Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como poderei regularizar esta laje aligeirada coberta de betão c25/30?
    O betão foi aplicado em dia de chuva e os finos escorreram.
    Posso regularizar com malhasol e cimento Portland?

    Estamos a falar de uma área extensa e de espessuras variáveis, existindo várias "covas", pois vai ser toda regularizada (aplanada) e "endireitada".
    O trabalho fica bem executado com cimento Portland e malhasol?
    É material indicado ou existem massas específicas para o efeito?

    Quero impedir futuras fissuras.

    por cima serão depois aplicadas vigotas de cimento e poliuretano expandido. Se o cimento se "der", o revestimento também ficará comprometido.

    Obrigado desde já
      IMG_03132.jpg
      IMG_03122.jpg
      IMG_03102.jpg
  2.  # 2

    Eu fazia uma betonilha simples. Nos casos em que tem covas profundas, o melhor seria mesmo betão leve, em leca, com betonilha por cima para regularizar a rugosidade da leca. Deverá ser mais do que suficiente.
  3.  # 3

    Colocado por: JDPSEu fazia uma betonilha simples. Nos casos em que tem covas profundas, o melhor seria mesmo betão leve, em leca, com betonilha por cima para regularizar a rugosidade da leca. Deverá ser mais do que suficiente.


    E malhasol?
    • JDPS
    • 8 abril 2020 editado

     # 4

    Colocado por: pagaimo

    E malhasol?


    Epá... Isso é uma laje. Se estiver devidamente armada, não terá grandes deslocamentos, logo não irá fissurar. Se a espessura da betonilha não for elevada, e uma vez que vai levar revestimento por cima, incluindo as respectivas colas, não vejo necessidade nenhuma. É só gastar mais dinheiro para, com grande probabilidade, resolver um 'não problema'.
  4.  # 5

    Reparei agora que referiu que a laje é inclinada. É laje de cobertura ou alguma rampa de acesso a qualquer coisa?
  5.  # 6

    Faz as ripas com argamassa diretamente em cima disso.
    Concordam com este comentário: smart
  6.  # 7

    Colocado por: JDPSReparei agora que referiu que a laje é inclinada. É laje de cobertura ou alguma rampa de acesso a qualquer coisa?


    É a laje de cobertura
    É aligeirada e levou uma camada de betão por cima
      IMG_02052.jpg
      IMG_02042.jpg
    • JDPS
    • 8 abril 2020 editado

     # 8

    Colocado por: pagaimo

    É a laje de cobertura
    É aligeirada e levou uma camada de betão por cima


    Tem um sótão habitável? Pensava que era uma laje plana. Se é a laje de cobertura que revestimento está a falar? Telha, subtelha, ripado? Se é isso, não esteja preocupado com fendilhações e malhasol. Pensava que era um qualquer revestimento cerâmico, que mesmo assim, aplicando betonilha, eu não punha malhasol.

    Vi agora as fotografias, se tem uma boa solução de cobertura, com telha, subtelha e ripado, não esteja preocupado com isso. Colmate só as zonas em que tem as tais covas com uma argamassa simples.
  7.  # 9

    Colocado por: PicaretaFaz as ripas com argamassa diretamente em cima disso.


    Está muito irregular e por exemplo num pano existem desníveis de uma ponta à outra na casa dos 4 cms.
    Ou seja, numa ponta iriam assentar vigas praticamente com nenhuma altura de cola e na outra ponta com essa altura + 4cms.
    E no ponto de encontro com a laje maciça está pior ainda.
      IMG_0286.jpg
      IMG_03192.jpg
      IMG_0287.jpg
  8.  # 10

    Colocado por: JDPS

    Tem um sótão habitável? Pensava que era uma laje plana. Se é a laje de cobertura que revestimento está a falar? Telha, subtelha, ripado? Se é isso, não esteja preocupado com fendilhações e malhasol. Pensava que era um qualquer revestimento cerâmico, que mesmo assim, aplicando betonilha, eu não punha malhasol.

    Vi agora as fotografias, se tem uma boa solução de cobertura, com telha, subtelha e ripado, não esteja preocupado com isso. Colmate só as zonas em que tem as tais covas com uma argamassa simples.


    Neste momento é só ripado, poliuretano projetado depois da aplicação das vigotas e telha. (já tive subtelha e ripado mas retirei por sugestão do empreiteiro- foi uma burrice mas está feita)

    O sótão não é habitável, só para arrumos; o revestimento térmico será feito com poliuretano projetado na laje do sótão.
  9.  # 11

    E como vai resolver a ponte térmica nas vigotas?

    As vigotas tem 11cm de altura vai colocar 11cm de poliuretano?

    Eu nem fazia nada.. Calçava onde necessário ao assentar a vigota com uns omegas ou madres com auto roscante de betao
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  10.  # 12

    Colocado por: pagaimoEstá muito irregular e por exemplo num pano existem desníveis de uma ponta à outra na casa dos 4 cms.
    Ou seja, numa ponta iriam assentar vigas praticamente com nenhuma altura de cola e na outra ponta com essa altura + 4cms.

    Não assenta vigas nenhumas, faz isso com argamassa, que ficam umas "vigas" com espessura variável.
  11.  # 13

    Mas isto são soluções utilizadas há mais de 20 anos, actualmente os telhados tem que levar isolamento continuo.
  12.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoE como vai resolver a ponte térmica nas vigotas?

    As vigotas tem 11cm de altura vai colocar 11cm de poliuretano?

    Eu nem fazia nada.. Calçava onde necessário ao assentar a vigota com uns omegas ou madres com auto roscante de betao


    Não se resolve!

    Vai levar outra camada na laje de piso de sótão de poliuretano projetado com 4cm para fazer o barramento térmico

    O sótão é apenas para arrumos
  13.  # 15

    Entretanto isto só está acordado verbalmente.
    Já elaborei documento por escrito e enviei à empresa a dar-lhes um prazo para regularizarem isto e a forma como o executar ( regularizar a laje com betonilha, assentar vigotas de cimento e projetar o poliuretano), etc...
    Exigi resposta por escrito e caso não cumpram ou não respondam a ideia é retirar esta empresa da obra pois já é o terceiro erro e ainda estamos no bruto.

    Não tenho contrato assinado, apenas concordei e assinei o orçamento, mas o orçamento não tem anexos nenhuns ( projeto....), em último caso é sempre a palavra dele contra a minha.

    Ou cumpre ou desanda.
  14.  # 16

    Colocado por: PicaretaMas isto são soluções utilizadas há mais de 20 anos, actualmente os telhados tem que levar isolamento continuo.



    É verdade e por isso vai ser reforçado o isolamento na laje de piso do sótão com mais uma camada de 4 cm.
  15.  # 17

    Epa isso que está a dizer nem cumpre o projeto térmico.

    Contrate um fiscal e peça ajuda.. assim não vai lá
  16.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoEpa isso que está a dizer nem cumpre o projeto térmico.

    Contrate um fiscal e peça ajuda.. assim não vai lá


    Neste momento estou à espera que a empresa responda por escrito ( ando farto de acordos “verbais”) comprometendo- se a regularizar os defeitos e a executar uma solução por eles proposta no sentido de me garantirem impermeabilização e isolamento ( a solução proposta foi a do poliuretano ) ; quero garantia da eficácia desta solução até porque foram eles que propuseram; eu aceitei, mas com determinadas condições e quero que essas condições e garantias sejam escritas.

    Ando desde novembro a “pedir” para assinarmos o contrato de empreitada. Negam sempre.

    Apesar de não ter contrato assinei e concordei com um orçamento ( apesar de ser muito inespecifico pois não possui anexos nem pormenores, tais como projeto, materiais em pormenor....), no entanto não posso simplesmente mandá-lo embora, por muito que seja a minha vontade, mas com calma e passos certos, não é impossível, até porque eles agora suspenderam as obras e não me avisaram de nada.
    Dei-lhes um prazo de 20 dias para executarem as reparações de acordo com o que foi dito verbalmente ( eles pediram que eu enviasse um mail a dizer que queria poliuretano e vigotas na laje- como é óbvio não caí nesta esparrela- desta vez foi tudo por escrito, desde os pormenores que devem usar para as reparações, tal
    Como as propostas que eles fizeram e não eu, apesar de ter concordado; e que concordo com o proposto desde que existam garantias da solução proposta- por escrito).
    Dei conhecimento ao DT informando-o também para ficar tudo registado em livro de obra ( que está na minha posse felizmente) bem como para o atualizar ( desatualizado desde 03-02-2020)
    Exigi também por escrito que este se responsabilizasse pelas propostas apresentadas ( uma vez que ele trabalha para o empreiteiro e até hoje só no dia 06-04-2020 foi à obra a meu pedido para lhe dar conhecimento da bosta que lá estava).

    Eu próprio ainda não sei se o empreiteiro vai aceitar estas condições e continuar a obra.

    Não vou contratar já uma empresa para fiscalizar enquanto não tiver resposta a esta questão, pois se ele sair e tiver de travar uma batalha legal, sei que ainda demora tempo ( apesar de existirem soluções para que possa tirar o alvará dele da câmara e contratar outra empresa para construir, independentemente do litígio, pois isso não me pode impedir de continuar a obra)

    Vou abrir um tópico para solicitar opinioes de forma a conseguir mandar embora um empreiteiro duma obra ( penso ser importante para todos)
  17.  # 19

    Colocado por: pagaimoEntretanto isto só está acordado verbalmente.
    Já elaborei documento por escrito e enviei à empresa a dar-lhes um prazo para regularizarem isto e a forma como o executar ( regularizar a laje com betonilha, assentar vigotas de cimento e projetar o poliuretano), etc...
    Exigi resposta por escrito e caso não cumpram ou não respondam a ideia é retirar esta empresa da obra pois já é o terceiro erro e ainda estamos no bruto.

    Não tenho contrato assinado, apenas concordei e assinei o orçamento, mas o orçamento não tem anexos nenhuns ( projeto....), em último caso é sempre a palavra dele contra a minha.

    Ou cumpre ou desanda.


    Sendo só para arrumos, aplique agora ou mais tarde uma solução de isolamento sobre a laje, de preferência à base de la de rocha.
  18.  # 20

    Nota: depois do poliuretano aplicado va com um prego conferir a espessura do aplicado
 
0.0229 seg. NEW