Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!!
    Preciso de ajuda, uma orientação (grande)...

    Sempre vivi com pouco espaço...
    Primeiro com pais, irmãos, avós, onde dividia o quarto e apenas tinha 1 wc para todos.
    Depois casei, e fomos para um T0,... Confusão total, pois gosto de ter de tudo (tipo formas de bolos diversas, diferentes tipos de copos, de loiça, talheres,... Muita coisa....)
    As roupas e tudo no geral, nem se fala... Era sempre confusão geral, mal dava para arrumar, limpar...
    Agora eu e o meu marido, se Deus quiser, vamos mudar para a nossa moradia, onde terei espaço, uma cozinha, WC privada, e WC serviço...
    Tenho é imensas dúvidas na organização das coisas...
    Tipo:
    - com WC privado no quarto, os produtos pessoais, desodorizante, perfume, maquilhagem, ficam onde? Quarto, WC??
    - a roupa que tiramos a noite, mas ainda será usada no dia seguinte, onde se põe?
    - a roupa que tiramos mas é para lavar, num cesto?
    - o cesto de roupa suja, fica no quarto ou WC?
    - o pijama, onde fica
    - ah, na cozinha,
    Quando sobra comida, tipo do almoço para jantar, onde fica (visto que será open space, antes ficavam as panelas em cima do fogão
    - existe alguma regra, para colocação nos armários das coisas, Louças, alimentos,
    ...
    E as roupas? de cerimónia, de sair, de trabalho (com tintas, cimento, colas, óleos), de lazer (bike, moto, desporto, piscina), casacos de inverno,... Antes era tudo ao monte e baralhado
    ...
    É mais dicas por favor

    Sinto-me desorientada, sempre vivi com pouco espaço e muita desorganização!
    Obrigada
  2.  # 2

    Numa casa onde não há regras, pedir ajuda externa para se orientar é o pior caminho, ou o melhor para terminar em discussão e desacordo.

    O que posso dizer é:
    1. Imaginar o que é melhor para si e para os seus.
    2. Estabelecer regras/hábitos fáceis de se adaptar, mas tem de ser um trabalho entre os dois e nao com ajuda externa.

    Regra básica, se não sujar só precisa tirar o pó e raramente se lava.
    Se vem da rua todo sujo toma-se banho no RC e veste ja a roupa de estar em casa.
    Os sapatos da rua ficam à entrada, na sapateira, e usa-se sapatos/chinelos para estar em casa.

    Mobiliário, só o necessário.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 3

    LOL aqui vai a minha contribuição :-)

    Colocado por: sandrita- com WC privado no quarto, os produtos pessoais, desodorizante, perfume, maquilhagem, ficam onde? Quarto, WC??
    Os meus, um cantinho na prateleira do móvel do WC :-)
    Os da minha esposa, no restante espaço no móvel WC e duas prateleiras no closet :-)

    Colocado por: sandrita- a roupa que tiramos a noite, mas ainda será usada no dia seguinte, onde se põe?
    Num cadeirão no quarto :-)

    Colocado por: sandrita- a roupa que tiramos mas é para lavar, num cesto?
    Fica no cesto da roupa suja junto à máquina lavar roupa.

    Colocado por: sandrita- o cesto de roupa suja, fica no quarto ou WC?
    Junto à máquina lavar roupa, na despensa.

    Colocado por: sandrita- o pijama, onde fica
    Eu não tenho :-) o da minha esposa fica numa prateleira do closet/roupeiro :)

    Colocado por: sandrita- ah, na cozinha,
    Quando sobra comida, tipo do almoço para jantar, onde fica (visto que será open space, antes ficavam as panelas em cima do fogão
    As sobras ficam no frigorifico ou encima da mesa coberto :-)

    Colocado por: sandrita- existe alguma regra, para colocação nos armários das coisas, Louças, alimentos,
    Onde ficr melhor e à mão de semear :-)
    Penso que as coisas do dia-a-dia tem de ficar à mão, as outras em prateleiras mais altas.

    Colocado por: sandritaÉ as roupas? de cerimónia, de sair, de trabalho (tintas, cimento, colas, óleos), de lazer (bike, moto, desporto, piscina), casacos de inverno,... Antes era tudo ao monte e baralhado
    No roupeiro :-)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 4

    Oh sandrita!!!? tanta insegurança...O que pretende é valido para T0 ou para T10.
    COZINHA
    amiga não se deve deixar a comida em panelas e muito menos em cima do fogão.
    Guarda tudo em recipientes para meter no frigorífico, Eu prefiro os de vidro com tampa em plastico.
    Deixe arrefecer, com tampa aberta, antes de meter no frigorifico, ou até congelar ( em recipientes de plastico)
    E lava imediatamente todos os recipientes e utensilios, nada de acumular sobre o lava loiça. ou mete na máquina.
    Para mim a cozinha tem de estar sempre arrumada. limpa. Mesmo durante a confecção é ir lavando e limpando tudo o que não fizer falta. Há sempre intervalos mortos entre as preparações. é uma questão de organização e planeamento de todas as fases da confecção.
    Nem te sei explicar, pois já faço isso de forma automática, mas na família também sempre se procedeu desse modo.
    Regra para arrumação das coisas, tem de imaginar a utilização, e a frequência de utilização dos utensílios, maquinas, temperos, e todas as coisas e arruma em consonância com a acessibilidade/ frequência e o layout dos seus armários.


    ROUPA.
    Tenho um saco de roupa suja com dois compartimentos ( roupa cor/ brancos)... vai-se metendo, vai-se lavando. tento não acumular.
    A roupa da bike, é sempre lavada no dia, aproveita-se e mete-se mais umas coisas que possam ir em conjunto. No dia seguinte está pronta para outra. Utilizo sempre ciclos curtos e raramente acima dos 40ºC, as roupas tecnicas é sempre a 30ºC.

    WC
    Amiga faz como entender... não percebo ;) haja algum bomn senso!!!
    Depende do espaço disponível para arrumar as coisas.
    eu no armário da IS, só tenho toalhas de reposição, alguns produtos de reposição para higiene pessoal e os produtos de higiene do dia a dia, meia dúzia de rolos de papel higiénico tb. Tudo guardado em armário... As únicas coisas que tenho sobre o lavatório, são as escovas de dentes e o sabão liquido. Quando tenho visitas, guardo o copo das escovas para dentro do armário.
    Desodorizantes, perfumes e afins está no quarto. mas não se usa muito cá em casa.

    Resumindo. ORGANIZE-SE!!! ;) e mentenha-se ORGANIZADA (é o mais difícil, manter a disciplina)
    REiterio. o segredo é não ACUMULAR. não acumulando, custa menos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 5

    Colocado por: sandritacom WC privado no quarto, os produtos pessoais, desodorizante, perfume, maquilhagem, ficam onde? Quarto, WC??

    :o) Aqui neste ponto, talvez considere que há produtos que se estragam em ambientes muito húmidos e quentes. Esses guarde no quarto (perfumes, maquiagem). Um toucador é óptimo para os poder ter aí, e muito prático, na hora de se arranjar.
    Os cremes de corpo é mais prático estarem na casa de banho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
    • DR1982
    • 31 março 2020 editado

     # 6

    Conclusão que tiro é que mais vale ter pouco espaço, muito espaço só confunde :)
    Agora a sério, acho que o pior de ser ver é mesmo uma cozinha desarrumada, seja em openspace ou nao, (alias acho que quem defende umma cozinha em separado para nao se ver a desarrumaçao é a mesma pessoa que varre para baixo do tapete) com panelas em cima da mesa ou do fogão depois das refeições, nao custa nada colocar em tupperwares e por no frigorífico, eu também prefiro os de vidro e para aquecer no microondas no trabalho prefiro os de vidro do que o sabor a plástico!
    De resto quando sou eu a cozinhar vou lavando, nao temos maquina de lavar louça por isso prefiro ir lavando do que deixar tudo para o final!
    Desodorisantes e perfumes é na wc, dentro de gavetas dos moveis, assim como as pastas e escovas de dentes, mete-me impressão ver coisas em cima do movel de wc, temos um saco de roupa suja no wc e o calçado fica a entreda da porta, sempre, ja é automático tirar o calçado quando se entra em casa!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 7

    Já tem aqui mtas óptimas contribuições :)
 
0.0100 seg. NEW