Iniciar sessão ou registar-se
    • Amsl
    • 13 abril 2020

     # 1

    Boa Tarde. Será que alguém me pode esclarecer em relação a uma construção de uma moradia na parte das casas de banho. Têm me dito que é obrigatório uma casa de banho ter banheira. E em relação aos bides, também é obrigatório? Não queria nada por banheira nem bidé.
    Obrigada desde já a quem me puder ajudar.
  1.  # 2

    Sim... há regras a cumpriri/ seguir decorrentes do RGEU e das acessibilidades, é cozinhar a melhor solução.
    O seu arquitecto pode e deve esclarecer isso consigo.
    • Amsl
    • 13 abril 2020

     # 3

    Mas tenho conhecidos que construíram à pouco tempo e disseram que não lhes disseram nada disso.
    • Amsl
    • 13 abril 2020 editado

     # 4

    Onde posso ver essas regras.
  2.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasRGEU


    regulamento geral das edificações urbanas
  3.  # 6

    Não basta saber ler, é preciso descodificar o que a legislação exige e o modo como, em conjunto das duas se pode e deve projectar.
    é trabalho para o arqutiecto e este é que se pode e deve responsabilizar pela decisão.
    Depois em obra se não faz como está no projecto...Isso já é outra história.
  4.  # 7

    Não precisa ter banheira, mas tem que ter uma base de duche com pelo menos 1,20.
    Bidé pelo que sei é obrigatório. Mas é tudo uma treta, porque as vistorias são feitas à porta de casa, sem sequer entrarem.
    •  
      RRoxx
    • 13 abril 2020 editado

     # 8

    Colocado por: ANdieselNão precisa ter banheira, mas tem que ter uma base de duche com pelo menos 1,20.


    onde leu isto?

    RGEU

    Artigo 84.º

    1- Em cada habitação, as instalações sanitárias serão quantitativamente proporcionadas ao número de compartimentos e terão, como mínimo, uma instalação com lavatório, banheira, uma bacia de retrete e um bidé.

    Acessibilidades


    3.3.4 - Em cada habitação deve existir pelo menos uma instalação sanitária que satisfaça as seguintes condições:

    1) Deve ser equipada com, pelo menos, um lavatório, uma sanita, um bidé e uma banheira;

    2) Em alternativa à banheira, pode ser instalada uma base de duche com 0,8 m por 0,8 m desde que fique garantido o espaço para eventual instalação da banheira;

    isto uma leitura resumida. Mas eu não sou arquitecto...

    Colocado por: ANdieselporque as vistorias são feitas à porta de casa, sem sequer entrarem.


    A não ser que entrem não é?
  5.  # 9

    Colocado por: ANdieselNão precisa ter banheira,

    Claro que precisa!!!

    Não vou estar aqui outravez a explicar tudo.


    Colocado por: ANdieselmas tem que ter uma base de duche com pelo menos 1,20.

    Porquê, com 1.00m também dá...
  6.  # 10

    Colocado por: Anonimo06082021tenho obras novas sem banheira


    Colocado por: Pedro BarradasDepois em obra se não faz como está no projecto...Isso já é outra história.
  7.  # 11

    Tenho vistos projectos em algumas câmaras novos sem banheira e sem bidé.

    Algumas câmaras ignoram isso atualmente pelo que me apercebi
    • Amsl
    • 13 abril 2020

     # 12

    Colocado por: RRoxxuma instalação com lavatório, banheira, uma bacia de retrete e um bidé.

    Ou seja uma tem que estar completa.
    • Amsl
    • 13 abril 2020

     # 13

    Colocado por: RRoxx
    2) Em alternativa à banheira, pode ser instalada uma base de duche com 0,8 m por 0,8 m desde que fique garantido o espaço para eventual instalação da banheira;

    Então posso não ter banheira desde que tenha o espaço para ela?
  8.  # 14

    Colocado por: Amsl
    Ou seja uma tem que estar completa.


    Não tem.
    • Amsl
    • 13 abril 2020

     # 15

    Colocado por: Pedro BarradasNão basta saber ler, é preciso descodificar o que a legislação exige e o modo como, em conjunto das duas se pode e deve projectar.
    é trabalho para o arqutiecto e este é que se pode e deve responsabilizar pela decisão.
    Depois em obra se não faz como está no projecto...Isso já é outra história.

    Sim. Isso é verdade.
  9.  # 16

    Colocado por: RicardoPortoTenho vistos projectos em algumas câmaras novos sem banheira e sem bidé.

    Algumas câmaras ignoram isso atualmente pelo que me apercebi

    Outras obrigam-te a ter o tal 1.20m de banheira.. não sei porquê, já que isso não existe em nenhuma legislação... tenho um projecto em que reclamei ( com o devido fundamento) da informação do técnico camarário...
    Outras não fazem o controlo do interior do fogo.. De certa maneira fazem isso bem, pois existe um termod e responsabilidade do tecnico autor.

    à câmara bastar verificar os indices urbanísticos gerais... e pouco mais. O resto depois se houver treta, o Tecnico autor do projecto, que se desenmerde.
  10.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    Claro que precisa!!!

    Não vou estar aqui outravez a explicar tudo.



    Porquê, com 1.00m também dá...


    Passa igual projeto com base de duche. Posso estar enganado na medida mínima. Por acaso a minha base é de 1,20, pensei ser o mínimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroBorga
  11.  # 18

    Colocado por: RRoxxA não ser que entrem não é?


    Sabe tão bem como eu que com os amigos certos, chega-se onde se quer. A menos que se meta com um empreiteiro que ande às turras la na autarquia.
  12.  # 19

    Colocado por: AmslEntão posso não ter banheira desde que tenha o espaço para ela?

    Se essas for somente para acessibilidades... Senão, tem... tem sempre de haver uma BANHEIRA na casa.
  13.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se essas for somente para acessibilidades... Senão, tem... tem sempre de haver uma BANHEIRA na casa.


    Então eu e milhares de portugueses devemos ter casotas.
 
0.0205 seg. NEW