Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Antes de mais agradecemos muito toda a informação que aqui partilham no fórum.

    Eu e o meu marido recebemos um terreno de um familiar e estamos a trabalhar com uma arquiteta com quem fizemos um projeto de arquitetura já aprovado na zona de sintra. Trata-se de uma moradia de dois andares T1+sótão, com uma área de implantação de 89,90m2 e um sótão de 65,30m2 no 2º andar. A área total do terreno é de 449,55m2. Tem duas águas (telhado inclinado) e vamos ter de ter arranjos exteriores porque a CMS assim o obriga. Mas mesmo nas áreas exteriores,


    Inicialmente pensámos em fazer construção pré-fabricada, sobretudo pensando no preço e também na rapidez de construção, mas temos estado a ver empresas, a ver casas, a ler as vossas opiniões - e tendo a experiência próxima da minha irmã que construiu por esta via - cada vez estamos menos convencidos. Esta casa representa para nós um projeto de vida, e vemos como um investimento a longo prazo. Sabemos que não existem obras perfeitas, somos pessoas práticas (e por isso flexiveis em termos dos materiais), mas também não queremos meter-nos num empréstimo para pagar a casa e daí a uns tempos ter problemas com a qualidade da construção... nem estar com uma data de "fogos" por apagar dali a pouco tempo.

    Outro dado importante - eu e o meu marido temos uma empresa de marcenaria, pelo que a nossa ideia seria fazer muita coisa no que respeita a acabamentos interiores, desde portas, chão, escada (com desenho do arquiteto), móveis embutidos, etc. No fundo tudo o que nos permita poupar alguma coisa, porque estamos a começar a vida e os tempos não estão para grandes aventuras no plano financeiro.

    Estamos agora na fase de partir para os projetos de especialidades, para os quais já temos um orçamento de um gabinete de engenharia civil (o mesmo que habilitou os projetos da minha irmã), que já fez vários projetos de pré-fabricados e que ele próprio me disse que nesta casa, pelos dois andares e pela volumetria da casa aconselhava betão armado.

    Antes de avançarmos temos de decidir o método construtivo, para o qual estamos a consultar construtoras e queremos ter orçamento, ver casas e recolher o máximo informação possível. Até agora fizemos o primeiro contacto com 3 construtoras (1 pré fabricado em aço- Maialmargem, 1 pré fabricado madeira - Norge Hus e 1 empreiteiro de construção tradicional da região - Henrique Correia). Ainda só vimos casas de um ao vivo e apenas por fora, esta situação do COVID complicou um bocado estes processos, mas não estão previstas prorrogações de prazo para entrega das especialidades, pelo que temos 3 meses para as entregar.

    Muito importante: para construir vamos ter de pedir empréstimo ao banco e por isso é uma decisão séria e que não se toma de ânimo leve... O que preferíamos era ter um orçamento faseado e tentar construir a primeira fase com fundos próprios (pedindo a familia, amigos, com algumas poupanças que temos, etc.)
    Por outro lado, quanto mais pudermos adiar o processo melhor, vivemos numa casinha que é da familia do meu marido, estamos bem instalados (e conseguimos ter um filho e continuamos a conseguir morar aqui) O objetivo é adiar o processo, ganhar tempo na construção e conseguir ir juntando algum dinheiro, etc.

    Provavelmente estão a perguntar-se o porquê de termos posto o projeto talvez cedo demais... é que decidimos isto na altura em que começaram a falar nos novos PDM's em Sintra, e pusémos o projeto porque se não corríamos o risco de só conseguir construir uma casa mínima para o espaço de terreno que tínhamos...

    Posto isto, pedimo-vos ajuda:

    A construção pré-fabricada é uma opção realmente boa e mais barata? Ou é só mais barata porque os materiais não são bons?
    Alguém com uma casa pré-fabricada com 20 anos para nos contar em primeira mão?
    De que forma devemos pedir os orçamentos prévios com vista a cumprir os nossos objetivos/expectativas?
    De que forma é possível poupar na construção da nossa casa? Mesmo que optando pela tradicional
    Acham realista fazermos por exemplo todo o exterior da casa e depois irmos fazendo, por nós os acabamentos interiores? Ou pelo menos só carpintarias?
    Se tiverem alguns contactos de empresas com as quais tenham boa impressão gostávamos de saber
    Se conhecerem alguns dos construtores que falei e tiverem opinião por favor partilhem - é uma grande ajuda.
    Por fim gostávamos de saber as vossas dicas para quem se está a meter nesta aventura.


    Desculpem o testamento! Obrigada desde já a quem leu!
      91028966_224514512077442_4630870116920197120_n.jpg
  2.  # 2

    Para mim a melhor forma seria fazer um bom projeto de execução da moradia, bons detalhes construtivos e um excelente mapa de quantidades para controlar o orçamento.

    Significa gastar um pouco mais em projeto e perder um pouco mais de tempo...

    Depois pré fabricados para quê? Não percebo as vezes porquê vem com essa história. Nesse projeto que anexou o que poderá vir pré-fabricado ?

    Pré-fabricado com projeto feito à medida não é muito prático, sinceramente fico meio nervoso com a conversa do pré-fabricado.

    Deve aparecer aí mais ajudas, principalmente alguém deve se atravessar aí para mandar uma dica ou outra sobre o projeto que partilhou....
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, antonylemos
  3.  # 3

    O que é os novatos consideram "pré fabricado"?
    Nesse estudo prévio apresentado não vejo nada que indicíe pre-fabricação.
    Não tem as plantas? Com cotagens. Isso assim não dá para analisar nada.
    De qualquer das formas, essas dúvidas existenciais pode e Deve ser discutidas com o arquitecto que estiver a desenvolver o seu projecto.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MaggieVieiraCunha
  4.  # 4

    Colocado por: MaggieVieiraCunhaA construção pré-fabricada é uma opção realmente boa e mais barata?
    seria se fosse algo feito em séri... como diz o brunomrosa, numa situação de uma casa feita à medida o conceito prefabricado embora possível de fazer, vai certamente sair mais caro.

    Colocado por: Pedro BarradasNesse estudo prévio apresentado não vejo nada que indicíe pre-fabricacão
    no entanto existem muitas formas de prefabricar a casa... se for construida em CLT por exemplo teria de ser, custaria mais um pouco , mas seria mais rápido na fase de montagem...

    é apenas um exemplo. valerá a pena? é outra questão.

    Colocado por: Pedro BarradasDe qualquer das formas, essas dúvidas existenciais pode e Deve ser discutidas com o arquitecto que estiver a desenvolver o seu projecto.
    ora nem mais.. se for para ser prefab devia ter sido discutido com os técnicos em fase de projecto.. não depois de o projecto feito. parece que muita gente não sabe o que é um projecto e qual a sua verdadeira função ...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MaggieVieiraCunha
  5.  # 5

    Obrigada pelo seu comentário, Pedro Barradas. Pré fabricado para nós é por exemplo considerar estrutura em metal, ou em madeira, em que a estrutura das paredes seja em placa (painel - há quem faça com OSB, quem faça com painel sandwuich, etc.) ao invès do tradicional tijolo.

    Nós discutimos estas dúvidas com o arquitecto, mas se por um lado ele deve aconselhar, não vai decidir por nós e devemos procurar mais sobre o assunto. Por outro lado, tínhamos em ideia ir para o pré-fabricado, mas a casa da minha irmã feita há 3 anos, há cerca de 2 demonstrou problemas o que nos deixa muito reticentes face à ideia...

    Coloco em anexo as plantas.

    Muito obrigada desde já
      plantas projeto.png
  6.  # 6

    Mas o que descreve não é pré. Fabricado.
  7.  # 7

    Obrigada Bruno Rosa pela sua mensagem, realmente a ideia de um projeto de execução parece-nos um óptimo conselho. Quem deverá ser responsável por fazer este projeto ? O arquiteto? O engenheiro ? (Desculpe a questão se a pergunta for muito obvia...)
  8.  # 8

    O recorte nas escadas... Com area limitada que tem, parece me não fazer sentido.
    Boa sorte com a obra.
  9.  # 9

    Também não me parece bem enquadrada a escada.. Eu tem em não queria esse jardim exterior, recanto. Porque não faz uma construção normal de betão? Essa obra não tem nada de complicado.. Porque complicar?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    Pedro Barradas, muito obrigada pela resposta. Fiquei na dúvida , quando diz que o que descrevemos não é pré-fabricado refere-se ao projeto ou ao que escrevi ?
    Em relação á escada, o que quer dizer?
    Tem alguns tópicos já abertos no forum que nos recomende ler antes de começar?

    Depois partilharemos a experiência..
    Obrigada :)
  11.  # 11

    Riscos, muito obrigada pela mensagem.

    Em relação á escada sabe dizer-me se tem haver com o dimensionamento? Uma vez que o projeto já foi aprovado teríamos de solicitar alterações?

    Tb estamos mais inclinados para o betão e o que temos vindo a ver, e com quem falámos só nos tem vindo a confirmar isso mesmo...

    Resta-nos escolher bem o construtor e seguir o conselho de outros membros e fazer um bom projeto de execução.

    Obrigada!
  12.  # 12

    Colocado por: MaggieVieiraCunhanão é pré-fabricado refere-se ao projeto ou ao que escrevi ?

    a ambos.
  13.  # 13

    Colocado por: MaggieVieiraCunhaTb estamos mais inclinados para o betão e o que temos vindo a ver, e com quem falámos só nos tem vindo a confirmar isso mesmo...


    Nesta altura nem vale a pena inventar, Betão. Com os outros nem poupa tempo nem dinheiro.

    Só uma pergunta, uma vez que refere que o lote tem mais de 400m2, pq uma área de implantação tão pequena? escolha vossa ou do PDM?

    O projeto já está aprovado, mas pq uma varanda no sotão? Pq aquele recorte jardim (se querem poupar), qd nem tem uma casa das máquinas/despensa?

    Pela sua descrição não deve estar longe de mim.
 
0.0160 seg. NEW