Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, gostava de pedir a vossa opinião.

    Comprei um apartamento na área de Lisboa que tinha sido remodelado (tem 20 anos). As janelas são novas e óptimas e está todo muito bem isolado. Dispõe de uma caldeira a gás antiga (tem 20 anos) e radiadores de parede (alumínio).

    Tem 7 radiadores (60 elementos no total) a aquecer 97 m2. Adicionalmente tem 2 toalheiros: 1 num wC de 5m2 e outro num WC de 4m2.

    Estive a ler e conversar com algumas empresas sobre o que fazer com o sistema de climatização sabendo que não tenho tempo para fazer agora grandes obras estruturais bem como a casa já estar toda renovada neste momento (guardaria grandes obras para daqui a uns 7/8 anos). A meu ver tenho 3 hipóteses

    1- manter o sistema atual a gás. Daqui a 7/8 anos meter provavelmente uma bomba calor com convectores ou piso radiante.

    2- meter já uma bomba calor baixa temperatura (facilmente instalada no lugar da atual caldeira a gás) para AQS e radiadores atuais (tradicionais de alumínio). os radiadores são antigos logo não são de baixa temperatura portanto estimo que a eficiência da bomba de calor de baixa temperatura não fique fantástica ....mas também não estou numa zona de grande frio e com janelas novas e muito boas de isolamento prevejo usar pouco o aquecimento central. No futuro bastaria ligar esta mesma bomba de calor a convectores ou piso radiante hidráulico.

    3- colocar um bomba de calor alta temperatura para assegurar eficiência no aquecimento dos radiadores. Seria contudo uma bomba mais cara (acho) e como tal não creio que recupero o investimento adicional vs uma bomba de baixa temperatura.

    Sabendo que:
    - mais cedo ou mais tarde vou tirar o gás do apartamento (razões pessoais, nada a ver com o custo do consumo de gás que de facto é competitivo vs electricidade)
    - Não quero colocar ar condicionado (a minha mulher da-se muito mal com isso)
    - daqui a 7/8 anos vou sempre ter de colocar uma solução de piso radiante ou convectores pois os tubos dos atuais radiadores já começam a ter bastante acumulação de calcário e não vão durar eternamente.

    Acho que portanto o ideal seria escolher entre a 2a ou 3a hipótese.

    O que me sugerem entre essas 2?


    Obrigado
  2.  # 2

    Perante, toda descrição que faz, coloque BC de baixa temperatura, ao fazer pelo menos 55 a 60 graus, para agora será suficiente e já fica para depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JorgFonseca
  3.  # 3

    Minha opinião é instalar, na ordem dos 8kw. Apenas se tiver possibilidade de colocar, caso não tenha, torneiras nos radiadores com cabeças termostatizaveis.
  4.  # 4

    E fazer apenas uma limpeza ao circuito?
    Quando quiser colocar o radiante coloca um sistema completo em que tudo esteja projectado para funcionar em conjunto...
  5.  # 5

    atenção que uma qualquer bomba de calor para fazer AQS precisa de um deposito pelo que dificilmente cabe no actual local da caldeira.

    uma qualquer bomba de calor de baixa temperatura consegue dar conta do recado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JorgFonseca
  6.  # 6

    Também usa fogão de gás?

    Eu ponderava uma caldeira nova de condensação.

    Daqui a 7 ou 8 anos mete tudo novo
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 7

    Bom dia, aproveito este tópico para tirar umas duvidas.
    Tenho um recuperador de calor a agua, par aquecimento a radiadores (92 elementos mais 2 toalheiros). Será possível colocar bomba de calor que faça AQS e que aqueça os radiadores, deixando o recuperador? imaginando por exemplo um dia que esteja por casa ligo o recuperador, e ja nao é preciso gastar luz com a bomba, mas no dia a dia a bomba seria melhor para ligar antes de chegar a casa e ja ter a casa quente.
    O preço para um bomba assim iria para que valores aproximadamente?
  8.  # 8

    Colocado por: Duarte 99Será possível colocar bomba de calor que faça AQS e que aqueça os radiadores, deixando o recuperador?
    sim

    Colocado por: Duarte 99O preço para um bomba assim iria para que valores aproximadamente?
    depende de muitos factores nomeadamente localização, isolamento térmico do imóvel e a tubagem existente.
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvessim

    depende de muitos factores nomeadamente localização, isolamento térmico do imóvel e a tubagem existente.


    Localização e na zona de Braga, com 6cm de capoto e vidro duplo 6mm + 44.1mm. a tubagem poderá ser passada pela cave visto ter acesso ao recuperador pelas traseira e já termos deixado um tubo de 75 (Se não me engano) para a cave caso algum dia pensasse fazer algo do gênero.
    Terei de contar com mais de 5mil euros para a bomba?
  10.  # 10

    Colocado por: Duarte 99Terei de contar com mais de 5mil euros para a bomba?
    tem que ser uma BC de alta temperatura, conte com 8.000 a 10.000€, ou se quiser ligar todos os dia o recuperador pode optar por uma de baixa temperatura somente para manter algum calor durante o dia.
  11.  # 11

    Colocado por: nasys007Minha opinião é instalar, na ordem dos 8kw. Apenas se tiver possibilidade de colocar, caso não tenha, torneiras nos radiadores com cabeças termostatizaveis.


    essas torneiras podem ser colocadas em radiadores de aluminio antigos? se calhar o mais correcto seria ir aos poucos trocando estes radiadores antigos por radiadores de baixa temperaturas (esses sim costumam ter termostato).
  12.  # 12

    Colocado por: manelvcE fazer apenas uma limpeza ao circuito?
    Quando quiser colocar o radiante coloca um sistema completo em que tudo esteja projectado para funcionar em conjunto...


    é realmente a melhor opcao no sentido puramente financeiro a curto prazo. Mas se quisesse "fechar os olhos" ao investimento vejo-me mais confortavel com um Sistema moderno e sem gas ...e preparado para o futuro.
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvesatenção que uma qualquer bomba de calor para fazer AQS precisa de um deposito pelo que dificilmente cabe no actual local da caldeira.

    uma qualquer bomba de calor de baixa temperatura consegue dar conta do recado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JorgFonseca


    Felizmente neste caso cabe. A casa foi feita com um espaco bem grande para a atual caldeira a gas que esta ligada a um grande deposito de agua para AQS. Esse espaco tem 1.2m largura por 75cm profundidade e 2.5m de Altura...portanto cabe bem uma BC.
  14.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoTambém usa fogão de gás?

    Eu ponderava uma caldeira nova de condensação.

    Daqui a 7 ou 8 anos mete tudo novo
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Ja nao ha nada no apartamento a gas a nao ser a caldeira. colocar uma BC seria uma oportunidade de ter menos um contrato (o de gas) e ter tudo no de electricidade.
  15.  # 15

    Colocado por: JorgFonsecaFelizmente neste caso cabe. A casa foi feita com um espaco bem grande para a atual caldeira a gas que esta ligada a um grande deposito de agua para AQS. Esse espaco tem 1.2m largura por 75cm profundidade e 2.5m de Altura...portanto cabe bem uma BC.
    então pode usar uma bomba de calor baixa temperatura com um deposito para AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JorgFonseca
  16.  # 16

    Colocado por: JorgFonseca

    essas torneiras podem ser colocadas em radiadores de aluminio antigos? se calhar o mais correcto seria ir aos poucos trocando estes radiadores antigos por radiadores de baixa temperaturas (esses sim costumam ter termostato).

    Radiadores baixa temperatura??
    Está querer dizer ventiloconvetores?
  17.  # 17

    Colocado por: nasys007
    Radiadores baixa temperatura??
    Está querer dizer ventiloconvetores?


    Estava a falar de convectores. ou seja radiadores apenas para aquecimento de baixa temperatura (sem ligacao electrica para ventilar) - isto porque se podem instalar exactamente como substitutos dos radiadores antigos.

    Os ventiloconvectores tambem sao opcao caso queira tambem arrefecer, mas requer ligacao electrica em cada um (e creio que algua obra para garantir o "escoar" da condensacao).
    Concordam com este comentário: jorgealves, nasys007
  18.  # 18

    Colocado por: JorgFonsecaEstava a falar de convectores. ou seja radiadores apenas para aquecimento de baixa temperatura (sem ligacao electrica para ventilar) - isto porque se podem instalar exactamente como substitutos dos radiadores antigos.
    correcto, pois obriga a um mínimo de alterações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JorgFonseca
  19.  # 19

    Colocado por: JorgFonseca

    Estava a falar de convectores. ou seja radiadores apenas para aquecimento de baixa temperatura (sem ligacao electrica para ventilar) - isto porque se podem instalar exactamente como substitutos dos radiadores antigos.

    Os ventiloconvectores tambem sao opcao caso queira tambem arrefecer, mas requer ligacao electrica em cada um (e creio que algua obra para garantir o "escoar" da condensacao).
    Concordam com este comentário:jorgealves,nasys007

    Ok, acho uma boa opção.
    Apenas me queria certificar do que se referia.
  20.  # 20

    Obrigado pelas respostas. Consegui concluir que:

    - em termos de custo funcionamento e conforto (eliminar o gas e ter um equipamento modern mais facil de regular), o ideal é colocar uma BC de Baixa Temperatura e ter radiadores de baixa temperatura (os chamados convectores so para aquecimento).

    - em termos de custo total (incluindo instalacao) o ideal é manter a caldeira gas existente (irei demorar muitos anos a recuperar o investimento da BC).

    - Caso instale a BC, no futuro apenas preciso de fazer algo mais se:
    1) os tubos dos radiadores entupirem
    2) precisar mesmo de arrefecimento na casa (pelo que me apercebi no verao passado, dado ser muito desabrigada, abrindo as janelas das pontas das casa consegue sempre corer algum vento visto ser numa zona alta e nao muito distante do rio).
    Nesse caso teria de colocar Ventilo Convectores OU Anonimo18072022A (alimentados pela BC).

    Escapou-me algo?
 
0.0218 seg. NEW