Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a criar este tópico pois creio haver alguma falta de informação no fórum sobre esta área em concreto.
    Quando iniciei a construção da minha moradia, tinha idealizado aplicar Paines de Leds embutidos, é algo que está na moda e muito usual na minha zona de construção.

    Porém aqui no fórum foram me abrindo os olhos nesse aspeto e é quase unânime por aqui que um aro encastravel e uma luz GU é melhor opção tanto a nível visual como de incidência de luminosidade.

    Pois bem isto para mim é um mundo novo. Só sei que zonas de lazer/descanso deve ser luz 3000K e zonas de afazeres 4000K.

    As minhas pincipais duvidas prendem se fundamentalmente com o tipo de aro que se deve aplicar para cada situação / compartimento aros fixos ou basculantes? Tenho também algumas dúvidas relativas ao ângulo de incidência da lâmpada que se deve usar para cada efeito/compartimento?

    Aproveitaria também para perguntar quais as marcas de melhor qualidade / fiabilidade que existem no mercado.

    Muito obrigado, e que se abra o debate.
  2.  # 2

    A vantagem das lâmpadas GU10 relativamente aos painéis led, é que se não gostar da intensidade da luz, da cor, ângulo, etc, com uns trocos e com pouquíssimo trabalho, altera isso.
    Quanto a marcas, isso é tão barato que qualquer coisa serve, se avariar troca-se....não perca tempo com isso.
  3.  # 3

    Colocado por: PicaretaA vantagem das lâmpadas GU10 relativamente aos painéis led, é que se não gostar da intensidade da luz, da cor, ângulo, etc, com uns trocos e com pouquíssimo trabalho, altera isso.
    Quanto a marcas, isso é tão barato que qualquer coisa serve, se avariar troca-se....não perca tempo com isso.

    Deduzo então que me aconcelha aros basculantes em todo o lado, pois tanto posso ter a direito como a evidenciar algo correto?
  4.  # 4

    Colocado por: Leao91Deduzo então que me aconcelha aros basculantes em todo o lado, pois tanto posso ter a direito como a evidenciar algo correto?

    Isso depende dos seus gostos, eu não percebo nada de decoração...nem de iluminação.
  5.  # 5

    Que eu saiba GU10 é apenas o tipo de casquilho(encaixe).
    Concordam com este comentário: Leao91
  6.  # 6

    Colocado por: VarejoteQue eu saiba GU10 é apenas o tipo de casquilho(encaixe).
    Concordam com este comentário:Leao91

    Sim é, mas dentro desse casquilho gostaria de saber quais as melhores varientes e quais tipos de ângulos se adequam mais para cada contexto.

    E caso quem tenha, que marcas aconcelham relação qualidade/preço.
  7.  # 7

    • Leao91
    • 10 abril 2020 editado

     # 8

    Comecei a explorar este mundo da pior maneira, comprei lâmpadas teste como tendo 560 lumens, vou a testar com o meu telemóvel e a +/- 2 mts de distancia apenas chegavam aos 130/140 lumens. Testei outra que já tinha em casa que a marca anunciava 375 lumens e no mesmo sitio exactamente consegui chegar aos 280 lumens.
    Por isso nada melhor que comprar varias de teste, antes de comprar de forma maciça para a casa e depois detestarem o efeito!
  8.  # 9

    Colocado por: Leao91vou a testar com o meu telemóvel

    E isso vale alguma coisa?
  9.  # 10

    Colocado por: Picareta
    E isso vale alguma coisa?

    Sinceramente tinha muitas dúvidas, mas parece que até é fiável, tendo provavelmente uma tolerânciazita de erro. Mas dá para ter uma ideia bastante boa.

    Lux Light Meter é como se chama a aplicação.
  10.  # 11

    Isso não é fiável esqueça..
  11.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoIsso não é fiável esqueça..

    Já experimentou?
    Claro que 100% fiável não é, mas dá para ter uma clara ideia da luminância da lâmpada que é o que me interessa. Óbvio que o ângulo da lâmpada influencia e muito os valores.
  12.  # 13

    Entre lâmpadas led gu10 do ikea de 5w a 6€ 3 unidades e lâmpadas de led gu10 profissionais de 8w a 4,70€ cada. Vale a pena a diferença de preço? A qualidade será muito diferente?
  13.  # 14

    Compare os lumens, angulo do foco. e atenção á temperatura de cor. Isto tuo tem de ser visto conforme as suas necessidades.
    De resto o que descreve pouco ou nada diz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AntónioPSPereira
  14.  # 15

    Colocado por: AntónioPSPereiraEntre lâmpadas led gu10 do ikea de 5w a 6€ 3 unidades e lâmpadas de led gu10 profissionais de 8w a 4,70€ cada. Vale a pena a diferença de preço? A qualidade será muito diferente?


    Diagramas luminosos e índice cri também fazem toda a diferença
  15.  # 16

    Colocado por: RicardoPorto

    Diagramas luminosos e índice cri também fazem toda a diferença

    Podia trocar isso por miúdos?
    A malta assim ainda fica mais confusa (inclusive eu que não pesco muito disto). Cumprimentos
  16.  # 17

    Mas afinal o que pretende iluminar ao certo?
    Andam todos a mandar bitaites teóricos, depois na pratica ninguém sabe o que realmente pretende.

    Coloque uma planta, por exemplo.
  17.  # 18

    O projecto estava pensado assim para Paineis de Led, tudo pensado por mim.
    null

    Agora que o pessoal daqui aconcelha a aplicar luzes GU10, e o preço até fica mais baixo, decidi alterar um pouco, visto a potência serem inferiores e possuírem menos lumens. Penso que assim esteja bom.
    null
  18.  # 19

    Cozinhas e WC´s aconselho downlights led 4000k, no resto para colocar (spot)aros com lâmpadas (GU10), vai ter de subir o número de unidades em relação aos downlights.

    Os downlights para cozinhas e WC, como são de grande ângulo de abertura (160º), dão uma boa distribuição de luz.
    Nos quartos e corredores 3000k, para quem não quer luz "uniforme" e quer mais tipo foco(menor ângulo de abertura, a lâmpadas tem vários ângulos de abertura que pode escolher a gosto.

    De grosso modo concordo com a planta original, podendo alterar nos quartos e corredores de downlights para spots com maior ou menor ângulo de abertura e cor.

    Mas cada um adapta a gosto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leao91
  19.  # 20

    Colocado por: VarejoteCozinhas e WC´s aconselho downlights led 4000k, no resto para colocar (spot)aros com lâmpadas (GU10), vai ter de subir o número de unidades em relação aos downlights.

    Os downlights para cozinhas e WC, como são de grande ângulo de abertura (160º), dão uma boa distribuição de luz.
    Nos quartos e corredores 3000k, para quem não quer luz "uniforme" e quer mais tipo foco(menor ângulo de abertura, a lâmpadas tem vários ângulos de abertura que pode escolher a gosto.

    De grosso modo concordo com a planta original, podendo alterar nos quartos e corredores de downlights para spots com maior ou menor ângulo de abertura e cor.

    Mas cada um adapta a gosto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Leao91


    O segundo exemplo acha mesmo assim curto para (spots) aros + lâmpadas GU10?
    Fiz o cálculo e parece me estar bom, a distribuição é que poderá estar errada digo eu, mas estou aberto a novas sugestões.
 
0.0239 seg. NEW