Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Legislação da térmica assim determina
  2.  # 22

    Colocado por: RicardoPortoLegislação da térmica assim determina


    Colocando de parte a legislação, na pratica, qual a diferença?
  3.  # 23

    Colocado por: RicardoPortoLegislação da térmica

    Se for só legislação acho que é pacifico porque a casa já está construída e já há alguns anos :D
  4.  # 24

    Colocado por: santosvieiraQual a diferença entre isolar termicamente junto ao telhado e a sua envolvente, comparando com isolar no pavimento?

    Resumidamente, isolando sobre o tecto da zona habitável, está a restringir as perdas térmicas das zonas a climatizar. entende?
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro Barradas
    Resumidamente, isolando sobre o tecto da zona habitável, está a restringir as perdas térmicas das zonas a climatizar. entende?


    Faz sentido, quando aquecemos a casa também temos de aquecer o sótão... :D

    Mas acho que vou fazer nas vigas na mesma e mais a frente colocar um isolamento mais fino e talvez flutuante sempre fico com a possibilidade de fazer nem que seja uma divisão os miúdos brincarem ou assim.

    Obrigado
  6.  # 26

    Colocado por: RicardoAnacleto

    Faz sentido, quando aquecemos a casa também temos de aquecer o sótão... :D

    Mas acho que vou fazer nas vigas na mesma e mais a frente colocar um isolamento mais fino e talvez flutuante sempre fico com a possibilidade de fazer nem que seja uma divisão os miúdos brincarem ou assim.

    Obrigado


    Como tem vara ripa não nota vento ou humidade no sótão?
  7.  # 27

    Colocado por: pc ferreira

    Como tem vara ripa não nota vento ou humidade no sótão?


    Sim aquilo é só a telha não tem nada por baixo nota-se.
  8.  # 28

    Colocado por: RicardoAnacleto

    Sim aquilo é só a telha não tem nada por baixo nota-se.


    Então é um risco que corre
  9.  # 29

    Colocado por: pc ferreira

    Então é um risco que corre


    Risco?
  10.  # 30

    Colocado por: Pedro Barradas
    Resumidamente, isolando sobre o tecto da zona habitável, está a restringir as perdas térmicas das zonas a climatizar. entende?


    Percebo Pedro e faz sentido o que diz.
    Para quem ja tenha o isolamento termico sobre a laje e pretenda também isolar junto ao telhado (seja para fazer aproveitamento do sótão ou por outro motivo), qual a melhor solução: XPS ou lã?
  11.  # 31

    Colocado por: santosvieira

    Percebo Pedro e faz sentido o que diz.
    Para quem ja tenha o isolamento termico sobre a laje e pretenda também isolar junto ao telhado (seja para fazer aproveitamento do sótão ou por outro motivo), qual a melhor solução: XPS ou lã?


    Pelo que percebi lã convém não haver infiltrações nem condensações etc com a água pode estragar, depois já ali falaram que lã de 80 é melhor que xps de 60 mas xps de 80 é melhor que lã de 80.

    Mas quem percebe mais da coisa deve dar mais informação.
  12.  # 32

    Colocado por: RicardoAnacletoBoa tarde,

    Já li alguns posts e vi falarem de algumas formas de isolar um sótão e fiquei com uma dúvida (não percebo nada disto :D ).

    O sótão é de telha só com as vigas e ripas a vista, e pensei utilizar XPS 60mm para o isolar, antes de ver os valores ainda pensava colocar esse XPS e depois poliuretano por cima, mas depois dos valores fiquei a pensar tentar só com o XPS para ver como ficava.

    Agora as questões principais são:
    Posso usar só o XPS ou tenho de colocar algo por entre a telha e o XPS?
    Com o XPS vai se notar diferença significativa nas temperaturas?
    O que posso utilizar para fixar o XPS? Espuma junto ao XPS na viga?

    O que aconselham?

    Obrigado


    Boa tarde

    Chegou a fazer a obra? Colocou nas vigas ou diretamente na laje do sótão? Fez o efeito desejado?

    Também estou a pensar o mesmo, o meu sótão é parecido com o seu.
  13.  # 33

    Colocado por: AalcantaraTambém estou a pensar o mesmo, o meu sótão é parecido com o seu.

    Faça assim
    https://forumdacasa.com/discussion/74864/isolamento-caixa-de-telhado/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aalcantara
  14.  # 34

    Colocado por: Pedro Barradas.. eu fiz uma intervenção do género na casa dos meus pais. O sotão com desvão ventilado... tinha tralha que se acabou por reduzir somente a uma área de 4 m2. De qq maneira ninguem usava o espaço. aplicou-se (apliquei eu) sobre a totalidade da laje de esteira la mineral de 80mm, com papel kraft. sobre esta um tela transpirante de protecção. os 140m2 ficou por cerca de 500€.
    As diferenças, em condição de inverno e meia estação são brutais. sente-se a casa mais aconchegante, sem perdas energéticas tão evidentes. Menor utilização do ar condicionado para climatização e maior retenção do calor derivado dos ganhos solares.

    Qual foi a "tela transpirante de proteção" que utilizou (marca e modelo)?
    Obrigado.
  15.  # 35

    Não sei, foi uma qq para o efeito, desde que deixe passar o vapor de agua. a mais economica que conseguir encontrar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  16.  # 36

    Colocado por: Aalcantara

    Boa tarde

    Chegou a fazer a obra? Colocou nas vigas ou diretamente na laje do sótão? Fez o efeito desejado?

    Também estou a pensar o mesmo, o meu sótão é parecido com o seu.


    Ainda não que tive de fazer outras coisas mas contactei uma empresa para isolar com icynene aparentemente da para aplicar directo na telha sem levantar nem nada e não fica muito mais caro, dependendo da empresa, tive orçamentos bem diferentes.
    Daqui a um mês mais ou menos já lhe sei dizer.
  17.  # 37

    Ricardo

    realmente só ao fim de alguns post é que percebi que pretende utilizar o sotão, já lhe tinham perguntado isso pois era importante para que melhor se defina uma solução.
    no seu caso o melhor que tinha a fazer era levantar a telha e meter placas onduline para antes de mais garantir a impermeabilização correta, depois meta a envolver o ripado la de rocha e por ultimo pladur., nas laterias isole tambem com la de rocha e pladur.
  18.  # 38

    Colocado por: RicardoAnacleto

    Ainda não que tive de fazer outras coisas mas contactei uma empresa para isolar com icynene aparentemente da para aplicar directo na telha sem levantar nem nada e não fica muito mais caro, dependendo da empresa, tive orçamentos bem diferentes.
    Daqui a um mês mais ou menos já lhe sei dizer.


    Bom dia.
    Já comecei a isolar o meu sótão com placas xps de 50mm e ainda me falta fazer os acabamentos e falta me uma das águas (telhado de 4 águas).
    No entanto no quarto já noto bastante diferença. Em dias de chuva a humidade relativa disparava logo para os 95-99%. Agora chove durante uma semana e o máximo que tive foi de 85%.
    Em termos de temperatura, tenho um aquecedor de barras, 1500W que precisava de trabalhar 3 horas para subir 2 graus. Agora bastam 30min. Durante a noite o quarto tinha tendência a perder cerca de 3 a 4 graus em dias de inverno. Agora, mesmo com o frio no máximo perco 1 grau, perdendo mais durante o dia se arejar a divisão, mas após fechar as janelas a temperatura volta a subir e a estabilizar com o resto da casa. Depois de acabar a obra posso colocar fotos e os registos de temperatura que fui fazendo antes, durante a colocação e depois.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ, lmcaet, RUIOLI
  19.  # 39

    Colocado por: Aalcantara

    Bom dia.
    Já comecei a isolar o meu sótão com placas xps de 50mm e ainda me falta fazer os acabamentos e falta me uma das águas (telhado de 4 águas).
    No entanto no quarto já noto bastante diferença. Em dias de chuva a humidade relativa disparava logo para os 95-99%. Agora chove durante uma semana e o máximo que tive foi de 85%.
    Em termos de temperatura, tenho um aquecedor de barras, 1500W que precisava de trabalhar 3 horas para subir 2 graus. Agora bastam 30min. Durante a noite o quarto tinha tendência a perder cerca de 3 a 4 graus em dias de inverno. Agora, mesmo com o frio no máximo perco 1 grau, perdendo mais durante o dia se arejar a divisão, mas após fechar as janelas a temperatura volta a subir e a estabilizar com o resto da casa. Depois de acabar a obra posso colocar fotos e os registos de temperatura que fui fazendo antes, durante a colocação e depois.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet,RUIOLI
    Há alguma razão para só ter aplicado 50mm?
  20.  # 40

    Allcantara, se depois puder fazer isso mesmo, agradeço. Também estou para isolar o meu sótão e tenciono fazer o mesmo, para que outras pessoas na dúvida tenham uma ideia geral do que esperar!
 
0.0214 seg. NEW