Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite estou a construir casa e vou querer fazer muro em pedra mais alto para sustento de terras, posso aumentar sem ter que fazer aditamento?
    O muro tem uns 50cm de altura e eu queria aumentar para 2metros
    Mando imagem em anexo para perceberem que tipo de muro é, o muro é o que está do lado direito da casa e vai da casa ao muro de separação de propriedade
      Screenshot_20190703-233125.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Andre25Boa noite estou a construir casa e vou querer fazer muro em pedra mais alto para sustento de terras, posso aumentar sem ter que fazer aditamento?

    Acha que é aqui que resolve o problema?
    Não pagou a alguém para lhe fazer o projecto?
    Não pagou, ou anda a pagar a um director de fiscalização?
    Sabe que no final da obra tem que pedir a autorização de utilização, e precisa de um termo de responsabilidade do director de obra ou do director de fiscalização, a atestar que a obra está executada conforme o projecto aprovado?

    Fale com eles.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Picareta paguei, até já paguei a mais pk não deu o afastamento k devia de dar, e já me enganou tbm pk disse k fazia a 3D e nunca mais fez, é um arquitecto k me enganou bem, não percebe um carago e eu sempre lhe disse k queria o muro mais alto, e agora venho perguntar ao pessoal do site com boa vontade em ajudar, não sabes o k tenho passado com ele por isso se não queres ajudar ou menos não atrapalhe, acho que só está a ser inconveniente com essa interferência...
    Concordam com este comentário: r.v, NTORION
  4.  # 4

    Não pode precisa de alteração ao projeto.

    Se quer isso é à sua responsabilidade

    Aqui ninguém sabe onde é a obra e se na sua Câmara junta freguesia vizinhos etc comem muito cabrito na páscoa....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre25
  5.  # 5

    andre25

    vá com calma, tente ver no regulamento da camara qual a altura máxima que um muro lateral pode ter, por norma as camaras variam entre 1.5 a 2 m
    regra geral um muro lateral cumprindo com as alturas é encarado como uma obra de escassa relevância urbanística e portanto isenta de controle prévio ( licenciamento). excetuando se tiver uma função estrutural de sustentação de terras dos terrenos confinantes
    depois tente saber na camara ( agora vai ser difícil) se pode fazer essa alteração em obra visto que é isenta de licenciamento ou se tem de cumprir até ao fim com o projeto e só depois da licença de utilização poderá fazer essa alteamento do muro
    é pena termos profissionais assim que não prestam o devido serviço aos clientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre25
  6.  # 6

    Se bem percebi, a dúvida não é relativamente ao muros laterais, mas sobre o que assinalo na imagem:
    Concordam com este comentário: Andre25
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre25
      Capture4.PNG
  7.  # 7

    Exatamente, como diz o Ricardo o muro é aquele que ele assinalou na imagem, será k posso aumentar em obra? O arquiteto nos projetos não mencionou a altura desse muro
  8.  # 8

    O muro é aquele que o Ricardo.rodrigues assinalou Marco, eu vou ver no pdm de Paços de Ferreira até que altura pode ir os muros laterais se forem até 2m altura posso levantar aquele até 2m então, ou tenho que pedir primeiro a licença de habitabilidade?
  9.  # 9

    Colocado por: Andre25O muro é aquele que o Ricardo.rodrigues assinalou Marco, eu vou ver no pdm de Paços de Ferreira até que altura pode ir os muros laterais se forem até 2m altura posso levantar aquele até 2m então, ou tenho que pedir primeiro a licença de habitabilidade?


    Isso é dentro da sua propriedade e nem faz extrema, ninguem deve chatear. Sei quem tenha feito bem mais alto numa situação parecida, a diferença é que não se ve da via publica.
    Concordam com este comentário: Andre25
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre25
  10.  # 10

    Ricardo Porto mas nos projetos não tem qualquer medida desse muro, eu agora depois de ter os projetos aprovados é que estou a perceber muita coisa, ele dizia que podia mudar em obra certas coisas e agora disse k se quizer mudar para o avisar pk tem de fazer aditamentos, já me chateei mt com ele não queria chatear-me mais mas não sei
  11.  # 11

    Quanto muito vai em telas finais, e sendo em pedra provavelmente nem isso é necessário (pois são considerados amovíveis), na "minha" câmara, só seria preciso licença se confinar com a via pública.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre25
  12.  # 12

    Colocado por: Andre25Exatamente, como diz o Ricardo o muro é aquele que ele assinalou na imagem, será k posso aumentar em obra? O arquiteto nos projetos não mencionou a altura desse muro


    Se este muro não aparece em nenhum desenho, melhor. Se ele aparece desenhado, então tem medida... os desenhos estão à escala.

    Mas isso deve aparecer nem que seja nos desenhos dos alçados.

    Pode-se mudar o que for considerado obras isentas de controlo prévio, ou seja, basicamente o interior sem alterações da estrutura de estabilidade.

    Alterações exteriores, como esse muro, tem que se fazer comunicação prévia, desde que não alterem a implantação ou sejam de ampliação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre25
  13.  # 13

    Colocado por: Andre25por isso se não queres ajudar ou menos não atrapalhe, acho que só está a ser inconveniente com essa interferência...

    Mantenho o que disse, e volto a dizer-lhe, você tem que falar com o DT ou o DF, aquele que assinar o termo de responsabilidade para a emissão da autorização de utilização, é que se você faz o muro sem falar com ele, no final ele pode recusar-se a assinar o termo de responsabilidade e você fica com o menino nas mãos.
    Há pessoas neste forum que não merecem a ajuda que lhe dão.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  14.  # 14

    Colocado por: NTORIONQuanto muito vai em telas finais, e sendo em pedra provavelmente nem isso é necessário (pois são considerados amovíveis), na "minha" câmara, só seria preciso licença se confinar com a via pública.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Andre25

    Ntorion e era mesmo em pedra k queria fazer
  15.  # 15

    Colocado por: brunomrosa

    Se este muro não aparece em nenhum desenho, melhor. Se ele aparece desenhado, então tem medida... os desenhos estão à escala.

    Mas isso deve aparecer nem que seja nos desenhos dos alçados.

    Pode-se mudar o que for considerado obras isentas de controlo prévio, ou seja, basicamente o interior sem alterações da estrutura de estabilidade.

    Alterações exteriores, como esse muro, tem que se fazer comunicação prévia, desde que não alterem a implantação ou sejam de ampliação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Andre25

    Mal se vê, mando aqui a foto dos alçados, sempre disse ao arquiteto que queria aproveitar a parte de trás, mas ele ensistiu em fazer assim, agora é que começo a ver pk acho que é para depois me cobrar aditamentos...
      Screenshot_20200408_223153.jpg
      Screenshot_20200408_221925_com.google.android.apps.docs.jpg
  16.  # 16

    Tem um monte que o leva ao piso 1 nas traseiras?
  17.  # 17

    Colocado por: brunomrosaTem um monte que o leva ao piso 1 nas traseiras?

    Bruno Sim tem, o terreno é a subir, dum lado tenho que fazer acesso para subir, mas do outro queria plano ou quase plano dá mais aproveitamento na parte de trás, mas o arquiteto diz que não dá, então fez ali aquele monte, a máquina vai para lá amanhã mas não vai desterrar para ficar ali aquela montanha, enfim...
  18.  # 18

    E a casa tem paredes em Betão armado para segurar essa montanha?

    É que tem que desaterrar para construir e voltar a aterrar para ficar assim.. Vai pagar 2 vezes..
    Concordam com este comentário: Andre25
  19.  # 19

    E parece muito íngrime.
    Concordam com este comentário: Andre25
  20.  # 20

    Colocado por: brunomrosaE parece muito íngrime.
    Concordam com este comentário:Andre25

    Pois é Bruno, ainda ontem estive lá a fazer o desterro, e mais uma surpresa a casa está muito funda, a rua sobe um bocado e na parte da garagem está a descair para dentro, será que posso fazer aditamento e deixar a casa mais alta 20cm? 20 ou 25 mais alta já não ficava uma rampa tão íngreme para trás assim vai ficar a pique
 
0.0222 seg. NEW