Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Necessito da vossa opinião relativamente a um recuperador a pellets da marca L'Artistico, referência Fratac M14 com possibilidade de canalização do ar para várias divisões.
    Tendo em conta que pretendo aplicar um equipamento que possa aquecer a casa, gostaria de saber se alguem do fórum conhece, se já visualizou ou se já aplicaram algum recuperador deste género e que informações me podem transmitir.
    Em Anexo coloco as características para que possam visualizar e facultar as vossas opiniões.

    Obrigado
  2.  # 2

    Se você está para obtar por outro tipo de aquecimento veja qual é o melhor pra si para não duplicar o sistema
  3.  # 3

    Fale com fornecedor do equipamento, apresente o projeto da casa, distância, condições das condutas e áreas a aquecer.
    Pois, não sei a que habitação se refere!
    Mas veja nas características do equipamento os caudais e distâncias que aconselham...
  4.  # 4

    Colocado por: Fabioramod84Se você está para obtar por outro tipo de aquecimento veja qual é o melhor pra si para não duplicar o sistema


    Bom dia Fabioramod84,

    Desde já obrigado pelo seu comentário.
    O sistema de aquecimento será apenas um e estou inclinado a optar pelo que mencionei a cima.
    Vou apenas colocar a pré-instalação para ar condicionado.
  5.  # 5

    Colocado por: nasys007Fale com fornecedor do equipamento, apresente o projeto da casa, distância, condições das condutas e áreas a aquecer.
    Pois, não sei a que habitação se refere!
    Mas veja nas características do equipamento os caudais e distâncias que aconselham...


    Bom dia nasys007

    Obrigado pelo seu comentário.
    Já falei com alguns representantes desta marca a nivel nacional, apresentei o projecto e respetivas distancias a canalizar o ar, áreas a aquecer, etc., mas tenho obtido informações que diferem umas das outras.
    Coloco aqui a planta de piso para dê uma vista de olhos á habitação a que me refiro.
    As caracteristicas do equipamento coloquei-as no inicio da discussão, se quiser tambem pode espreitar.
  6.  # 6

    Bom dia.
    Já vi projeto, aquecer, cozinha, quarto 3 e wc, acho mais difícil.
    Mesmo os outros (desculpe minha observação), mas dou pouco por estes sistemas.
    Quando recuperador está trabalhar bem, aquece duas salas principalmente, quarto 1, 2 e wc, além de demorar, cria sempre um tipo de calor desconfortável pelo motivo locais da insuflação e um calor que se vai perder rápido, logo que falta lenha.
    Deixe a pré instalação de ar condicionado, para mais tarde, ter opções.
    Deixe pré.instalação a.c para unidades consola parede, no mínimo dos mínimos nos quartos
  7.  # 7

    Claro que existe sistemas melhores de climatizar, mas apenas estou dar minha opinião sem fugir muito da sua.
    • SrR
    • 10 abril 2020

     # 8

    E porque nao um sistema centralizado?
  8.  # 9

    Colocado por: nasys007Bom dia.
    Já vi projeto, aquecer, cozinha, quarto 3 e wc, acho mais difícil.
    Mesmo os outros (desculpe minha observação), mas dou pouco por estes sistemas.
    Quando recuperador está trabalhar bem, aquece duas salas principalmente, quarto 1, 2 e wc, além de demorar, cria sempre um tipo de calor desconfortável pelo motivo locais da insuflação e um calor que se vai perder rápido, logo que falta lenha.
    Deixe a pré instalação de ar condicionado, para mais tarde, ter opções.
    Deixe pré.instalação a.c para unidades consola parede, no mínimo dos mínimos nos quartos


    nasys007

    Obrigado pelas observações.
    Vou deixar pré-instalação para o ar condicionado, não sabemos o que o futuro nos reserva, assim jogo pelo seguro.
  9.  # 10

    Colocado por: nasys007Claro que existe sistemas melhores de climatizar, mas apenas estou dar minha opinião sem fugir muito da sua.


    nasys007,

    Concordo que de facto há sistemas melhores para climatizar, mas também têm preços muito mais elevados.
    Concordam com este comentário: nasys007
  10.  # 11

    Deixe pré instalação para unidades tipo consola de parede...
    Principalmente para aquecimento, climatizar muito melhor
  11.  # 12

    Colocado por: SrRE porque nao um sistema centralizado?


    Bom dia SrR,

    Obrigado pelo seu comentário.
    Quando fala num sistema centralizado refere-se concretamente a quê?
  12.  # 13

    Colocado por: nasys007Deixe pré instalação para unidades tipo consola de parede...
    Principalmente para aquecimento, climatizar muito melhor


    nasys007,

    Vou deixar pré-instalação, não duvido que para climatizar será sem duvida uma das melhores opções, e o consumo de electricidade?
    Estou a pensar no recuperador a pellets pelo custo tambem dos pellets (1000kg fica sensivelmente em 260€)
    Concordam com este comentário: nasys007
    • SrR
    • 10 abril 2020

     # 14

    Colocado por: ricarodr81

    Bom dia SrR,

    Obrigado pelo seu comentário.
    Quando fala num sistema centralizado refere-se concretamente a quê?
    aproveitar o recuperador de calor e fazer um sistema central de aquecimento, ou radiadores ou convectores ou ventiloconvectores ou radiante
  13.  # 15

    Quando escrevi "climatizar muito melhor", refiro também o facto de deixar pré instalação para unidades consola parede e não Split mural
  14.  # 16

    Digo lhe que não sou fã desse tipo de aquecimento porque tem menos duração e o sistema tem de ser muito bem dimensionado para ter o máximo proveito possível e mesmo assim poderá ter áreas em que o ar poderá chegar como uma brisa tenha cuidado com esse aquecimento cumprimentos
  15.  # 17

    Colocado por: Fabioramod84Digo lhe que não sou fã desse tipo de aquecimento porque tem menos duração e o sistema tem de ser muito bem dimensionado para ter o máximo proveito possível e mesmo assim poderá ter áreas em que o ar poderá chegar como uma brisa tenha cuidado com esse aquecimento cumprimentos


    Boa tarde Fabioramod84

    Obrigado pelo seu comentário.
    Quando diz que este tipo de aquecimento tem menos duração quer dizer que rapidamente se perde o calor, será isso?
    Bem dimensionado está-se a referir ao caudal que chegará a cada dimensão?
  16.  # 18

    O equipamento é a tubagem duram menos tempo e perde o calor muito facilmente normalmente nesses sistemas o ar quente tem sempre tendência a subir quando você está a preparar a instalação para o aquecimento fazem com que a tubagem passe pelo sótão e colocam as saídas por no teto logo demora mais tempo a aquecer a divisão se colocarem a instalação no chão com as saídas de ar quente no chão tem de ter uma boa máquina e motores adicionais para que o ar circule e a moradia seja aquecida mais rapidamente imagine num dia de inverno você liga o recuperador logo tem a sala quente e a divisão que está mais perto da sala mas terá de trabalhar o dobro ou o triplo do tempo para que os quartos aquecam minimamente e você está a desperdiçar energia sem necessidade porque depois tem algo a completar o sistema e a gastar mais energia ou então fica com os quartos mornos mais ou menos se pretende so aquecimento coloque radiadores com um recuperador de calor a pellets se pretende aquecimento e arrefecimento coloque ACs vais gastar mais ou menos a mesma coisa e fica melhor servido porque se houver algum problema passado algum tempo o instalador vai dizer que é da máquina e os da máquina vão dizer que é o instalador depois começa o jogo do empurra e é você que fica com o problema
    • SrR
    • 11 abril 2020

     # 19

    Colocado por: SrRE porque nao um sistema centralizado?
  17.  # 20

    Colocado por: SrR


    SrS,

    Um sistema centralizado vai ficar muito mais dispendioso.
    Até agora ainda não tinha visto um equipamento como o que referi anteriormente (podem consultar as características a cima), parece ser muito superior em relação aos que tenho visto com frequência no mercado.
    Se realmente funcionar como os representantes desta marca em Portugal dizem, acho que poderei canalizar o ar para várias divisões, mas isso é o que eles dizem, agora se corresponderá a verdade é outra coisa...
 
0.0231 seg. NEW