Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Comprei um terreno para construir uma moradia unifamiliar numa rua onde já existem várias moradias... Não sabia mas o terreno foi aterrado pelo menos há mais de 20/30 anos (sempre me lembro de ver aquilo assim).
    Fizemos então estudo geotecnico que sugeriu o uso de microestacas. Com base no estudo foi feito um projecto de fundações especiais com engenheiro de estruturas.

    Entretanto agora a pedir orçamentos, além de encarecer a obra em mais de 50.000€, alguns construtores dizem que para uma moradia aquelas fundações são exageradas.

    Em algumas zonas do terreno só se apanha o solo mesmo firme aos 8 metros.

    Alguém que perceba do assunto pode dar a sua opinião?

    Obrigado
  2.  # 2

    Consulte a dst geotecnia por exemplo

    Com microestacas faz maciços de encabeçamento não leva sapatas
    •  
      aacc
    • 2 abril 2020 editado

     # 3

    Há uns tempos andou aqui no forum uma situação difícil, parecida com essa.

    Segundo me lembro foi resolvida da seguinte maneira:

    Fizeram poços com aneis de betão e foram cheios com betão ciclópico,

    depois por cima foram feitas as sapatas.

    Acho que foi assim.
  3.  # 4

    Colocado por: aaccHá uns tempos andou aqui no forum uma situação difícil, parecida com essa.

    Segundo me lembro foi resolvida da seguinte maneira:

    Fizeram poços com aneis de betão e foram cheios com betão ciclópico,

    depois por cima foram feitas as sapatas.

    Acho que foi assim.


    E sabe se ficou mais em conta?
  4.  # 5

    O solo de aterro é assim tão fraco que inviabiliza o recurso a um ensoleiramento geral?

    Discuta com o engenheiro de estruturas, em conjunto com o empreiteiro para aferir custos, alternativas como ensoleiramento e poços de fundação (como sugerido pelo aacc). Eles conhecem o projeto e têm acesso a toda a informação necessária para tomar uma decisão.
  5.  # 6

    Colocado por: fredcunhaO solo de aterro é assim tão fraco que inviabiliza o recurso a um ensoleiramento geral?

    Discuta com o engenheiro de estruturas, em conjunto com o empreiteiro para aferir custos, alternativas como ensoleiramento e poços de fundação (como sugerido pelo aacc). Eles conhecem o projeto e têm acesso a toda a informação necessária para tomar uma decisão.


    Em relação ao ensoleiramento geral já propus mas parece que não pode ser assim tão linear porque o solo firme não está todo ao mesmo nível.
  6.  # 7

    Colocado por: jvcaxalguns construtores dizem que para uma moradia aquelas fundações são exageradas.
    quando os construtores começam a dar dicas sobre como deve fazer a estrutura não é bom.

    os construtores sabem do trabalho deles.. os engenheiros são os indicados para falar de estruturas.

    quanto muito se tiver dúvidas pega no seu estudo geotécnico e peça uma segunda opinião junto a outro engº. e não aos trolhas.
    Concordam com este comentário: jvcax, Paramonte, Antonioconceicao, marize
  7.  # 8

    Colocado por: jvcaxE sabe se ficou mais em conta?

    Depende do que considera ser em conta. Esta foi uma situação de completa irresponsabilidade do técnico responsável pelo protejo e do empreiteiro. Algo do tipo:
    Colocado por: jvcaxconstrutores dizem que para uma moradia aquelas fundações são exageradas.

    Tivesse havido profissionalismo de ambas a partes e o DO não teria tido a derrapagem que teve.
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilva

    Tivesse havido profissionalismo de ambas a partes e o DO não teria tido a derrapagem que teve.
    Pelo que percebi, foi feito um estudo geotecnico antes do projeto, que mais poderia ter sido feito?
  9.  # 10

    Colocado por: DR1982Pelo que percebi, foi feito um estudo geotecnico antes do projeto, que mais poderia ter sido feito?

    Não!
    Foi feito um estudo geotecnico depois do DO perceber que estava a ser enganado pelo tecncico autor do projeto e a ser "enrrabado" pelo empreiteiro
  10.  # 11

    Desculpem mas hoje estou mal disposto.
    Apanhei mais um empreiteiro e um técnico mentirosos, trafulhas e vigaristas.
    Estas me... dão-me volta ao fígado.
    O técnico não se livra de uma participação à respetiva ordem, estou farto destas m..
  11.  # 12

    Por aqui o estudo geotecnico foi feito antes do projecto. O projecto foi feito mesmo com base no estudo geotecnico e sei que está bem feito...

    A minha questão é se haverá alguma outra solução viável às microestacas para que fique mais acessível o orçamento.

    O engenheiro de estruturas que fez o projeto diz que um ensoleiramento geral pode ser feito mas não será assim tão linear porque o terreno firme não está todo à mesma profundidade.
    Mas ele não tem a experiência dos custos para me saber dizer qual a solução mais viável a nível de preço e sustentabilidade.
  12.  # 13

    Colocado por: jvcaxA minha questão é se haverá alguma outra solução viável às microestacas para que fique mais acessível o orçamento.


    vender o terreno e comprar outro, por 50.000 é capaz de dar
  13.  # 14

    Colocado por: pauloagsantos

    vender o terreno e comprar outro, por 50.000 é capaz de dar


    Obrigado
  14.  # 15

    Colocado por: jvcaxPor aqui o estudo geotecnico foi feito antes do projecto. O projecto foi feito mesmo com base no estudo geotecnico e sei que está bem feito...

    A minha questão é se haverá alguma outra solução viável às microestacas para que fique mais acessível o orçamento.

    O engenheiro de estruturas que fez o projeto diz que um ensoleiramento geral pode ser feito mas não será assim tão linear porque o terreno firme não está todo à mesma profundidade.
    Mas ele não tem a experiência dos custos para me saber dizer qual a solução mais viável a nível de preço e sustentabilidade.
    Entao e o seu tecnico nao o alertou para esse elevado custo com a estacaria?
    O seu tecnico nao tem a experiência dos custos? Isso faz parte do trabalho dele até ao que sei, apresentar lhe a melhor opção para gastar o menos possível sem por em causa a estabilidade!
    Muito sinceramente acho que devia ser o seu tecnico a tentar arranjar a solução e não o jvcax
  15.  # 16

    Colocado por: jvcaxMas ele não tem a experiência dos custos para me saber dizer qual a solução mais viável a nível de preço e sustentabilidade
    então ele que faça um estudo das diferentes soluções possiveis e perguntas o preço a um empreiteiro.
  16.  # 17

    Colocado por: DR1982Entao e o seu tecnico nao o alertou para esse elevado custo com a estacaria?
    O seu tecnico nao tem a experiência dos custos? Isso faz parte do trabalho dele até ao que sei, apresentar lhe a melhor opção para gastar o menos possível sem por em causa a estabilidade!
    Muito sinceramente acho que devia ser o seu tecnico a tentar arranjar a solução e não o jvcax


    O gabinete de arquitetura que fez o projecto alertou para o facto do valor ser mais elevado apenas. Mas o projecto de fundações teve que ser feito por um engenheiro à parte que percebesse dessa parte... mas não sabia valores.
    O engenheiro civil do projecto todo tal não sabe valores e diz que também não faz outro tipo de funda em terreno aterrado porque não concorda...

    Se fosse assim simples não vinha aqui perguntar opiniões
  17.  # 18

    Colocado por: antonylemosentão ele que faça um estudo das diferentes soluções possiveis e perguntas o preço a um empreiteiro.


    Isso seria o ideal!
    Mas o engenheiro que fez o projecto de fundações especiais fez só mesmo as fundações especiais da forma que achou mais viável sem ter noção dos custos...
    E perguntando a um empreiteiro ele vai dizer-me que não precisa de fundações especiais porque é parcial e ganhará mais se não tiver que sub-contratar outra empresa para fazer as fundações.
    Estou há 6 meses de volta de orçamentos que dependem sempre de empresas sub-contratadas que é quem sabe e dá esses valores...
  18.  # 19

    Colocado por: antonylemosentão ele que faça um estudo das diferentes soluções possiveis e perguntas o preço a um empreiteiro.

    Pois, mas esse trabalho tem que ser pago.
  19.  # 20

    Colocado por: DR1982Entao e o seu tecnico nao o alertou para esse elevado custo com a estacaria?
    O seu tecnico nao tem a experiência dos custos? Isso faz parte do trabalho dele até ao que sei, apresentar lhe a melhor opção para gastar o menos possível sem por em causa a estabilidade!
    Muito sinceramente acho que devia ser o seu tecnico a tentar arranjar a solução e não o jvcax

    Saber preços antes de ter o projecto não é fácil, só alguém já muito batido neste tipo de problemas, não são soluções correntes, pelo que o custo não é fácil de prever em fase de projecto. Ele optou pela melhor solução técnica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
 
0.0214 seg. NEW