Iniciar sessão ou registar-se
    • ig8
    • 4 junho 2020

     # 21

    Colocado por: ADROatelierAinda subsistem confusões.
    O Director Técnico de Obra e o Empreiteiro são figuras distintas.

    Sim, isso ficou claro. Mas o DT tem que ser um funcionário do empreiteiro.
    E pelo que explicou o Paulo, fazendo a obra por adjudicação direta, iria "obrigar" a que cada empreitada tivesse o seu próprio DT, o que no caso de um carpinteiro, ou eletricista, ou afins, se calhar não é viável
  1.  # 22

    Colocado por: ig8Mas o DT tem que ser um funcionário do empreiteiro.

    Não necessariamente. Tem é que ter um contrato de prestação de serviços com o empreiteiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ig8
    • ig8
    • 4 junho 2020

     # 23

    Colocado por: zedasilva
    Não necessariamente. Tem é que ter um contrato de prestação de serviços com o empreiteiro

    Mas pelo que entendi, já vi que fazendo adjudicação direta isso vai ser uma complicação.
    Não acredito que o empreiteiro da estrutura se atravesse com um DT para a obra toda (ou vice versa), quando este só iria eventualmente ser responsável por fazer a estrutura.
    Ou estou completamente errado e é algo "fácil e possível"? (tu tens experiência na área saberás com certeza)
  2.  # 24

    Colocado por: ig8Mas pelo que entendi, já vi que fazendo adjudicação direta isso vai ser uma complicação.

    Vai!

    Colocado por: ig8Não acredito que o empreiteiro da estrutura se atravesse com um DT para a obra toda

    Se o fizer sem garantias está a ser irresponsavel.

    Colocado por: ig8e é algo "fácil e possível"?

    Fácil não é, mas é possível.
    O seu Diretor de fiscalização é a pessoa indicada para o orientar nesta demanda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ig8
    • ig8
    • 4 junho 2020

     # 25

    Colocado por: zedasilvaO seu Diretor de fiscalização é a pessoa indicada para o orientar nesta demanda

    Obrigado pela resposta Zé!
    Ainda não me decidi ao certo sobre quem vai ser o DF, porque na verdade ainda estou pendente de uma resposta acerca da viabilidade do terreno, para depois avançar (ou não) para o passar para meu nome e começar o projeto. De qualquer das formas já fico com a indicação.
  3.  # 26

    Senhor ig8 gostaria de colocar uma questão, você disse que o esse terreno que pretende adquirir esta definido no pdm como terreno agricola, terá que pedir licença a Câmara ou também a RAN (reserva agrícola nacional)?
    • ig8
    • 4 junho 2020 editado

     # 27

    Colocado por: DjdasaSenhor ig8 gostaria de colocar uma questão, você disse que o esse terreno que pretende adquirir esta definido no pdm como terreno agricola, terá que pedir licença a Câmara ou também a RAN (reserva agrícola nacional)?

    Está como complementar agrícola, logo depende apenas do parecer do ICNF (por causa da proteção das florestas) e por parte da câmara existe apenas 2 critérios que têm que ser cumpridos, mas que não impedem a edificação.
    O maior entrave poderá mesmo ser o ICNF com os distanciamentos que poderá eventualmente exigir, mas estou a aguardar o parecer deles de momento.

    P.S: põe o senhor de parte, que eu não gosto disso ahaha
  4.  # 28

    Eu também estou a pesquisar terrenos para construção e vi um que me interessou o problema é que está no pdm como agrícola e encontra se na ran...depois de pesquisar e fazer alguns contatos percebi que não seria nada fácil obter a licença de construção. A localização seria Barcelos
    • ig8
    • 4 junho 2020

     # 29

    Colocado por: DjdasaEu também estou a pesquisar terrenos para construção e vi um que me interessou o problema é que está no pdm como agrícola e encontra se na ran...depois de pesquisar e fazer alguns contatos percebi que não seria nada fácil obter a licença de construção. A localização seria Barcelos

    Estando em RAN tem mais uma série de factores para ultrapassar. não sei se variam de câmara para câmara, mas de histórias que ouvi aqui na minha zona, é preciso que apenas tenha esse terreno em seu nome, os ordenados têm que ser tido em conta também (para poder alegar que só tem mesmo esse terreno para construir e viver) e mais uma série de factores. Mas isso o melhor mesmo é agendar reunião com o arquitecto da câmara e tirar todas as dúvidas.
    Eu o primeiro terreno que fui ver para além de RAN era REN, e disseram-me logo que não tinha hipotese! (por ser reserva ecológica, não por ser reserva agrícola)
  5.  # 30

    Eu não sou muito entendido nestas coisas mas você disse que esse terreno que mostrou no início é terreno complementar agrícola o que isso significa mesmo?
    • ig8
    • 4 junho 2020 editado

     # 31

    O solo pode ser classificado de diversas formas, tal como mostra uma das imagens (retirada do PDM daqui da zona)
    A outra refere as as condições em que é permitida a edificabilidade em terrenos com classificação de "agricola de produção" e também "complementar agricola"
      solo.JPG
      edificacao.JPG
  6.  # 32

    Obrigado pela sua explicação.
    • ig8
    • 4 junho 2020

     # 33

    Colocado por: DjdasaObrigado pela sua explicação.

    No que poder ajudar, dispõe!
    Mas é como digo, o melhor (e não custa dinheiro, apenas tempo) é marcar reunião com o arquitecto da câmara e mostrar o terreno.
    Ele melhor que ninguém poderá dizer de sua justiça, e na pior das hipóteses dirá que é preciso um PIP.
  7.  # 34

    Parece que no municipio de Barcelos não tem a mesma classificação de solo como no seu município. Só existe terreno agricola de produção e outro de conservação.
      Screenshot_20200604-181805_Drive.jpg
    • ig8
    • 4 junho 2020

     # 35

    E no capitulo da “Edificabilidade” tem alguma tabela do género da que eu partilhei?
  8.  # 36

    Tal como tem que alterar o empreiteiro/alvará.

    Colocado por: ig8
    Sim, isso ficou claro. Mas o DT tem que ser um funcionário do empreiteiro.
    E pelo que explicou o Paulo, fazendo a obra por adjudicação direta, iria "obrigar" a que cada empreitada tivesse o seu próprio DT, o que no caso de um carpinteiro, ou eletricista, ou afins, se calhar não é viável
  9.  # 37

    Também não tem a essa tabela apenas tem as diferentes condições para edificabilidade
    • ig8
    • 5 junho 2020

     # 38

    Colocado por: ADROatelierTal como tem que alterar o empreiteiro/alvará.


    Em conversa com o meu velhote ontem (que é eletricista e está dentro da área) disse-me que poderá não ser grande problema arranjar um empreiteiro que assuma o DT (mesmo só lhe entregando a parte da estrutura e um ou outro serviço mais)
    A ver vamos se será assim tão simples quando chegar a altura.

    Obrigado pela ajuda :)
    • ig8
    • 5 junho 2020

     # 39

    Colocado por: DjdasaTambém não tem a essa tabela apenas tem as diferentes condições para edificabilidade

    é como digo, o melhor mesmo, para ficar tudo esclarecido é marcar a tal reunião na câmara.
    Eles saberão melhor que ninguém, porque depois vão ser eles que vão dar o parecer quando submeter os projetos
    • ig8
    • 9 junho 2020

     # 40

    Já obtive o parecer por parte do ICNF e foi positivo, pelo que vamos avançar para passar o terreno para nosso nome.
    Tirem-me só uma dúvida, existe algum constrangimento em fazer uma permuta? (o terreno é de um familiar)
    Ou deve fazer-me uma venda, ainda que de valor simbólico?

    Terei algum entrave a nível de financiamento, ou a nível de impostos/taxas, se for por permuta?
 
0.0244 seg. NEW