Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 11 abril 2020

     # 1

    Tenho uma bomba de água numa cave acabada e tenho algum receio que uma falha na bomba ou falta de electricidade cause estragos. Tenho lido em sites americanos que é costume usar-se uma bomba secundário, por exemplo alimentada por uma bateria.



    Alguém já utilizou?
    • zeto
    • 11 abril 2020

     # 2

    Mas a bomba que está em funcionamento é para que efeito
    • zed
    • 11 abril 2020

     # 3

    Boa pergunta, faz parte do sistema de drenagem de águas pluviais.
    • zeto
    • 11 abril 2020

     # 4

    Ou seja, caso haja avaria na bomba,ou falha de eletricidade, a cave pode ficar inundada é isso?
    •  
      aacc
    • 11 abril 2020

     # 5

    Por pouco e os "niks"eam iguais zed - zeto
  1.  # 6

    Colocado por: zedTenho uma bomba de água numa cave acabada e tenho algum receio que uma falha na bomba ou falta de electricidade cause estragos. Tenho lido em sites americanos que é costume usar-se uma bomba secundário, por exemplo alimentada por uma bateria.



    Alguém já utilizou?

    Isso é muito vago. Essa cave ficará inundada com que frequência?
    1. Faz sentido que tenha um grupo de bombagem duplo com bombas a funcionar em alternância. No caso de uma avariar funciona a outra.
    2. Se for uma pequena bomba daquelas de ligam à tomada, pode optar por uma UPS.
    3. Pode ponderar instalar painéis fotovoltaicos com baterias. Neste caso os inversores têm um circuito de emergência, Em caso de falha de energia esse circuito permanece activo. Mas já estamos a falar de valores na ordem 3800 euros
    Concordam com este comentário: Costa53
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  2.  # 7

    Cá em casa há dois poços para drenagem, no pico do inverno as bombas não param 10 minutos, nunca tive stress quanto falha a energia, já testei desligar um par de horas e a água não subiu. Se fosse hoje não tinha feito cave. Mas isso são outros contos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • zed
    • 11 abril 2020 editado

     # 8

    Colocado por: callinasIsso é muito vago. Essa cave ficará inundada com que frequência?

    Pois, tenho de ver isso. Estou a pensar instalar um medidor de energia (Shelly 1PM) nessa bomba para saber qual o ciclo de funcionamento, e assim serve também para avisar se ela não ligar há mais de X tempo.

    Imagino que em tempos de muita chuva é capaz de disparar 2 a 4 vezes por dia, mas estou só a supor pois nem sempre dou pelo funcionamento da bomba. Se calhar com uma tempestade em 1 dia enche o poço. A minha preocupação é principalmente se estiver fora um fim de semana ou até mais tempo, ou então se aquilo falha durante um temporal e aí pode-se tornar difícil a reparação.

    Essa dica do circuito de emergência do solar é boa, obrigado. Já estava a pensar no solar, assim vou também considerar os sistemas com acumulação.
    • zed
    • 11 abril 2020

     # 9

    Colocado por: joaomgfjá testei desligar um par de horas e a água não subiu.


    Quer dizer que chega a uma certa altura e estabiliza, é isso?

    Não faço ideia qual o comportamento do poço de drenagem se não tiver a bomba, já comprei a casa assim. Mas posso testar dessa forma se tiver oportunidade, é uma boa idea.

    A casa é numa colina portanto suponho que aquilo possa transbordar, mas não percebo nada disto.
    • zeto
    • 11 abril 2020

     # 10

    Colocado por: zed

    Quer dizer que chega a uma certa altura e estabiliza, é isso?

    Não faço ideia qual o comportamento do poço de drenagem se não tiver a bomba, já comprei a casa assim. Mas posso testar dessa forma se tiver oportunidade, é uma boa idea.

    A casa é numa colina portanto suponho que aquilo possa transbordar, mas não percebo nada disto.
    Tão fácil de resolver o problema , mas pronto
    • eu
    • 11 abril 2020

     # 11

    Com bateria (de preferência) ou não, é fundamental ter duas bombas, em dois níveis diferentes.

    Um amigo meu só tinha uma bomba, ela avariou durante uma noite em que choveu imenso, e de manhã tinha a cave inundada.
    Concordam com este comentário: zed
    • zeto
    • 11 abril 2020

     # 12

    Colocado por: euem dois níveis diferentes

    Está tudo dito “eu” obrigado
    • zed
    • 11 abril 2020

     # 13

    Colocado por: euCom bateria (de preferência) ou não, é fundamental ter duas bombas, em dois níveis diferentes.

    Um amigo meu só tinha uma bomba, ela avariou durante uma noite em que choveu imenso, e de manhã tinha a cave inundada.
    Concordam com este comentário:zed

    Exacto. É uma das situações que me preocupa.

    Por isso estava a indagar acerca das bombas alimentadas a bateria, para ter uma ideia de marcas e custos e de preferência para ter um testemunho.
  3.  # 14

    o que eu não compreendo é esse projeto de aguas pluviais em que estas são encaminhadas para a cave e depois bombadas, ainda se estivéssemos a falar de esgotos domésticos agora as pluviais?? não havia forma de terem a sua própria rede externa ?
  4.  # 15

    Colocado por: marco1o que eu não compreendo é esse projeto de aguas pluviais em que estas são encaminhadas para a cave e depois bombadas, ainda se estivéssemos a falar de esgotos domésticos agora as pluviais?? não havia forma de terem a sua própria rede externa ?

    No meu prédio acontece isso, a rampa de acesso à garagem do prédio, não tem cobertura, e a grelha ao fundo da rampa está a uma cota inferior à cota da rede pública de águas pluviais, a solução é a recolha das águas num poço e a sua bombagem para a rede pública. Conheço muitos casos destes.
    Concordam com este comentário: callinas
  5.  # 16

    ok picareta, mas isso não implica que esse poço e bombas tenha que ser no interior da casa nem que todas as restantes aguas pluviais sejam para ali dirigidas como parece ser o caso.
  6.  # 17

    Colocado por: marco1ok picareta, mas isso não implica que esse poço e bombas tenha que ser no interior da casa nem que todas as restantes aguas pluviais sejam para ali dirigidas como parece ser o caso.

    A localização do poço depende do projecto, e só as águas recolhidas ao fundo da rampa é que vão para o poço, as restantes vão directamente para a rede de águas pluviais.
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 18

    é isso picareta

    eu já me opus uma vez a um projeto que que sem necessidade ( altimétricas) estavam a levar todas as aguas pluviais até á cave e depois a bomba-las para a rede pluvial
    é claro que foi para tras, assim como fazer escoar as aguas da caleira de uma platibanda por tubagem dentro da casa pelo teto falso e faze-las descer por uma corette no interior da casa.
  8.  # 19

    Colocado por: zed

    Quer dizer que chega a uma certa altura e estabiliza, é isso?

    Não faço ideia qual o comportamento do poço de drenagem se não tiver a bomba, já comprei a casa assim. Mas posso testar dessa forma se tiver oportunidade, é uma boa idea.

    A casa é numa colina portanto suponho que aquilo possa transbordar, mas não percebo nada disto.

    No poço não transborda, nem vi sinal de humidade, mas deve espalhar pelo fundo da cave.
    Concordam com este comentário: zed
    • zed
    • 12 abril 2020

     # 20

    Colocado por: marco1o que eu não compreendo é esse projeto de aguas pluviais em que estas são encaminhadas para a cave e depois bombadas, ainda se estivéssemos a falar de esgotos domésticos agora as pluviais?? não havia forma de terem a sua própria rede externa ?

    Acho que é um sistema deste género, vão lá desaguar os tais drenos.


    Desconheço os prós e contras do poço no exterior ou interior. Pelas minhas pesquisas, pelo interior parece ser mais frequente. De qualquer forma, nesta altura do campeonato essa discussão não deixa de ser académica. :D
 
0.0209 seg. NEW