Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Gostaria de me mudar para uma casa maior mas não tenho as poupanças nem o salário suficiente para cumprir a taxa de esforço pedida pelos bancos (40%) visto que já possuo uma dívida de crédito habitação da casa onde vivo e tenho de pagar prestações todos os meses. A maneira mais facil de conseguir comprar essa casa maior seria vender a casa onde vivo actualmente e com o dinheiro da venda (após abater o montante do empréstimo em divida), dar uma boa entrada para a compra da casa maior, o que me permitiria cumprir as taxas de esforço pretendidas com grande folga.

    Ora, a questão é que eu não pretendo vender a casa onde vivo atualmente, mas gostaria em vez disso de a arrendar e pagar a prestação dela utilizando a renda. Desse modo e se o banco tivesse essa situação em conta, então eu já conseguiria cumprir a taxa de esforço pretendida pela nova habitação.

    Os bancos costumam aceitar emprestar dinheiro para uma segunda habitação a alguém que mete a 1ª habitação a arrendar, ou não querem saber se a casa está ou não a arrendar e a gerar dinheiro e apenas olham para as dívidas?
  2.  # 2

    E se lhe deixarem de pagar a renda?
    Pense melhor nisso.
    Concordam com este comentário: sognim
  3.  # 3

    Porque não quer vender a sua casa atual?
    Sabe que ser senhorio, com pouca experiência, pode dar mais chatices do que recompensas.
    Fica a pagar IMI de 2 casas. Além de precisar de ter sorte com os inquilinos.
    •  
      RRoxx
    • 31 março 2020

     # 4

    Colocado por: MatiasaOs bancos costumam aceitar emprestar dinheiro para uma segunda habitação a alguém que mete a 1ª habitação a arrendar, ou não querem saber se a casa está ou não a arrendar e a gerar dinheiro e apenas olham para as dívidas?


    depende de um numero de factores.

    No meu caso aceitaram. tinha uma como HPP, que tem um emprestimo asssociado, e consegui emprestimo para uma segunda.

    No caso a antiga HPP paga-se a ela mesma através de rendas, mas para o calculo de empréstimo foram contabilizados tambem a ausencia de credito de consumo, credito automovel, idade, outros rendimentos etc (fruto do trabalho do gestor de conta).

    Cada caso é um caso. Se Não tem outras fontes de rendimento será complicado, penso eu. Mas ha pessoal com mais conhecimentos que eu por aqui que concerteza a irão orientar melhor.
    Concordam com este comentário: coelhinho78
  4.  # 5

    a vida é feita de avanços e recuos e de escolhas.

    porque é que as pessoas quando precisam de uma casa maior a primeira opção é sempre comprar.

    conheço que tenha comprado um T2, a casa ficou pequena, arrendaram o T2 deles e arredaram um T3 para eles viverem. Daqui a uns anos, quando deixarem de precisar de uma casa maior, voltam à casa que tinham.
    Concordam com este comentário: Nasa1989
  5.  # 6

    Colocado por: Matiasaé que eu não pretendo vender a casa onde vivo atualmente, mas gostaria em vez disso de a arrendar e pagar a prestação dela utilizando a renda. Desse modo e se o banco tivesse essa situação em


    Normalmente esse valor não é considerado para efeitos de taxa de esforço, até porque no momento de aquisição do novo imóvel ainda aí deverá estar a viver, não estando por isso arrendado.
    Antes de considerar um novo empréstimo, já verificou se não consegue fazer alguma poupança no seu crédito actual, e assim melhorar a sua taxa de esforço, fazendo uma transferência do seu crédito?
 
0.0115 seg. NEW