Iniciar sessão ou registar-se
    • jcab
    • 30 março 2020

     # 1

    Viva,

    Acabei de comprar uma casa nesta semana, para residência própria e permanente.
    Portanto terei de alterar a morada do meu cartão de cidadão.

    E para tal entrei no site https://eportugal.gov.pt/ com o leitor de cartão de cidadão.

    Deparo-me então perante a seguinte mensagem nesse site:

    "O serviço de alteração de morada do Cartão de Cidadão está temporariamente indisponível.
    O envio da carta de confirmação da alteração de morada foi suspenso a 20 de março, devido ao Estado de Emergência Nacional decretado pelo Governo."

    O prazo para fazer alteração de morada é de 15 dias.
    Como é que irei então efectuar a alteração da morada dentro deste prazo, se o serviço está actualmente indisponível?

    Claro está que não tenciono pagar multas por causa deste atraso.
    E da mesma forma não me irei deslocar pessoalmente a nenhum sítio devido à pandemia. Daí querer fazer o processo online, através do leitor de cartão.

    O que fazer? Alguém sabe ou está a deparar-se perante a mesma situação?
  1.  # 2

    Provavelmente não terá problemas com isso.
  2.  # 3

    Tanto quanto percebo todos os prazos de expiraçao validade de documentos foram adiados por 2 ou 3 meses
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DonaRute
    • jcab
    • 30 março 2020

     # 4

    Acabo de telefonar à solicitadora, onde fiz a escritura a perguntar o que posso fazer e também ela não sabe...
  3.  # 5

    Olá. Estou com um problema semelhantes, fiz a alteração, mas não cheguei a receber a carta.
  4.  # 6

    Viva,

    Estou na mesma situação. Também comprei uma casa para residência própria e permanente e não é possível modificar a morada do cartão cidadão, mesmo com o leitor de cartões.

    Ao contatar o centro de contacto cidadão por telefone do E-Portugal, fui informado que estes prazos estão todos suspensos, com base do decreto 10-A 2020.

    https://dre.pt/home/-/dre/130243053/details/maximized

    Na mesma levantei esta questão há dois dias, no E-balcão, no portal de finanças e não obtive resposta, entretanto eles não costumam a tardar em responder.

    A questão da suspensão do prazo é simples.
    Primeiro: Não se pode modificar a morada do cartão cidadão por via eletrónica, sem entrega da carta pelo CTT,
    Segundo: Presencialmente também não é possível vez que a Loja do cidadão, ao menos de cá em Braga, está encerrada.

    Cumprimentos,
  5.  # 7

    Contactei o irn por email por causa da alteração da morada (No meu caso eu já tinha feito o pedido só que não recebi a carta de confirmação e agora os serviços estão suspensos) e disseram-me que se queria trocar a morada teria que renovar o cartão cidadão online com carácter urgente e colocar a nova morada. Para mim este processo é para esquecer para além de caro, ir levantar um cartão de cidadão nesta altura não deve ser fácil.
    Continuo a não entender porque não passam um papel provisório durante o estado de emergência, porque no meu caso mudei de concelho e nem as compras posso ir.
    • Carvai
    • 13 abril 2020 editado

     # 8

    Penso que a restrição de movimentos inter concelhos acaba hoje. E pode andar com uma cópia da escritura no carro para mostrar a um Policia mais reticente.
    Já agora leia isto
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-quem-nao-tem-cartao-de-cidadao-pode-alterar-morada-fiscal-no-e-balcao
  6.  # 9

    Como ficou a vossa situação?

    Comprei casa e esta a terminar o prazo, descuidei-me e daqui a 2 dias faz os 15 dias
    • mrsp
    • 19 outubro 2020

     # 10

    Comprei em julho e tratei da alteração de morada em 2 semanas.
 
0.0143 seg. NEW