Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Estou a remodelar a casa e aproveitei para substituir os esgotos e a canalização toda que era em ferro galvanizado. Estão a utilizar multicamada e a minha dúvida prende-se com o que fizeram na casa-de-banho: utilizaram os mesmos roços para os esgotos e para o multicamada em determinados pontos os canos passam por debaixo dos esgotos. Como o bom senso me diz que os roços deveriam ser separados tenho dúvidas se a instalação pode ficar assim? Quais serão os inconvenientes? Agradeço os vossos comentários.
    PS: Gostava de enviar uma fotografia mas o tamanho dela não me permite.
  2.  # 2

    Já consegui reduzir a foto! Agradeço os vossos comentários. Obrigado!
      cano.JPG
  3.  # 3

    A passar, deviam passar por cima, mas não passar pelo pavimento

    E porque não os passaram nas paredes? eles não deviam passar no chão para começar


    Artigo 96º do Decreto Regulamentat 23/95, de 23 de Agosto.

    Instalação
    1 - As canalizações interiores da rede predial de água fria e quente podem ser instaladas à vista, em galerias, caleiras, tectos falsos, embainhadas ou embutidas.
    2 - As canalizações não embutidas são fixadas por braçadeiras, espaçadas em conformidade com as características do material.
    3 - Na instalação de juntas e no tipo de braçadeiras a utilizar deverão ser consideradas a dilatação e a contracção da tubagem;
    4 - As canalizações exteriores da rede predial de água fria podem ser enterradas em valas, colocadas em paredes ou instaladas em caleiras, devendo ser sempre protegidas de acções mecânicas e isoladas termicamente quando necessário.
    5 - As canalizações não devem ficar:
    a) Sob elementos de fundação;
    b) Embutidas em elementos estruturais;
    c) Embutidas em pavimentos , excepto quando flexíveis e embainhadas;
    d) Em locais de difícil acesso;
    e) Em espaços pertencentes a chaminés e a sistemas de ventilação.


    Mas como a lei muda mais rapidamente que a gente as consegue ler, pode ser que já tenha mudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaorodrigues
  4.  # 4

    Obrigado pelo seu comentário. O curioso é que pedi vários orçamentos e soluções para a intalação da canalização e todos me sugeriram a passagem dos canos pelo chão! Todos! Na cozinha e na casa-de-banho ficaram em parte pelo chão, como se vé na fotografia, ao longo do corredor foram pela parede. Já ouvi falar do Decreto de lei mas parece que os empreiteiros não querem saber!
    A minha preocupação centra-se sobretudo com a passagem da canalização junto dos esgotos... isto é normal?
  5.  # 5

    Atenção que se for embainhado, não têm problema.
  6.  # 6

    O que é embainhado?
  7.  # 7

    O tubo fica dentro de uma bainha. Imagine uma mangueira com um tubo lá dentro

    http://www.tigre.com.br/pt/produtos_linha.php?rcr_id=5&cpr_id=8&cpr_id_pai=4&lnh_id=286

    O tubo pex anda dentro do tubo bainha (cá é apenas bainha) azul ou vermelho
  8.  # 8

    Ok! : )
    Muito Obrigado pela ajuda! Espero que dé para colocar a bainha depois da instalação.
  9.  # 9

    Não dá
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaorodrigues
  10.  # 10

    Darei notícias sobre o decurso da obra.
  11.  # 11

    Há outras questões. Por exemplo: a canalização de água quente devia estar acima da de água fria e afastadas mais de 5cm...
    Mas é como diz o Paulo. Ás tantas, esta também já foi revogada.
    • w.w
    • 12 outubro 2009

     # 12

    infelizmente os regulamentos estão completamente obsoletos,mas enfim!!
    em vez de se preocuparem com um bom sistema de canalização,..não...é tudo ao contrario.

    pela foto preocupa-me mais esses esgotos...mais sifãosinho de pavimento,antro de bactérias!! (proibido em muitos países)
  12.  # 13

    O que tem o sifão de pavimento? O que deveria ser utilizado?
    • w.w
    • 12 outubro 2009

     # 14

    não só o sifão,esse traçado feito com "angulos" apertados "esganados"...
    por exemplo,o mesmo se passa com o PVC,os regulamentos não acompanham
    as legislações de outros países (proibido)
    • shc
    • 12 outubro 2009 editado

     # 15

    pelo ke vi nas fotos o pior ainda e nem tar isolado nos acessorios porke esses acessorios enterrados directamente no cimento n sei se duram mais de 8 anos mas tb depende das zonas e da qualidade das águas mas pronto vi ke tb apanhas te mais 1 artista ke pensa ke é canalizador mas pelo ke pareçe so fala mesmo com eles nada mais.

    [pub]http://joaolopescanalizacoes.webnode.com/[/pub]
 
0.0170 seg. NEW