Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Eu e o meu marido deparámo-nos com a oportunidade de construir uma habitação unifamiliar no Porto, na zona de Campanhã. O problema é que somos completamente inexperientes nesta área e sentimos que nos falta orientação. Estamos neste momento a reunir orçamentos para o projeto de arquitetura, mas queremos pedir vários para comparar. Sugerem algum gabinete?

    O que recebemos é de cerca de 3800€ + IVA só o projeto de arquitetura até ao licenciamento (sem especialidades, sem projeto de execução, sem assistência técnica). O arquiteto em questão é impecável, mas receamos que o valor seja elevado relativamente a outros.

    Obrigada
  2.  # 2

    Não é barato, mas não me parece descabido...
    Mas deve obter orçamentos para todos os projectos e estudos necessários, e não coisas às mijinhas...
    Não obteve orçamentos integrados?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IsaCC
  3.  # 3

    Colocado por: IsaCCsem assistência técnica

    A assistência técnica é uma obrigatoriedade de qualquer projetista. Resume-se às explicações necessárias para o entendimento dos projetos.
    O que devem estar a referir-se é à fiscalização. Essa deve ser exercida por alguém exterior ao projeto. Aliás o autor do projeto de arquitetura está até proibido de assumir a fiscalização
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IsaCC
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasNão é barato, mas não me parece descabido...
    Mas deve obter orçamentos para todos os projectos e estudos necessários, e não coisas às mijinhas...
    Não obteve orçamentos integrados?


    Trata-se de um contacto conhecido que trabalharia neste projeto independentemente, à parte do gabinete de arquitetura onde trabalha também. Daí ser só o projeto de arquitetura. As pesquisas no Google dizem-me que há muitos que se encarregariam de tudo, mas são tantos os resultados que nem sabemos por onde começar. Já pedimos a alguns, mas parecem-me honestamente ainda mais fora do nosso alcance económico. Sei bem que não podemos cingir-nos a amigos de amigos, mas...
    • IsaCC
    • 2 abril 2020 editado

     # 5

    Colocado por: zedasilva
    A assistência técnica é uma obrigatoriedade de qualquer projetista. Resume-se às explicações necessárias para o entendimento dos projetos.
    O que devem estar a referir-se é à fiscalização. Essa deve ser exercida por alguém exterior ao projeto. Aliás o autor do projeto de arquitetura está até proibido de assumir a fiscalização.


    No orçamento, está descrito como sendo "acompanhar a execução dos trabalhos em conformidade com os projetos, incluindo o fornecimento de indicações suplementares necessárias com esclarecimentos prestados na sede da empresa e inclui ainda 4 visitas à obra. Todas as visitas extras, solicitadas pelo dono de obra, serão cobradas extra este orçamento". A ideia que eu fiquei da conversa que tivemos com o arquiteto em questão é que seria uma das fases opcionais do projeto, juntamento com o projeto de execução, mas posso estar enganada.
  5.  # 6

    Colocado por: IsaCCsem assistência técnica
    assistênca técnica é obrigatória, mas pronto...

    quanto ao valor nao me vou esticar muito mas há mais caro e mais barato. e na verdade, uma vez construido a diferença do mais caro ao mais barato será irrisório. por isso nao deveria ter o valor do projecto como factor mas sim as garantias e elementos inckluidos nesse valor/projecto. escolha pelo profissional e nao pelo valor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IsaCC
  6.  # 7

    se quiser tem os meus contactos ao clicar no meu nome..

    o Porto ainda está dentro da minha zona de ação para assim dizer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IsaCC
  7.  # 8

    Colocado por: IsaCCNo orçamento, está descrito como sendo "acompanhar a execução dos trabalhos em conformidade com os projetos, incluindo o fornecimento de indicações suplementares necessárias com esclarecimentos prestados na sede da empresa e inclui ainda 4 visitas à obra. Todas as visitas extras, solicitadas pelo dono de obra, serão cobradas extra este orçamento". A ideia que eu fiquei da conversa que tivemos com o arquiteto em questão é que seria uma das fases opcionais do projeto, juntamento com o projeto de execução, mas posso estar enganada.

    Procure esclarecer esta situação com o Arquiteto, mas como disseram atrás a Assistência Técnica é obrigatória (à distância, ou seja por telefone e email) para esclarecimento de dúvidas do projeto. O que pode não estar incluído são deslocações à obra para dar essa assistência técnica - de acordo com o texto que colocou ele inclui 4 deslocações e se forem necessárias mais são cobradas adicionalmente, deve questionar qual é esse adicional.

    Como alertou o zedasilva, atenção que assistência técnica é diferente de fiscalização.

    Já agora se necessitar de uma proposta para as especialidades de Engenharia, somos do Porto e estamos disponíveis (os contactos estão no meu perfil).
    Concordam com este comentário: IsaCC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IsaCC
  8.  # 9

    Colocado por: antonylemos quanto ao valor nao me vou esticar muito mas há mais caro e mais barato. e na verdade, uma vez construido a diferença do mais caro ao mais barato será irrisório. por isso nao deveria ter o valor do projecto como factor mas sim as garantias e elementos inckluidos nesse valor/projecto. escolha pelo profissional e nao pelo valor.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IsaCC


    Sim, se na verdade o valor não é muito elevado então sem dúvida que este arquiteto em questão será a nossa escolha preferencial. Obrigada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
    • IsaCC
    • 4 abril 2020 editado

     # 10

    Colocado por: fredcunhaProcure esclarecer esta situação com o Arquiteto, mas como disseram atrás a Assistência Técnica é obrigatória (à distância, ou seja por telefone e email) para esclarecimento de dúvidas do projeto. O que pode não estar incluído são deslocações à obra para dar essa assistência técnica - de acordo com o texto que colocou ele inclui 4 deslocações e se forem necessárias mais são cobradas adicionalmente, deve questionar qual é esse adicional.

    Como alertou o zedasilva, atenção que assistência técnica é diferente de fiscalização.

    Já agora se necessitar de uma proposta para as especialidades de Engenharia, somos do Porto e estamos disponíveis (os contactos estão no meu perfil).
    Concordam com este comentário:IsaCC
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IsaCC


    Vou tentar descobrir junto do arquiteto, obrigada. Perfeito, ficarei com o contacto.
 
0.0163 seg. NEW