Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Este será o meu primeiro post no Forum da Casa e espero não começar com uma ideia completamente sem sentido...
    No final pode ser completamente sem sentido, mas gostava da vossa opinião.

    Estou a construir e depois de ter pensado em 30 diferentes hipoteses para o aquecimento surgiu-me a ideia abaixo.
    Partindo de principio que vou aquecer cerca de 160M2 de area útil (Pequena moradia térrea) que terá bom isolamento térmico a minha ideia era a seguinte:

    Aquecimento com Fotovoltaico + Termoacumulador + Caldeira de condensação.
    O esquema seria: O circtuito de aquecimento de retorno dos radiadores passava pelo termoacumulador alimentado pelo fotovoltaico antes de passar na caldeira de condensação para retomar o circuito de aquecimento. Desta forma a caldeira não necessitaria de tanta potencia/consumo para reaquecer a agua do circuito de aquecimento.

    Sei que apenas tiraria partido do sistema duarnte o dia, onde a produção fotovoltaica pudesse suportar o termoacumulador. De noite a vantagem seria nula.

    1. Partindo do presuposto que iria aquecer a apenas durante o dia e em periodos de alguma exposição solar, acham que isto faz algum sentido?
    2. O termoaculador aguentaria a pressão da agua do aquecimento central?
    3. Se a agua de retorno for aquecida pelo termoacumulador isto reflecte-se em menor consumo da caldeira de condensação?

    Cumprimentos
    Ricardo

    Kit Paineis Fotovoltaicos de 1500W
    +
    Termoacumulador Elétrico (por exemplo VULCANO Natura ES010)
    +
    Caldeira condensação
    • SrR
    • 30 março 2020

     # 2

    Esqueça isso
    Concordam com este comentário: jorgealves, fernandoFerreira, nasys007
  2.  # 3

    Vai gastar dinheiro em vão
  3.  # 4

    Já pensou em AC?
  4.  # 5

    Colocado por: JoaopaulojpJá pensou em AC?


    Sim, e era a primeira opção, mas a minha esposa não gosta do ar condicionado. Diz que lhe faz diferença no nariz e garganta. a Frio até suporta, mas a quente não gosta...
  5.  # 6

    Assim sendo, e partindo do principio que a a opção será mesmo caldeira de condensação para aquecimento com radiadores, aconselham alguma em especial? Se sim, qual?

    Muito obrigado!
    • SrR
    • 31 março 2020

     # 7

    Sim, troque os radiadores e coloque radiante
  6.  # 8

    Colocado por: SrRSim, troque os radiadores e coloque radiante


    O custo de colocar Anonimo18072022A é, no caso que me apresentaram, mais 6500€ em comparação com os radiadores. Sabendo que é a melhor solução, é também mais cara em investimento e não a posso suportar...

    Gastar um pouco mais numa caldeira mais eficiente ainda é opção. Radiante já é fora de orçamento.

    Entretanto vi esta:
    https://www.viessmann.pt/pt/residencial/caldeiras-a-gas/caldeiras-de-condensacao-a-gas/vitodens-100w.html

    Tb vi por aqui indicações da existencia de caldeiras com 127% de eficiencia, mas não dizem quais são.

    Obrigado,
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo06082021
  7.  # 9

    Explique lá como a diferença entre caldeira+radiadores e caldeira+ Prh são 6500€?
    Quanto lhe custa a solução completa de radiadores + caldeira?
  8.  # 10

    Colocado por: jorgealvesExplique lá como a diferença entre caldeira+radiadores e caldeira+ Prh são 6500€?
    Quanto lhe custa a solução completa de radiadores + caldeira?


    Boas!
    Excluindo a fonte de calor, o orçamento que me deram foi de 1600€ para instalação de radiadores e 7800€ para 160M2 de PRH (40€ + IVA por M2). Para ser exacto o valor da diferença é de 6200€.

    Pode estar completamente fora do preço normal, mas para já ainda só recebi orçamento de uma empresa.

    Estou aberto a boas alternativas. Sou de Pombal.

    Obrigado!
  9.  # 11

    Quantos elementos de radiador estão previstos nesses 1600 euros?
  10.  # 12

    Colocado por: ricardoafgoncalves40€ + IVA por M2
    ok, afinal sou eu que tou barato, pois pensava que nos sistemas genericos o valor por m2 rondava os 25€ a 30€, se adicionar uma caldeira de condensação gama de entrada ficava total a rondar os 7500€ com todos os equipamentos.

    Colocado por: ricardoafgoncalveso orçamento que me deram foi de 1600€ para instalação de radiadores
    esse valor inclui os radiadores?? ou é somente a "pré-instalação".

    o prh esta caríssimo e a instalação se for com radiadores, é quase de borla.
  11.  # 13

    Colocado por: callinasQuantos elementos de radiador estão previstos nesses 1600 euros?


    A proposta é de 80 elementos. Não especifica se é material Chinês ou Alemão. Se o valor é baixo secalhar é material chinês...
  12.  # 14

    Colocado por: jorgealvesok, afinal sou eu que tou barato, pois pensava que nos sistemas genericos o valor por m2 rondava os 25€ a 30€, se adicionar uma caldeira de condensação gama de entrada ficava total a rondar os 7500€ com todos os equipamentos.


    A ver pela sua informação, sim, o custo que me indicam é cerca de 40% mais caro o que é muita fruta...
    Se fizer trabalhos em Pombal, posso dar-lhe os detalhes para fazer uma proposta. Indique-me o seu email/contacto

    Colocado por: jorgealvesesse valor inclui os radiadores?? ou é somente a "pré-instalação".

    o prh esta caríssimo e a instalação se for com radiadores, é quase de borla.


    Como disse acima, indica 80 Elementos de radiador. Se calhar estou a falar com um instalador mto caro de PRH e barato de Radiadores.
  13.  # 15

    Acerca primeira situação de aquecimento que apresenta, com radiadores, realmente é mau investimento.
    Ideal mesmo seria caldeira condensação e pavimento radiante.
    Acerca dos valores, realmente não pode existir essa diferença.
  14.  # 16

    Mas será que nos valores de sistema radiadores está incluir tubagens de pré instalação, radiadores com acessórios completos e respetiva caldeira ?
    Acho muita as diferenças de preços
  15.  # 17

    No meu caso, para 160m2 de casa térrea a diferença de preço entre piso radiante e radiadores era menor que 2mil€ (isto valor da instalação sem as fontes de calor)
    Concordam com este comentário: nasys007, jorgealves
  16.  # 18

    Obrigado a todos.

    Vou pedir cotação a mais alguns fornecedores da zona. Só um ainda me respondeu com os valores acima indicados.
    Assim, e seguindo os vossos conselhos, mas tentando manter-me no orçamento a solução ideal seria PRH + Caldeira de condensação a gás natural.

    Uma questão final:
    Por outros posts que vi será eventualmente vantajoso colocar um reservatório de inércia para optimizar o consumo e esforço da caldeira, certo?


    Mais uma vez obrigado a todos por me ajudarem a perceber a melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  17.  # 19

    Tanto para radiadores como para radiante, contribui para melhor funcionamento do sistema.
    Se o instalar e for para PRH coloque logo um a pensar em aqs, inércia e possível apoio solar + tarde...
  18.  # 20

    Conseguem avançar uma estimativa quanto à diferença dos custos mensais em gás dessa solução de radiadores com caldeira GN versus PRH com Caldeira GN? (com depósito inércia)
 
0.0185 seg. NEW