Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: RRoxx

    Não tem muito a ver, mas o principio era o mesmo, o beirado era duplo mas era recolhido em relação ao "principal" que ve na foto (se a memória não me atraiçoa). como vê tem uns 40 50 cm de massame que "contrabalançam" o beirado. Neste caso a telha tambem estava apoiada alguns centímetros obre a cimalha, dai nao estar tão amacissado.

    Ficou o de baixo, saiu o de cima.
    Muito obrigado RRoxx, o beirado superior, o empreiteiro sabe como fazer, o inferior é que tinha dúvidas. Provavelmente não ha mesmo maneira de fazer isto sem ser alguém com experiência, um artesão, e portanto sem me incrementar muito o orçamento. Lá terei de aceitar o beirado À portuguesa com cornija.
  2.  # 22

    Já agora algum modelo de cornija que alguém queira sugerir?
  3.  # 23

    Queres fazer um sub beirado.
    Mas o teu arquitecto não sabe o nome disso e como se faz?
  4.  # 24

    Colocado por: Pedro BarradasQueres fazer um sub beirado.
    Mas o teu arquitecto não sabe o nome disso e como se faz?




    Colocado por: HAL_9000Muito obrigado RRoxx, o beirado superior, o empreiteiro sabe como fazer, o inferior é que tinha dúvidas. Provavelmente não ha mesmo maneira de fazer isto sem ser alguém com experiência, um artesão, e portanto sem me incrementar muito o orçamento. Lá terei de aceitar o beirado À portuguesa com cornija.
    veja aqui.. enciclopedia da construção .. no fasciculo 11.

    nao parece ser mt dificil de conseguires
  5.  # 25

    Por acaso a enciclopédia não tem o sub beirado devidamente ilustrado. O passo do beirado terá de ser igual ao do sub beirado. Ou seja, ficar com as telhas de capa coincidentes / alinhadas com as do sub.
  6.  # 26

    Colocado por: Pedro BarradasMas o teu arquitecto não sabe o nome disso e como se faz?
    Já é saga antiga nos meus tópicos o meu "arquiteto" não saber. A culpa foi minha, mas por questões de tempo não me foi possível corrigir a questão.

    Mas sim é um sub-beirado o que pretendia fazer.
  7.  # 27

    Colocado por: antonylemosnao parece ser mt dificil de conseguires
    Obrigado, leitura muito interessante. Vou ver se convenço o empreiteiro a executar este sub-beirado pelo preço da cornija, mas sem grande esperança.
    • acj
    • 26 março 2020

     # 28

    Eu não aconselho!
    Dois vizinhos meus têm, e mesmo com passeio a volta de casa, as paredes é para esquecer, parecem que têm 30 anos, casas com 5 e 7 anos de vida.
    Outra ao pé dos meus pais, a geada, rebentou com os beirais todos.
  8.  # 29

    Acj... Ter cornija ou sub beirado não tem influência nisso que fala ;)
  9.  # 30

    Contudo continuo a ver muitas casas com este tipo de telhado e que mantêm as paredes impecáveis.Será que todos os anos as pintam? Nomeadamente a já mencionada monte do regato, que deve ter uns 7-8 anos. Existe alguma precaução que se deva ter, além dos passeios?
    •  
      RRoxx
    • 26 março 2020

     # 31

    só as usuais.. boas impermeabilizações, seguir as boas práticas da construção etc.

    ninguem pinta a casa todos os anos, se me falar em caiar, ai já e outra conversa.
  10.  # 32

    Hal, o beirado com telha inferior, nunca o vi na região... e já corri por muitas aldeias da zona. Não creio que seja típico desta região...

    A zona mais próxima que vi com esse tipo de beirado, foi na região de Óbidos e Caldas da Rainha.

    Também é muito utilizado nas regiões do sul de França onde realmente é um marco arquitectónico, tal como o nosso beirado.

    Cornija com beirado simples ou capas enchidas é de longe muito mais bonito e típico.
  11.  # 33

    Colocado por: NostradamusHal, o beirado com telha inferior, nunca o vi na região... e já corri por muitas aldeias da zona. Não creio que seja típico desta região...
    De facto não é nada típico da região, mas a minha casa também não vai ser. Vai ser inspirada nas casa típicas alentejanas (uma vez que está rodeada de sobreiros, e carvalhos) mas pintada em terracota.

    De qualquer modo abortamos o subbeirado e ficou com cimalha. O empreiteiro teria de contratar alguém para fazer o primeiro, e até gostamos do efeito final que vai ficar com o segundo.
 
0.0159 seg. NEW