Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Recentemente adquiri uma moradia em que o sistema de aquecimento de aguas é feito por termoacumulador, que já tem alguns anos e se encontra em mau estado.
    Estava a pensar em substituir por uma bomba de calor, uma vez que os meus conhecimentos nesta área são praticamente nulos, alguém me pode ajudar e recomendar alguma marca?
    E que capacidade será adequada a 2 casas de banho e uma cozinha?
    Dou preferencia à eficiência e fiabilidade.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Valerá apena mudar!?
    quantas pessoas são?
    O TE actual tem quantos litros?
    está em maus estado, em que sentido?
    quanto gasta de electricidade por mês?
    Qual o modelo de TE que possui?
    e já agora, a moradia tem quantos anos, ou quantos anos terá a canalização de agua quente?
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasValerá apena mudar!?
    quantas pessoas são?
    O TE actual tem quantos litros?
    está em maus estado, em que sentido?
    quanto gasta de electricidade por mês?
    Qual o modelo de TE que possui?
    e já agora, a moradia tem quantos anos, ou quantos anos terá a canalização de agua quente?


    Valerá apena mudar!? Não sei, estou aberto a sugestões, como referi tenho poucos conhecimentos nesta área.
    quantas pessoas são? Somos 4
    O TE actual tem quantos litros? 100 Litros
    está em maus estado, em que sentido? Está avariado e apresenta sinais de corrosão.
    quanto gasta de electricidade por mês? É uma casa de férias, como adquiri há pouco tempo não consigo quantificar.
    Qual o modelo de TE que possui? Não consigo ver a marca, pois está em posição horizontal e metido num tipo de alçapão.
    e já agora, a moradia tem quantos anos, ou quantos anos terá a canalização de agua quente? A moradia tem mais de 70 anos, a canalização e o TE têm pelo menos 15 anos, data em que foram feitas obras de renovação.
  4.  # 4

    Um bom TE com cuba em cobre ( por exemplo da VIDEIRA), custa cerca de 400€, vai gastar cerca de 1€/dia em electricidade.
    Uma BC de 90l/ 110l, deverá custar uns 1200€ a 2000€, possivelmente gastará uns 0.40€/dia...Se tiver de utilizar a resistência eléctrica de backup, vai passar a gastar o mesmo que o TE.
    leia aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/15194/1/diario-bomba-calor-aqs-90-litros/

    em qq dos caso o deposito na vertical tem melhor desempenho/ estratificação.
    são opções.. compensará a BC face um TE, inclusive na questão da manutenção( maior complexidade do sistema, ruido, anodo de magnésio)?

    Não tenho mais nada a dizer, ficam estas questões no ar.
    Boa páscoa.
    Concordam com este comentário: Costa53, ricat
  5.  # 5

    Obrigado pelas sugestões. Boa Páscoa!
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasUm bom TE com cuba em cobre ( por exemplo da VIDEIRA), custa cerca de 400€, vai gastar cerca de 1€/dia em electricidade.
    Uma BC de 90l/ 110l, deverá custar uns 1200€ a 2000€, possivelmente gastará uns 0.40€/dia...Se tiver de utilizar a resistência eléctrica de backup, vai passar a gastar o mesmo que o TE.
    leia aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/15194/1/diario-bomba-calor-aqs-90-litros/

    em qq dos caso o deposito na vertical tem melhor desempenho/ estratificação.
    são opções.. compensará a BC face um TE, inclusive na questão da manutenção( maior complexidade do sistema, ruido, anodo de magnésio)?

    Não tenho mais nada a dizer, ficam estas questões no ar.
    Boa páscoa.


    Estou de acordo com tudo que diz, apenas os consumos para 4 pessoas, poderão ser mais de 1,3€ cilindro para 0,35€ BC, mas sem dúvida para utilização como férias, ideal é instalar outro cilindro, preferência vertical de 100 ou 150l.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RipaHT
  7.  # 7

    Pois os consumos dependem de muita coisa, CONCORDO.
    Dos hábitos e frequência de utilização de AQS, das perdas térmicas na rede de distribuição, da temperatura de entrada de agua fria... (a zona do pais tem influência), da utilização ou não de misturadoras termoestaticas e redutores de caudal nos banhos... e do tarifário de electricidade!!!
    Concordam com este comentário: nasys007
  8.  # 8

    Outro pormaior, quanto maior o deposito, mais ineficiente é o sistema, tambem mais tempo a te ter agua quente com temperatura suficiente, assim como o tempo de reposição.
  9.  # 9

    Obrigado pelas sugestões. Acho que faz mais sentido substituir por um termoacumulador novo!
  10.  # 10

    Se for casa de ferias... menos sentido fará a BC, e até poderá fazer sentido ir para um TE, mais barato ( até 250€). Um ARISTON, por exemplo...
    um desta serie
    https://www.ariston.com/pt/pro1_eco_dry_multis
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RipaHT
  11.  # 11

    Casa de férias é gás de botija
  12.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoCasa de férias é gás de botija

    Também tem razão.. mas há pessoas que não querem gás. Ou, chatearam-se do gás. Com o g+as tem a agua quente.. instantaneamente e desde que haja gás, a agua quente não esgota.
  13.  # 13

    Sinceramente prefiro uma solução que não passe pela bilha de gás...
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasSe for casa de ferias... menos sentido fará a BC, e até poderá fazer sentido ir para um TE, mais barato ( até 250€). Um ARISTON, por exemplo...
    um desta serie
    https://www.ariston.com/pt/pro1_eco_dry_multis
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RipaHT


    Pode dar algum feedback da fiabilidade destes TE Ariston? Ou foi uma apenas uma sugestão?
    Obrigado
  15.  # 15

    Colocado por: RipaHT

    Pode dar algum feedback da fiabilidade destes TE Ariston? Ou foi uma apenas uma sugestão?
    Obrigado


    Eu posso dar feedback.
    Tenho dois.
    Ariston Shape Premium 80 litros e Ariston Lydos Eco 80 litros.
    Até à data nada a apontar. O primeiro tem 7 anos. O segundo 6 meses.

    P.S.: o primeiro está numa casa com água muito dura.
  16.  # 16

    Colocado por: Paulo_Santos

    Eu posso dar feedback.
    Tenho dois.
    Ariston Shape Premium 80 litros e Ariston Lydos Eco 80 litros.
    Até à data nada a apontar. O primeiro tem 7 anos. O segundo 6 meses.

    P.S.: o primeiro está numa casa com água muito dura.


    Obrigado pelo feedback. Como referi no post inicial, tenho poucos conhecimentos nesta area, poderia-me dizer se têm algum tipo de manutenção periodica?
  17.  # 17

    Colocado por: RipaHT

    Obrigado pelo feedback. Como referi no post inicial, tenho poucos conhecimentos nesta area, poderia-me dizer se têm algum tipo de manutenção periodica?

    Tem. Substituir o ânodo de magnésio de 2 em 2 anos (este período de tempo dependerá bastante do tipo de água da sua zona. quanto mais dura, mas calcário se vai acumular no ânodo e menor será o intervalo de tempo).
  18.  # 18

    Falta dizer que, antes de ter o Shape Premium, como era para uma casa numa zona com água muito calcária, adquiri um TE da Videira com a cuba em cobre. Durou-me 3 meses. A marca ofereceu-me outro e voltou a não durar mais de outros 3 meses. Até que pedi o dinheiro e investi (menos em relação ao Videira) no Ariston. Até hoje...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RipaHT
  19.  # 19

    Epá oh Paulo... Isso aí deve ser mesmo bera. 3 meses?

    Com Cuba de cobre.
  20.  # 20

    Pelo que andei a ler, estou inclinado para o TE Videira. Foi o melhor TE num teste da DECO e o com menor manutenção.
 
0.0212 seg. NEW