Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    reconheço que sou leigo, mas para que serve o isolamento nas fundações?
    Concordam com este comentário: NTORION
  2.  # 22

    Colocado por: antonylemosnormalmente é quem trata da arquitectura, visto que é um problema de arquitectura e não engenharia.

    não concordo
    deve ser em equipa
    a maior parte dos projetos que me chegam aqui para fazer especialidades, trazem pormenores de Treta...
    alguns deles daqueles que se usavam em 1900 e troco o passo...
    nem pilares nem vigas isolam... nem sequer cumprem regulamentos
    Concordam com este comentário: Bigmouse
  3.  # 23

    Colocado por: JoaopaulojpObrigado Março e obrigado Antony.
    Não sou nenhum engenheiro por isso fiz essas questões.
    Tenho 0 experiência nestas coisas.
    E assustei me com os erros no pormenor construtivo.
    Não pode ser assim, paguei pra ter aquilo feito com deve ser.
    Fico muito triste...
    Vou com os questões que vocês apontaram para pedir uma solução melhor.
    Não percebi o problema na “laje "terrea" fora a dentro ?


    neste momento o que deve fazer é pedir uma reuniao com o autor da arquitectura e o engenheiro da termica e da estrutura e analizar com eles os pontos que já foram aqui apresentados.

    - isolamento termico no muro enterrado - não precisa porque o interior nao é habitação.
    - melhorar a questão da impermeabilização das fundações
    - tanta altura de brita, porquê?
    - verificar se não seria de melhorar o piso terreo e meter isolamento termico
    - resolver a questão da ponte termica na pedra de peitoril - veja as soleiras termicas que poderá ser uma solução
    - a caixilharia para mim devia "trabalhar mais dentro" dando mais caixa de ar entre o estore e os vidros
    - a Caixa de estore precisa de mais isolamento termico do lado de dentro - e não precisa daquele tijolo do lado de fora
    - o Tecto falso devia levar isolamento em lã mineral, incluindo na zona da sanca para os cortinados, de forma a reduzir a ponte termica. tudo bem que tem tecto falso também por fora, mas ficava melhor.
    - o murete/platibanda devia ser em betão e não em tijolo
    - o rufo está mal desenhado. deve levar pingadeiras afastadas do ETICS. como está vai ter escorrencias.
    - deve levar pingadeira também na transição entre platibanda e Tecto exterior
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaopaulojp
    •  
      RRoxx
    • 26 março 2020

     # 24

    Ninguem vai mencionar as "telas aplicadas em duas direcções"?

    só por curiosidade, que é que os projectistas aqui do forum recomendam e porquê?
  4.  # 25

    Colocado por: pauloagsantosreconheço que sou leigo, mas para que serve o isolamento nas fundações?
    Concordam com este comentário:NTORION


    foi o que tb reparei...

    de qq forma nenhum empreiteiro vai executar aqueles pormenores como estão... a não ser que pague e muito.
  5.  # 26

    Colocado por: fernandoFerreira

    neste momento o que deve fazer é pedir uma reuniao com o autor da arquitectura e o engenheiro da termica e da estrutura e analizar com eles os pontos que já foram aqui apresentados.

    - isolamento termico no muro enterrado - não precisa porque o interior nao é habitação.
    - melhorar a questão da impermeabilização das fundações
    - tanta altura de brita, porquê?
    - verificar se não seria de melhorar o piso terreo e meter isolamento termico
    - resolver a questão da ponte termica na pedra de peitoril - veja as soleiras termicas que poderá ser uma solução
    - a caixilharia para mim devia "trabalhar mais dentro" dando mais caixa de ar entre o estore e os vidros
    - a Caixa de estore precisa de mais isolamento termico do lado de dentro - e não precisa daquele tijolo do lado de fora
    - o Tecto falso devia levar isolamento em lã mineral, incluindo na zona da sanca para os cortinados, de forma a reduzir a ponte termica. tudo bem que tem tecto falso também por fora, mas ficava melhor.
    - o murete/platibanda devia ser em betão e não em tijolo
    - o rufo está mal desenhado. deve levar pingadeiras afastadas do ETICS. como está vai ter escorrencias.
    - deve levar pingadeira também na transição entre platibanda e Tecto exterior
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joaopaulojp

    Olá Fernando, obrigado.
    Vou levar isto tudo para falar com ele, para resolvermos esses pontos.
    Não leva lá mineral no teto falso porque vai levar isolamento 10mm na cobertura invertida tipo XPS. Boa solução?
  6.  # 27

    Colocado por: fernandoFerreira

    neste momento o que deve fazer é pedir uma reuniao com o autor da arquitectura e o engenheiro da termica e da estrutura e analizar com eles os pontos que já foram aqui apresentados.

    - isolamento termico no muro enterrado - não precisa porque o interior nao é habitação.
    - melhorar a questão da impermeabilização das fundações
    - tanta altura de brita, porquê?
    - verificar se não seria de melhorar o piso terreo e meter isolamento termico
    - resolver a questão da ponte termica na pedra de peitoril - veja as soleiras termicas que poderá ser uma solução
    - a caixilharia para mim devia "trabalhar mais dentro" dando mais caixa de ar entre o estore e os vidros
    - a Caixa de estore precisa de mais isolamento termico do lado de dentro - e não precisa daquele tijolo do lado de fora
    - o Tecto falso devia levar isolamento em lã mineral, incluindo na zona da sanca para os cortinados, de forma a reduzir a ponte termica. tudo bem que tem tecto falso também por fora, mas ficava melhor.
    - o murete/platibanda devia ser em betão e não em tijolo
    - o rufo está mal desenhado. deve levar pingadeiras afastadas do ETICS. como está vai ter escorrencias.
    - deve levar pingadeira também na transição entre platibanda e Tecto exterior
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joaopaulojp

    Estás são os pontos todos? Que preciso mencionar com o meu arquitecto e engenheiro.
  7.  # 28

    Colocado por: JoaopaulojpEstás são os pontos todos? Que preciso mencionar com o meu arquitecto e engenheiro.


    Esses pontos todos, já são motivo para uma vergonhaça!!! Motivo para eles olharem para o desenho e rectificarem tudo o mais que descobrirem. Mas se calhar ainda lhe dizem. Ha pois, mas é que este pormenor é um pormenor simplificado para o licenciamento, serve perfeitamente...como não pagou projecto de execução, também não vem lá mais especificações ( aí até terão razão)...
    Concordam com este comentário: antonylemos, Joaopaulojp
  8.  # 29

    Colocado por: fernandoFerreira
    brincadeira, né??
    nao. diga uma coisa.. vc quando vai a um dentista tratar de AVC e descobrir que foi mal servido não opta por de seguida ir a um médico?
  9.  # 30

    Colocado por: fernandoFerreiradevem ser os dois, a trabalhar em conjunto até encontrarem a melhor solução.
    normalmente o arquitecto em conjunto com o eng.º da termica e da estabilidade
    o que acontece normalmente, e eu considero errado, é que os DO optam por tratar desses assuntos em fases separadas... devia ser como vc diz, mas a maioria dos DO têm pressa pra entrar com rapidez do licenciamento na CM... a pressa.. estraga tudo

    Colocado por: fernandoFerreiraa maior parte dos projetos que me chegam aqui para fazer especialidades, trazem pormenores de Treta...
    eu concordo consigo, aliás eu fui treinado a trabalhar dessa forma, foi um pouco estranho quando começei a trabalhar em portugal por isso mesmo... mas e explicar isso aos DO? quanto têm pressa pra entrar com os documentos na CM? eles querem logo pedir orçamentos mal têm a arquitectura mais ou menso alinhavada...!!
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 31

    Na boa verdade, o pormenor... sendo uma situação corrente, como é o caso, facilmente qualquer arquitecto com o mínimo de experiência faz aquilo de modo a compatibilizar o que houver a compatibilizar em termos de, estrutura, térmica, acústica, impermeabilização e drenagem de aguas... Não lhe vejo qq dificuldade em particular.
  11.  # 32

    Colocado por: JoaopaulojpNão leva lá mineral no teto falso porque vai levar isolamento 10mm na cobertura invertida tipo XPS. Boa solução?
    não.. como diz o fernando, fale com o engº da térmica sobre isso.. 10mm de isolamento, a não ser que seja aerogel (vc está disposto a pagar isso?) não serve rigorosamente de nada..
  12.  # 33

    Colocado por: JoaopaulojpEstás são os pontos todos? Que preciso mencionar com o meu arquitecto e engenheiro
    vc só mostrou este pormenor.. se houvesse mais dados de certeza que encontravamos mais uns ovos da páscoa
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  13.  # 34

    Colocado por: Pedro Barradaspormenor simplificado para o licenciamento

    Eu até acho, que as Câmaras dão pouca importância a estes pormenores. Daí o facto de muitos técnicos não lhe darem o devido valor, induzindo em erro quem não está atento.A maior parte das vezes, como se verifica aqui no fórum, esses pseudo pormenores não servem para nada apenas para cumprir um item do processo de licenciamento.
  14.  # 35

    Colocado por: CMLS265Eu até acho, que as Câmaras dão pouca importância a estes pormenores.

    Não dão nenhuma, nem tem de dar...
  15.  # 36

    Colocado por: antonylemosnão.. como diz o fernando, fale com o engº da térmica sobre isso.. 10mm de isolamento, a não ser que seja aerogel (vc está disposto a pagar isso?) não serve rigorosamente de nada..

    ELE enganou-se
    devia querer dizer 10 cm.

    mas a lã mineral continua a fazer falta, pois reduz a ponte termica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  16.  # 37

    Colocado por: JoaopaulojpEstás são os pontos todos? Que preciso mencionar com o meu arquitecto e engenheiro.


    e mais um:
    não precisa de rebocar a laje... porque leva tecto falso
  17.  # 38

    Colocado por: CMLS265.A maior parte das vezes, como se verifica aqui no fórum, esses pseudo pormenores não servem para nada apenas para cumprir um item do processo de licenciamento.
    certo, e a maioria dos DO pensam que este pormenor é alguma especie de projecto de pormenor/execução.. nao serve para muito.
  18.  # 39

    Colocado por: fernandoFerreiranão precisa de rebocar a laje... porque leva tecto falso

    lolol ;) já tinha reparado também.
    Mas isso pouco importa, quem é que irá olhar para o pormenor do projecto...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, antonylemos
  19.  # 40

    e a espessura de barramento sobre o isolamento do ETICS!? parece ter uns 10mm ou mais...se formos por aí... etc e etc...
 
0.0247 seg. NEW