Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Vou fazer um pergula ( 3m x 4m) em madeira com postes torneados ( diâmetro 18cm) e estou com uma dúvida em relação ao diâmetro a usar nos postes torneados que se costumam a usar por cima para fazer sombra ou suporte para plantas trepadeiras. Vou colocar glicinias

    Na Carmo tem lá uma planificação de uma pergula em que usam postes de 12cm na travessa e nos postes que suportam a estrutura, e nos postes de sombra usam 8cm. Neste caso como os postes verticais e travessas são de 18cm so de 8cm acho que iam ficar muito mal.
    Estava a pensar em postes de 12cm em cima de 50 em 50cm , intercalados com uns de 6cm para darem mais suporte e fazer um pouco mais de sombra enquanto as glicinias crescem.

    Em termos estruturais, as travessas de 18cm com um vão de 3,50cm aguentarão o peso dos postes de 12cm + 6 cm?



    https://m.carmo.com/content/uploads/maingallery/3922_1545062666.pdf
  2.  # 2

    Não meta os de 6. Para isso arranje uma esteira de sombreamento em material vegetal, deve durar uns 2 anos. e aplica uns arames para suporte e servir de guia ás especies vegetais que utilizar..
    De resto sim o dimensionamento que descreveu, parece-me bem. estrutura principal, Pilares + vigamento perimetral com 18cm e os toros da pergola com 12cm, afastados a 50-60cm.
  3.  # 3

    Estive a ponderar melhor a colocação ou não de uma trepadeira e visto que é para colocar por baixo da pergula uns sofas da carmo linha relax , acho que vou optar por excluir a glicinia por fazer muito "lixo". Já tenho outra pergula mais pequena com 2 glicinias e já sei o trabalho que dão.

    Queria a mesma manter um estilo rustico e já que não vou colocar trepadeira, estou a ponderar colocar policarbonato compacto bronze (nesta cor também faz sombra? ) por cima dos postes 12cm. Como são postes torneados são mais ou menos certinhos. Acha que isto é viavel sem dar um estilo muito moderno a pergula?

    Fiz aqui um desenho e para os 4m x 3m da pergula, iria precisar 6 postes torneados 12cm para a parte de cima, mas somente 4 é que ficariam a pesar no vão das 2 travessas, que já 2 dos postes ficariam diretamente por cima dos postes verticais. Colocando depois o sistema para o policarbonato por cima não seria peso a mais?

    Outra hipotese, ficando a pergula so para uso em dias secos seria colocar apenas vime para fazer sombra ou suubstituir a glicinia por kiwis que penso que sujam muito menos. Ando aqui com estas indecisões, especialmente porque as pergulas que tive nunca tiveram sofas por baixo e não queria algo que embora fique bonito não seja depois pratico de usar, quer por ter que estar sempre a limpar o lixo das almofadas dos sofas ou por estas estarem molhadas.

    Algo algo deste estilo mas mais simples:



    Sofas Carmo Relax
  4.  # 4

    Devido as dimensões dos postes torneados, tiveram que ser encomendados e só agora chegaram.

    O problema é que os postes torneados de 18cm diametro têm rachas de 1cm. Isto é normal?
    Não terá sido apressado o processo de secagem?
  5.  # 5

    Onde encomendou os postes?

    Que tratamento pediu?

    Qual a madeira?
    • jo.san
    • 24 julho 2020 editado

     # 6

    Postes torneados com tratamento autoclave pinho nacional, acho que os postes torneados vendidos por cá são todos de pinho nacional.

    Os postes foram devolvidos mas devido ao covid está a demorar mais tempo do que o previsto a devoluçao, contudo já me disseram que este problema das rachas grandes vai sempre acontecer porque o problema esta na conjugação de serem postes com grande diâmetro, serem de pinho nacional e o fato de serem torneados ainda agrava mais as rachas.

    Neste momento estou a considerar mudar os postes torneados pinho nacional para madeira serrada tratada pinho nórdico (pinho silvestre/casquinha vermelha). Disseram-me que era o melhor dos pinhos, muito melhor que o pinho nacional e melhor que o pinho pirineus, confirmam?

    Estava a pensar em fazer algo deste género, será que fica bem num ambiente rústico?
    Como é feita a uniao pilar com a travessa?
 
0.0134 seg. NEW