Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Há cerca de três anos mudei-me para o antigo apartamento da minha avó (1º andar num edifício dos anos 50). O edifício nunca foi alvo de obras de manutenção, salvo algumas reparações ao nível do telhado e clarabóia e substituição da porta por uma horrível de alumínio. Quando me mudei realizamos algumas obras em casa visto que estava desabitada há largos anos. Tive apenas três principais problemas: bicho nalgumas zonas do chão de tacos, janelas de marquise que metiam agua da chuva e alguns furos na coluna de esgotos (que julgo ser de grés) que se encontra semi-embutida na parede da marquise da cozinha. Reparámos estes furos recorrendo a uma massa fibrosa hidrófuga que, na altura, resolveu o problema.

    Contudo, há cerca de um ano o cano começou novamente a verter alguma água e apareceu uma mancha de cor azulada na parede à volta do mesmo (suspeito que terá sido de algum produto que o vizinho deitou no esgoto). Entretanto, começou a surgir humidade em grandes quantidades no canto da casa de banho (pior) que confronta com a marquise e é precisamente a parede onde está a coluna de esgoto e no canto do quarto, que confronta com o dito canto da casa de banho. Até então apenas tinha tido humidade debaixo da janela do quarto, que atribuí ao facto de ser uma parede simples e de estar em muito mau estado do lado de fora. A verdade é que a fachada está toda ela muito mal pelo lado de fora (reboco a cair), mas já se encontrava assim há três anos.

    A humidade evoluiu rapidamente para bolores negros na parede mas nunca atingiu o tecto. O que penso estar a acontecer é: da mesma forma que o cano tem roturas para o lado da marquise e verte água em fio, deverá também estar a verter água para dentro das paredes, causando o rápido avanço dos bolores, não acredito que isto seja apenas humidade vinda da fachada. Preocupo-me também que esteja a humedecer a laje e que isso possa potenciar o aparecimento de bicho. Digo isto porque comecei a ter a roupa dos gavetões da cama a ficar cheia de humidade (compreensível porque está perto do canto afectado) mas também a roupa do roupeiro (menos compreensível porque está no canto oposto do quarto). Não compreendo muito bem a forma como se está a espalhar nem o que posso fazer.

    Em último lugar, uma questão recente que não sei se atribua a um cano roto do vizinho de cima ou se assuma que seja uma ramificação deste problema do esgoto. Como referi, nunca em todo este processo o tecto foi afectado. Contudo, há muito pouco tempo, e sensivelmente no espaço de uma semana, apareceu uma mancha no tecto da casa de banho e que alastrou para o tecto da marquise. Essa mancha abrangeu uma parte da parede que até então também não estava afectada e logo ficou repleta de bolores também. Assumo que grande parte deste problema seja responsabilidade do condomínio que será justamente o problema, visto que praticamente não existe, ninguém paga cotas, não há reuniões nem dinheiro...

    Qualquer sugestão ou ajuda à compreensão destas questões e como se poderão resolver será bem vinda!
      11699B81-161A-4A1D-82B0-BD5D4D427FB5.JPG
    • size
    • 29 março 2020

     # 2

    Colocado por: HUGOMOP

    Qualquer sugestão ou ajuda à compreensão destas questões e como se poderão resolver será bem vinda!


    Situação muito simples de compreender:- grave falta de conservação do prédio, da responsabilidade de todos os condóminos, que não se interessam pelo seu património.

    Sem gestão de condomínio e sem quotas para obras de conservação, como pretende que esse problema seja resolvido ?
    Tratando-se de uma conduta de esgotos, terá que que ser o conjunto de todos os condóminos a quotizarem-se e procederem a obras de conservação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  2.  # 3

    Com manilhas cerâmicas a "manutenção" não é coisa simples, porque não dá para substituir diretamente e com décadas de uso as peças dão de sí.

    A manilha deve estar deslocada em váriaz zonas, as peças com o tempo (com 70 anos de uso) vão trabalhando e infiltrações são inevitáveis.

    A melhor solução é substituir a coluna do prédio e as respetivas ligações nas casas de banho/cozinhas por PVC, de preferência até às caixas de visita.

    A solução para desenrascar, é mudar o troço por PVC mas pode não resolver toda a infiltração.

    Problema: é de dificil execução e há pouca gente habilitada, além disso vai envolver todos os condónimos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  3.  # 4

    Colocado por: brunomrosaCom manilhas cerâmicas a "manutenção" não é coisa simples, porque não dá para substituir diretamente e com décadas de uso as peças dão de sí.

    A manilha deve estar deslocada em váriaz zonas, as peças com o tempo (com 70 anos de uso) vão trabalhando e infiltrações são inevitáveis.

    A melhor solução é substituir a coluna do prédio e as respetivas ligações nas casas de banho/cozinhas por PVC, de preferência até às caixas de visita.

    A solução para desenrascar, é mudar o troço por PVC mas pode não resolver toda a infiltração.

    Problema: é de dificil execução e há pouca gente habilitada, além disso vai envolver todos os condónimos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HUGOMOP



    Obrigado!

    Entendo que irá envolver todos os condóminos. Tenho tentado mobilizar-me porque não concordo com o estado da situação. Contudo, receio que sem nenhum valor acumulado pelo condomínio seja difícil proceder aos trabalhos necessários e que considero urgentes. Ou seja, a meu ver também não nos podemos dar ao luxo de tentar acumular o valor necessário através de cotas anuais... Mas que legitimidade juridica existe para levar a cabo as obras necessárias, obrigando os condóminos a pagar a sua cota parte? Existe algum serviço ao qual se possa recorrer, que efectue uma vistoria e dê legitimidade a quem tome iniciativa de levar a cabos os trabalhos?

    Relativamente à substituição da canalização por PVC: o que me sugere (substituir até às caixas de visita) parece-me o mais indicado. Diga-me, a substituição até às caixas implica intervencionar o pavimento das casas de banho?

    Segundo consigo compreender apenas existe uma ligação directa à coluna de esgoto, que é a que se vê nas fotos e vem directamente da zona da sanita. Contudo, tratando-se de um edifício antigo, não sei bem como são as ligações. A mim parece-me que as canalizações da cozinha descarregam para caixas sifonadas (são as de tampa circular, certo?) no pavimento que passam pelo pavimento do WC e desaguam numa caixa (?) por baixo da sanita e que por sua vez liga à coluna. As canalizações do WC seguem a mesma lógica, tirando que se encontram mais perto dessa caixa. Será essa a caixa de visita a que se refere?

    Outra coisa que não tenho a certeza é se o circuito da cozinha vem independente até essa caixa ou se liga ao do WC e depois chega tudo num cano apenas até à caixa. No WC tenho duas caixas sifonadas visiveis no chão (logo ao lado do lavatório - que suspeito que seja proveniente da cozinha visto que tem um posicionamento estranho - e entre a sanita e o sitio onde estava o bidé). Na cozinha não tenho caixas visíveis.
  4.  # 5

    Já agora, o edifício encontra-se dentro de uma área de reabilitação urbana (concelho de Sintra). Tenho estado a investigar um programa de apoio a obras de conservação dos edifícios em ARUs e zonas consideradas pelo conselho como mais degradadas. Alguém sabe se existem outros tipos de programas de apoio semelhantes?
  5.  # 6

    Se a manilha que for à caixa de visita da rua passar por debaixo do edifício, e não houver acesso será difícil a substituição integral.

    Deve ir uma manilha da IS e outra da cozinha, unem em Y numa só e segue por aí abaixo até às primeira caixa de visita. Deve ter outra ligação paralela se for um edifício de esquerda/ direito. Essas manilhas ligam a uma caixa de visita , que depois sua vez liga a outra caixa na frente do edifício e segue para a rede pública. Mais variante menos variante, será assim.

    Tem seguro? Acione o seguro mas nunca assuma perante a seguradora outra solução que não a substitui integral de toda a coluna e se possível faça que sejam eles a assumir a reparação... Eles vão pedir para solicitarem orçamentos... Depois pessoal que queira assumir esse trabalho há poucos ....

    Se arranjar alguém diga-me que procuro também um. Ando à 2 anos numa novela parecida e a solução que estou a pensar é assumir a obra por mim próprio substituindo o meu troço ( que é o último do rés do chão) e correndo o risco de levar com toda a porcaria que vem acima de mim... Enfim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  6.  # 7

    Pelo que vejo nas imagens a rotura existe na forquilha de gres.

    Esta forquilha recebe os esgotos do seu vizinho de cima da cozinha e wc, a manilha de gres vai até à sanita em gres e depois recebe o restante.

    Tem que ter uns acessorios especiais de 150 para 125 e faz o troço em pvc de 125 e só necessita substituir este troço não necessita substituir tudo a não ser que o condominio suporte os custos.

    Fale com o seu vizinho de cima caso as fotos em questão tivessem sido tiradas do seu apartamento o problema vem de cima e entre os dois suportarem estes custos.

    As seguradoras declinam este tipo de responsabilidades alegando falta de manutenção.

    Os acessorios em causaencontra em principio no Mendes e irmão, na portela de sintra, ou se não conseguir eu arranjo em Lisboa.

    Pelo que vejo o seu andar é o penúltimo portanto não tem problema no uso basta o seu vizinho enquanto decorre a obra não utilizar o wc e cozinha e esse trabalho é feito num dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
 
0.0146 seg. NEW