Iniciar sessão ou registar-se
    • RFR8
    • 27 março 2020

     # 1

    Bom dia , tenho acompanhado várias discussões neste fórum e admito que sendo um completo leigo em matéria de construção, tenho conseguido absorver algumas coisas aqui e ali. Chegou então o momento de partilhar convosco a planta da minha moradia para que deixem as vossas opiniões. Estamos na fase de aprovação dos projectos de especialidades . A moradia irá ser construída num terreno com uma área bastante reduzida, sendo que o formato complica ainda mais as coisas. A ideia inicial seria " encostar" a moradia ao muro onde a garagem se encontra, mas a cara vizinha, senhora dona do terreno assim não permitiu. Digam de vossa justiça.

    Ps: desculpem a qualidade dos ficheiros mas foi o que consegui fazer neste momento.
      Capturar.PNG alçados 2.PNG
      Capturar.PNG planta.PNG
  1.  # 2

    Colocado por: RFR8A ideia inicial seria " encostar" a moradia ao muro onde a garagem se encontra, mas a cara vizinha, senhora dona do terreno assim não permitiu


    a opinião da vizinha não interessa, existem leis e regras que determinam os afastamentos e tem que ser cumpridos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • RFR8
    • 27 março 2020

     # 3

    Colocado por: pauloagsantos

    a opinião da vizinha não interessa, existem leis e regras que determinam os afastamentos e tem que ser cumpridos.
    ~

    Não me expressei bem, a vizinha teria que aceitar que assim fosse, não aceitando , são 3 metros de espaçamento entre a nossa moradia e o muro do terreno dela . Sendo que a garagem não entra nessas contas , visto não ser considerado área habitável.
  2.  # 4

    Não percebo nada dessa planta de implantação. mas onde é que acaba o seu terreno? pergunto isso porque fala que deixou 3m entre casas devido à vizinha!?... mas o limite do terreno parece igualmente estar a esses 3 m? Em como ficamos?

    Isso foi o projecto de arquitectura que entregou na camara municipal?

    Para não falar que isso é fraco, mas mesmo muito fraco, os alçados são uma lástima.não tinham mais variedades de vãos para aplicar ali?
    E não dava para colar o anexo da garagem ao edifico habitacional, sai muita mais barato e se calhar resolviam isso bem melhor do que ter um corredor manhoso entre edifícios.
    Acho a coisa muito mal amanhada.

    De resto que quer que opinemos, não conhecemos as restrições urbanísticas.

    Também não compreendo o porque de grandes envidraçados para.. a via publica, quando poderia ter a cozinha com um envidraçado para a zona do pátio reservado... e aí ser a zona de estar e convívio, além da ligação a zonas técnicas de serviço ao anexo...
    O piso +1, tem um desperdício gigante em circulação que nada serve. Opa aumente a suite ate às escadas!!! ou reveja o acesso à suite. então mas vai para a outra ponta das escadas para ir para suite, quando poderia, facilmente ter uma zona de hall, junto do quarto de vestir, com acesso logo à IS privativa... só parvoíces...
    Se quer dar protagonismo ás escadas, não é assim que se faz. Olhe sobre a zona da entrada remove o tecto intermédio e faz pe-direito duplo...
    E abra a sala para a zona das escadas, senão para que serve gastar dinheiro numas escada às escadinhas... com elas ali enfiadas, ninguém vai ver, nem quando entram pela porta formal da casa...
    .. fora outras coisas. Que raio de local para meter uma dEspensa!!?

    Mal pensado. está mal pensado. Projecto feito por sapateiro. é a verdade. desculpe, mas hoje não estou meigo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • RFR8
    • 27 março 2020

     # 5

    Colocado por: Pedro BarradasNão percebo nada dessa planta de implantação. mas onde é que acaba o seu terreno? pergunto isso porque fala que deixou 3m entre casas devido à vizinha!?... mas o limite do terreno parece igualmente estar a esses 3 m? Em como ficamos?

    Isso foi o projecto de arquitectura que entregou na camara municipal?

    Para não falar que isso é fraco, mas mesmo muito fraco, os alçados são uma lástima.não tinham mais variedades de vãos para aplicar ali?
    E não dava para colar o anexo da garagem ao edifico habitacional, sai muita mais barato e se calhar resolviam isso bem melhor do que ter um corredor manhoso entre edifícios.
    Acho a coisa muito mal amanhada.

    De resto que quer que opinemos, não conhecemos as restrições urbanísticas.

    Também não compreendo o porque de grandes envidraçados para.. a via publica, quando poderia ter a cozinha com um envidraçado para a zona do pátio reservado... e aí ser a zona de estar e convívio, além da ligação a zonas técnicas de serviço ao anexo...
    O piso +1, tem um desperdício gigante em circulação que nada serve. Opa aumente a suite ate às escadas!!! ou reveja o acesso à suite. então mas vai para a outra ponta das escadas para ir para suite, quando poderia, facilmente ter uma zona de hall, junto do quarto de vestir, com acesso logo à IS privativa... só parvoíces...
    Se quer dar protagonismo ás escadas, não é assim que se faz. Olhe sobre a zona da entrada remove o tecto intermédio e faz pe-direito duplo...
    E abra a sala para a zona das escadas, senão para que serve gastar dinheiro numas escada às escadinhas... com elas ali enfiadas, ninguém vai ver, nem quando entram pela porta formal da casa...
    .. fora outras coisas. Que raio de local para meter uma dEspensa!!?

    Mal pensado. está mal pensado. Projecto feito por sapateiro. é a verdade. desculpe, mas hoje não estou meigo.


    Aceito. Algum aspecto positivo?
  3.  # 6

    Colocado por: RFR8Algum aspecto positivo?
    Se houvesse, teria mencionado... Apesar, é um facto de eu normalmente só dar enfase aos problemas.
    Por mim era fazer isso de novo, apte tem hipodese de diminuir a area de construção/ implantação, o que no seu caso seria benéfico para a carteira e para o espaço disponivel no logradouro.
  4.  # 7

    Tem mais um aspecto negativo, os desenhos técnicos, apesar de muito simplificados, tem inúmeras falhas/ incoerencias entre cortes, alçados e plantas...
    • RFR8
    • 27 março 2020

     # 8

    Colocado por: Pedro BarradasNão percebo nada dessa planta de implantação. mas onde é que acaba o seu terreno? pergunto isso porque fala que deixou 3m entre casas devido à vizinha!?... mas o limite do terreno parece igualmente estar a esses 3 m? Em como ficamos?

    Isso foi o projecto de arquitectura que entregou na camara municipal?

    Para não falar que isso é fraco, mas mesmo muito fraco, os alçados são uma lástima.não tinham mais variedades de vãos para aplicar ali?
    E não dava para colar o anexo da garagem ao edifico habitacional, sai muita mais barato e se calhar resolviam isso bem melhor do que ter um corredor manhoso entre edifícios.
    Acho a coisa muito mal amanhada.

    De resto que quer que opinemos, não conhecemos as restrições urbanísticas.

    Também não compreendo o porque de grandes envidraçados para.. a via publica, quando poderia ter a cozinha com um envidraçado para a zona do pátio reservado... e aí ser a zona de estar e convívio, além da ligação a zonas técnicas de serviço ao anexo...
    O piso +1, tem um desperdício gigante em circulação que nada serve. Opa aumente a suite ate às escadas!!! ou reveja o acesso à suite. então mas vai para a outra ponta das escadas para ir para suite, quando poderia, facilmente ter uma zona de hall, junto do quarto de vestir, com acesso logo à IS privativa... só parvoíces...
    Se quer dar protagonismo ás escadas, não é assim que se faz. Olhe sobre a zona da entrada remove o tecto intermédio e faz pe-direito duplo...
    E abra a sala para a zona das escadas, senão para que serve gastar dinheiro numas escada às escadinhas... com elas ali enfiadas, ninguém vai ver, nem quando entram pela porta formal da casa...
    .. fora outras coisas. Que raio de local para meter uma dEspensa!!?

    Mal pensado. está mal pensado. Projecto feito por sapateiro. é a verdade. desculpe, mas hoje não estou meigo.


    E esclarecendo já agora alguns pontos , muito resumidamente. A moradia tem que ter 3 metros de separação da via( muro entenda-se) , vizinho do lado, vizinho de trás, com o anexo colado a casa isso não aconteceria, logo impossível . Num terreno com esta forma, foi a solução possível.
    Em relação às questões técnicas do projecto, alçados, variedades de vãos e etc ,volto a repetir, sou leigo na matéria, não sou engenheiro, arquitecto e muito menos sapateiro, não posso fazer a defesa do mesmo.
    A direcção / orientação dos envidraçados da zona de estar lazer parece-me uma questão de gosto pessoal .Até porque nessa ordem de ideias seriam virados para a garagem(????????) .
    Em relação às escadas, ninguém teve o intuito de colocar as mesmas em destaque, são apenas e só isso, escadas.
    Posso concordar com a situação do hall superior com muito espaço desaproveitado. E já agora na sua opinião , onde deveria ser colocada a despensa? Cumprimentos
  5.  # 9

    Colocado por: RFR8foi a solução possível.


    Olá, mas imagino que nesses 3m (menos do lado da rua) pudesse construir até 1 piso, não? Não existe apenas uma solução...
  6.  # 10

    Colocado por: RFR8m relação às questões técnicas do projecto, alçados, variedades de vãos e etc ,volto a repetir, sou leigo na matéria, não sou engenheiro, arquitecto e muito menos sapateiro, não posso fazer a defesa do mesmo.

    Sapateiro é quem lhe forneceu esse projecto!!! não é você. Tem o projecto mal resolvido. Sabe quantas versões e variantes em média se faz durante um processo de elaboração de arquitectura!?, .. bastantes... é preciso investir tempo e conhecimento, cozinhar uma série de questões... até termos uma versão final.
    Tudo o que eu escrevi não invalida as regras que diz que tem de cumprir, mas que na verdade também não sabe bem.. e pelos vistos muito menos quem lhe fez isso.

    A janelas, era para trás , não era para a garagem!! a despensa, ai nesse layout não é para meter em lado nenhum. Teria de fazer um projecto novo como deve ser. que isso não é nada. Até a peninsula é uma coisa que naõ tem nexo, nem sequer funcional.

    Pergunte lá ao sr que lhe fez os bonecos, onde esta a chaminé do fogão? que tem de se elevar pelo menos 50cm acima do ponto mais alto da sua casa...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 11

    E o anexo/ garagem , com 3 aguas!!? para quê, sendo uma delas meio cortada com a caleira a dar para o vizinho!!? isso tem algum jeito!? problemas, mais caro... ainda pro cima vai ficar de enviés... um lado mais alto que o outro...

    O amigo não tem a obrigação de saber e/ou analizar questões tecnicas, mas fica já a minha ajuda.. Reitero, isso está tudo muito mauzinho. e merecia mudar imediatamente de tecnicos ( duvido que o sejam) e arranjar uma equipa competente para o ajudar a planear um investimento, que presumo, seja de um avida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFR8
  8.  # 12

    PS. Realmente hoje estou impossível.. epá. mas uma pessoa vê coisas destas...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    •  
      RRoxx
    • 27 março 2020

     # 13

    lol... que raio é isto?



    espero que o pessoal não tenha muita barriga.. sair do carro para ir para a porta deve ser uma aventura.

    Isto lido na diagonal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFR8
  9.  # 14

    Colocado por: RRoxxespero que o pessoal não tenha muita barriga..

    Até a porta da entrada da casa abre para o lado errado... cada tiro, cada melro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFR8
    • RFR8
    • 27 março 2020

     # 15

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, mas imagino que nesses 3m (menos do lado da rua) pudesse construir até 1 piso, não? Não existe apenas uma solução...


    Pelo que a engenheira nos transmitiu , nesse espaço não pode ser feita qualquer construção, seja ela de que tipo for.
    • RFR8
    • 27 março 2020

     # 16

    Colocado por: Pedro BarradasE o anexo/ garagem , com 3 aguas!!? para quê, sendo uma delas meio cortada com a caleira a dar para o vizinho!!? isso tem algum jeito!? problemas, mais caro... ainda pro cima vai ficar de enviés... um lado mais alto que o outro...

    O amigo não tem a obrigação de saber e/ou analizar questões tecnicas, mas fica já a minha ajuda.. Reitero, isso está tudo muito mauzinho. e merecia mudar imediatamente de tecnicos ( duvido que o sejam) e arranjar uma equipa competente para o ajudar a planear um investimento, que presumo, seja de um avida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RFR8


    Segundo a autora do projecto esse facto prende-se com altura que o telhado ganharia sendo só de uma água( 4metros) e a CM não o permite.
    • RFR8
    • 27 março 2020 editado

     # 17

    A porta vai abrir para o lado correto, embora no projecto esteja ao contrário sim, é um erro de simpatia.

    Colocado por: Pedro Barradas
    Até a porta da entrada da casa abre para o lado errado... cada tiro, cada melro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RFR8
    •  
      RRoxx
    • 27 março 2020

     # 18

    Colocado por: RFR8A porta vai abrir para o lado correto, embora no plano esteja ao contrário.


    Entao porque não a desenharam logo a abrir para o lado correcto?

    voce pagou por um projecto ou por um esboço?
    • RFR8
    • 27 março 2020

     # 19

    Colocado por: RRoxx

    Entao porque não a desenharam logo a abrir para o lado correcto?

    voce pagou por um projecto ou por um esboço?


    Nem uma coisa , nem outra, ainda não paguei, mas preferia se possível focar-me neste momento em retirar apontamentos/ideias/sugestões/criticas mais construtivas . Mas obrigado de qualquer das formas pelo reparo.
  10.  # 20

    Opá meta o anexo com cobertura plana....
    Só leio desculpas... I rest my case.
 
0.0231 seg. NEW