Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva.
    Caros,
    Iniciei uma construção em formato chave a mão de uma moradia T3 150m2 em Porto Salvo (Oeiras) (3 Quartos, 3 Casas de Banho, 1 Sala/Cozinha e 1 Escritório)

Estou a tentar perceber se o construtor começou a obra de má fé.

Os valores (com IVA):.

- Projectos: 12.500 EUR (entregámos as plantas da casas à arquitecta já feitas (PDF))
    - Construção: 245.000 EUR (inclui maximo de 35.000 EUR para materiais de acabamentos (janelas, cozinhas, chão, portas, etc..)
    - Terreno: 280m2 (100.000 EUR)

A minha questão:

Consideram os 245.000 EUR de construção um valor razoável? (aprox. 1300 EUR / m2)
    Os 35K para acabamentos não chegaram, visto que ficamos com 2K para o chão flutuante da casa toda, 2K para as 3 casas de banho, 5K para a cozinha e os orçamentos que tivemos foram muito fora desses limites.

Resumindo vamos ter que pagar mais 35K para ter uma cozinha, chão e casas de banho de acordo com a casa (qualidade média).

Cumprimentos,
    Cláudio T
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Colocado por: claudiotxViva.
    Caros,
    Iniciei uma construção em formato chave a mão de uma moradia T3 150m2 em Porto Salvo (Oeiras) (3 Quartos, 3 Casas de Banho, 1 Sala/Cozinha e 1 Escritório)

- Projectos: 12.500 EUR (entregámos as plantas da casas à arquitecta já feitas (PDF))
    - Construção: 245.000 EUR (inclui maximo de 35.000 EUR para materiais de acabamentos (janelas, cozinhas, chão, portas, etc..)

A minha questão:

Consideram os 245.000 EUR de construção um valor razoável? (aprox. 1300 EUR / m2)
    Os 35K para acabamentos não chegaram, visto que ficamos com 2K para o chão flutuante da casa toda, 2K para as 3 casas de banho, 5K para a cozinha e os orçamentos que tivemos foram muito fora desses limites.

Resumindo vamos ter que pagar mais 35K para ter uma cozinha, chão e casas de banho de acordo com a casa (qualidade média).

Cumprimentos,
    Cláudio T

Por esse preço a não ser que o tempo seja factor determinante. Consegue provavelmente arranjar melhores construções do modo tradicional pelo mesmo preço...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  4.  # 3

Colocado por: claudiotxEstou a tentar perceber se o construtor começou a obra de má fé.

em qualquer negocio nunca acredite cegamente na seriedade cega da outra parte. Se o construtor começou de má fé. Isso é dificel de provar. Se você foi ingénio. Acredito que sim.

12.500 para projectos. chegava e sobrava para um projecto feito à medida de si, já com projecto de execução e tudo. Tomara muitos arquitectos aqui de forum levar esses valores para uma moradia "normal"

35.000 para acabamentos. claramento insuficiente. Se a moradia tiver vãos grandes, é bem provalve, ser apenas esse o valor para a caixilharia.

deduzo que já tenha assinado um contracto com esse construtor? certo? veja o custo de o rescindir. Isso para começar assim prevejo grandes dores de cabeça até ao fim da obra.
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

6.  # 4

Colocado por: claudiotx- Construção: 245.000 EUR (inclui maximo de 35.000 EUR para materiais de acabamentos (janelas, cozinhas, chão, portas, etc..)

CREDO !!!

Saia de casa, agora não convém muito, escolha os materiais que quer aplicar na casa e depois é que pede orçamentos aos empreiteiros. Caso pretenda trabalhar com plafons, tem que ser você a definir os plafons e não os empreiteiros, a casa é sua, e não é um empreiteiro que lhe vai dizer o que é que você tem para gastar.
  7.  # 5

E é lsf ou uma pseudo invenção nos isolamentos é sistema construtivo?
    • RCF
    • 5 Abril 2020

# 6

Caros,

A minha questão:

Cumprimentos,
    Cláudio T

Trata-se de uma zona onde a construção é cara.
    Sem conhecermos o projeto, é difícil ter uma opinião mais avalizada. Ainda assim, direi que os 1300€/m2 é razoável para uma construção de qualidade média, mas os 35k será curto para os acabamentos, o que fará aumentar o preço por m2, no final
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 7

Esses valores a começar pelos 12500 euros para projecto, 245000 para construção, mas onde só incluem 35k para acabamentos, parece-me exagerado, tendo em conta que a casa só tem 150 m2.

Deveria ter pedido mais orçamentos. Se ao fim de 4-5 orçamentos todos viessem com esse valor, então é porque são os preços praticados em Oeiras. Mas parece-me caro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 8

Obrigado pelas vossas respostas.

A obra começou em Outubro de 2019 e está esta neste momento a 45% (acabaram de passar cabos eléctricos e tubos para as casas de banho, ainda não tem paredes).

- O que ganharia em rescindir? Assinei o contrato com o construtor. De acordo com o banco e eu a obra está a 45% mas o construtor diz que já está a 70% alegando o custo da estrutura LSF de 2 pisos (70m2 por piso), logo iria perder dinheiro.

Outro ponto: o construtor quer sempre dinheiro adiantado (i.e. se vou entrar na fase das paredes, você que me dê mais 25% antes de eu entrar).

Cumprimentos,
    Claudio
  10.  # 9

Colocado por: HAL_9000Esses valores a começar pelos 12500 euros para projecto, 245000 para construção, mas onde só incluem 35k para acabamentos, parece-me exagerado, tendo em conta que a casa só tem 150 m2.

Deveria ter pedido mais orçamentos. Se ao fim de 4-5 orçamentos todos viessem com esse valor, então é porque são os preços praticados em Oeiras. Mas parece-me caro.

Usei este construtor porque ele estava a construir as casas dos vizinhos.. assim já lá tinha toda a logística.
    Não pedi outros orçamentos devido a timings (crédito construção e terreno) e ao ponto anterior.
  11.  # 10

pensei que a obra estivesse num estado mais inicial.

o normal é o construtor ir fazendo a obra avançar e o DO vai pagando os trabalhos feitos e não como refere em que tem que ir adiantando o dinheiro para o construtor avançar. Porque assim ou tem capitais próprios para andar com o dinheiro à frente ou não consegue construir a casa, ja que o banco só liberta as tranches mediante o que está feito.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  12.  # 11

Normalmente o banco apenas liberta uma tranche considerável após licença de habitabilidade.

Isto está confuso, explique melhor o que está incluído nos 210k?

Estranho esses 70% vs os 40% do banco.
  13.  # 12

A boa notícia é que acho que já percebeu que pode ter um grande problema em mãos.
    Concordam com este comentário: claudiotx
  14.  # 13

Pior é que que fico com a sensação que muitos clientes querem construir em LSF atrás de umas modas, tal como os pré-fabricados, contentores, casas móveis, casas em madeira. Depois querem tudo igual a uma casa "tradicional" perdendo as eventuais vantagens que cada sistema poderia trazer.... E no fim de contas essas vantagens afinal não é nada do que procuram... No final, concluem que sempre quiseram uma casa tradicional.
  15.  # 14

Não pague mais nada..senao não vai conseguir acabar a obra.

Que diz o fiscal que você contratou?
  16.  # 15

Caros,

A minha questão:

Cumprimentos,
    Cláudio T

Boa noite Claudio,

É assim 35k para acabamentos onde se inclui janelas, estores (caixilhos), carpintaria em geral (portas, escadas, roupeiros, etc, cozinhas, etc... Sinceramente acho curto. Agora não sei quantas janelas leva a sua casa nem vãos, não sei ve vai levar estores... não sei quantos roupeiros e portas leva e que madeira está a pensar usar, mas só para uma caixilharia média alta (nada topo de gama) anda por volta dos 15k-16k, cozinha facilmente chega aos 10k e a nível de carpintaria também facilmente chega aos 15k... Agora volto a dizer não sei quantas janelas ao todo são e tipo de material a usar, que cozinha está a pensar montar, etc... já para não entrar no chão flutuante que é um mundo com vários preços e w.c's...
    A minha opinião mto pessoal, 1300€ m/2 em LSF está caro. Ainda por cima com essas limitações. Eu sei que a construção está em alta, ou melhor estava até aparecer agora o coronavirus... mas mesmo assim valores altos.
    Eu também estou actualmente a construir perto dessa zona e estou a entrar na fase dos acabamentos, se tiver algumas dúvidas diga alguma coisa. Posso sempre tentara ajudar.
    Cumprimentos
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

• eu
    • 5 Abril 2020

# 16

Colocado por: claudiotx(inclui maximo de 35.000 EUR para materiais de acabamentos (janelas, cozinhas, chão, portas, etc..)

35000 euros para isso tudo? Isto é claramente uma armadilha.
  18.  # 17

Anda tudo louco...
    12500€ por projecto?

245mil uiii espero q seja com iva...

Inicialmente ia construir a minha em LSF, 2 anos atrás com promessas de 700€ o m2.
    Na altura dos orçamentos nunca baixou dos 1000€ m2. Para mim nessa altura deixou de fazer sentido construir em LSF com valor mais caro que alvenaria. É uma parvoíce! A moda pegou e o pessoal pago algo sobrevalorizado, algo que faz todo sentido ser mais econômico.

Nessa altura desisti do LSF e abandonei o projecto inicial foi arquiteta tudo po lixo. Perdi 1 ano nesta brincadeira..

Com um novo gabinete de arquitetura inicie novo projecto Neste momento estou com construção a iniciar em alvenaria. Com um preço a rondar os 750€ m2. 2Pisos + cave.

Mas recebi orcamentos muito caros tive orcamentos a 1200€ m2
    A construção está muito cara...mas ainda se arranja a um preco decente. Evitar ir a empresas com muita visibilidade ou cheias de intermediários. Sei de um caso que pagaram 50% de adjudicação numa obra que já vai com 5 meses de atraso e foi iniciada só para acalmar os donos da obra com constructor duvidoso..

Pode ser que agora acalme um bocado o mercado.
    Concordam com este comentário: PCPNP
  19.  # 18

o elastic andava a ganhar muito ou pouco?
  20.  # 19

Eu não acho excessivamente caro....acho é que foi enganado, porque não está a pagar 1300€. Só depois de ultrapassada essa armadilha dos acabamentos é que sabe quanto vai dar...

Uma curiosidade - qual a espessura do "esferovite" do isolamento exterior?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  21.  # 20

Isto e literalmente por-se a jeito. Boa sorte, vai precisar. Como é que se aceita um orçamento desse tipo? Não estou a dizer que está caro ou barato, apenas que não sabe nada sobre o que está a comprar.

Enfim... Gira o estrago o melhor que puder, mas não se augura nada de bom.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">