!
  9.  # 9

A minha opinião é a seguinte:
    Se já tem uma ideia do que se quer, então deve ser contactado antes de comprar o terreno para poder verificar se é viável a implementação.
    Se não sabe bem o que quer e vai deixar o arquiteto trabalhar à vontadinha, então tanto faz antes ou depois.
  10.  # 10

Colocado por: DR1982No fundo este boneco é resultante de varias coisas, é muito semelhante à planta do nosso apartamento * que gostamos bastante com algumas alterações daquilo que sentimos falta atualmente e algumas coisas que gostamos de ver.... como é o caso da cozinha com armarios altos atrás e ilha em frente por exemplo!!
    essa é uma informação útil para o arquitecto. no entanto não se deve prender a um boneco. pois aquilo que vc gosta no apartamento pode ser conseguido de outras formas.

saber do que gosta e porquê é um bom começo para uma conversa com o arquitecto.
  11.  # 11

Colocado por: antonylemosessa é uma informação útil para o arquitecto. no entanto não se deve prender a um boneco. pois aquilo que vc gosta no apartamento pode ser conseguido de outras formas.

saber do que gosta e porquê é um bom começo para uma conversa com o arquitecto.
    Sim vou tentar nao me prender a um boneco, mas por exemplo em relação à configuração de sala de estar/sala de jantar e cozinha nao sei se consigo gostar de outra forma! Tudo seguido por exemplo nao gosto! Devo dar essa informação logo na primeira reunião certo?
  12.  # 12

Colocado por: DR1982mas por exemplo em relação à configuração de sala de estar/sala de jantar e cozinha nao sei se consigo gostar de outra forma!
    tudo bem, ninguem diz o contrário. lá está.. vão ter conversas interessantes.

desejo-te muita sorte.

Colocado por: DR1982Devo dar essa informação logo na primeira reunião certo?
    correto. numa vez escolhido o técnico é mãos ao trabalho

faz uma lista de coisas.. um programa. volumetria, peças, tambem faz uma lista de coisas que gosta de fazer.. o que faz quando acorda, quais os seus habitos diários.. gosta de luz de manha?, ...coisas que possam ser importantes para que o/a arquitecto possa adaptar a casa ao seu estilo de vida. isto é como um fato feito num alfaiate. não é uma peça de roupa da zara.

nao se prenda muito de inicio e deixe fluir. leve o arqo/a ao seu apartamento e explique porque gosta do que gosta. é muito melhor que um desenho.
    Concordam com este comentário: DR1982
  13.  # 13

O que nos faz gostar do apartamento é mesmo a excelente luz natural, que queremos manter na nova casa e a divisão entre a zona social e zona dos
    Quartos!
    Depois ha as exigências da esposa closet e lavandaria!
    E as minhas mesquenhices, a lista de pontos a ter em atenção será longa, vou começar a ver portfolios para ver quais me agradam e peço meia duzia de orçamentos afim de decidir!
    Obrigado pelas dicas, ja agora tem algum sitio onde possa ver alguns prpjetos seus?
  14.  # 14

se quiser entrar em contacto tem no meu perfil.

eu ate tinha uma pagina, mas deixei de a atualizar
  15.  # 15

deve contactar gabinete de projetos / equipa técnica, antes de comprar o terreno.
    qual a zona do país?
  16. Ícone informação Anunciar aqui?

17.  # 16

Colocado por: fernandoFerreiradeve contactar gabinete de projetos / equipa técnica, antes de comprar o terreno.
    qual a zona do país?
    O terreno ja comprei, pelo menos de boca, vamos
    Assim que possivel tratar do CPCV e escritura!
    Zona Norte, Baiao
  18.  # 17

Uma das tarefas fundamentais do projecto de arquitectura é a definição do programa. Logo, o projecto de arquitectura deverá iniciar o mais cedo possível.
    Concordam com este comentário: CMartin
  19.  # 18

Bom dia,
    Se pretender poderemos reunir de forma a transmitir de forma mais detalhada as suas intenções para o projeto.
    Obrigado.

smgarquitecto.com | geral@smgarquitecto.com
    Instagram: https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/ |
    Facebook: https://www.facebook.com/smgarquitectos/
  20.  # 19

Finalmente decidiu avançar, boa sorte! :)

Eu é que não queria ser o seu empreiteiro, com tanto o que "aprendeu" aqui no fórum você vai querer levar tudo ao pormenor!

Por acaso conheço um empreiteiro aí dessa zona, conhece Tresouras?
  21.  # 20

Caso já tenha ideias muito sólidas sobre o pretendido, talvez fosse bom contratar o quanto antes, para que a selecção do terreno possa ser feita em função das mesmas.

Caso a localização, ambiente, envolvencia, etc seja o primordial, o projecto e a casa adaptar-se-ão às condições.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">