Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pretendo adquirir uma 2ª habitação num futuro próximo.

    Do ponto de vista da obtenção futura de financiamento bancário, devo no presente e nos próximos meses ir realizando amortizações antecipadas do crédito habitação da minha 1ª habitação para baixar a dívida, ou devo ir amealhando dinheiro para ter uma boa entrada para dar na compra da futura 2ª habitação?

    Se for amortizando nos próximos meses vou reduzindo a minha divida ao banco e demonstro ser um bom pagador/cumpridor, mas corro o risco de não obter financiamento por não ter 10, 20 ou 30% necessários para dar de entrada.

    Se for amealhando dinheiro nos próximos meses consigo obter os 10,20 ou 30% necessários para dar de entrada, mas corro o risco de não obter financiamento porque o banco considera que já estou bastante endividado.

    De entre estas duas opções (amealhar ou amortizar) que posso tomar a curto prazo, qual é a melhor?
  2.  # 2

    Tem de fazer essas contas tendo como objetivo ter a taxa de esforço o mais baixa possível.
    Se o segundo crédito for mais baixo que o primeiro, provavelmente será mais vantajoso amealhar, é fazer as contas.
    Ou então exponha os valores em dívida e que pretende gastar na próxima aquisição que há malta no fórum boa para o/a aconselhar
  3.  # 3

    Na minha opinião isso depende dos juros e Spread que paga actualmente VS o que vai pagar por um empréstimo para uma 2ª habitação.

    Pode pedir uma simulação de crédito para segunda habitação, acho que os prazos e os Spreads para compra de 2ª habitação são mais elevados, se assim for pode compensar dar uma entrada grande.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, pguilherme
  4.  # 4

    Colocado por: MatiasaSe for amortizando nos próximos meses vou reduzindo a minha divida ao banco e demonstro ser um bom pagador/cumpridor, mas corro o risco de não obter financiamento por não ter 10, 20 ou 30% necessários para dar de entrada.

    Se for amealhando dinheiro nos próximos meses consigo obter os 10,20 ou 30% necessários para dar de entrada, mas corro o risco de não obter financiamento porque o banco considera que já estou bastante endividado.


    dito dessa forma, dá a entender que não tem é dinheiro para comprar uma segunda habitação.

    por um lado a soma do LVT dos dois emprestimos é que vai mandar. Se for muito elevado o banco não vai emprestar o dinheiro. Por outro lado num crédito para segunda habitação a % que o banco empresta é menor por isso não pode se decapitalizar de forma a comprometer o negocio.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  5.  # 5

    Como o Pedro_Moreira referiu, as condições para financiamento de uma 2ª habitação são sempre muito menos favoráveis.

    Assim, é mais vantajoso manter o crédito da HPP e usar os fundos disponíveis para reduzir o 2º crédito, que por si já é mais oneroso, a começar logo pela entrada inicial (normalmente o banco só empresta 70% da avaliação ou 80% do valor de aquisição, o que for mais baixo).

    Assumindo que há tem a HPP há algum tempo, o LVT deverá ter ampla margem.
    De forma a reduzir as desvantagens do crédito para 2ª habitação, pode equacionar é o oposto da sua sugestão inicial: pedir um aumento de capital no crédito da HPP para reforçar os seus fundos no momento da aquisição do outro imóvel...

    Edit: assumindo que a taxa de esforço permite estas manobras :)
  6.  # 6

    É andar a destapar os pés para cobrir a cabeça.
  7.  # 7

    Colocado por: rjmsilvaÉ andar a destapar os pés para cobrir a cabeça.

    Não funciona assim o investimento? uma segunda casa pode finançar a 1a e a 2a.
    Depende do negócio em si e do objectivo.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaÉ andar a destapar os pés para cobrir a cabeça.


    Pedir empréstimo para 2ª habitação enquanto ainda corre o crédito para HPP? Talvez... Caso seja para lazer, sou inclinado a concordar, particularmente se não for imediatamente aparente a capacidade financeira para suportar o empreendimento. Caso seja para rentabilizar, parece-me perfeitamente normal tomar partido de um financiamento.

    Clarificada a pretensão, o resto são manobras que visam apenas poupar alguns euros.
  9.  # 9

    Colocado por: JPJDLV
    Não funciona assim o investimento? uma segunda casa pode finançar a 1a e a 2a.
    Depende do negócio em si e do objectivo.


    Precisamente! Em qualquer sector se pode aplicar esta abordagem.
    No imobiliário então, é muito frequente.... quantos promotores se financiam para poderem desenvolver?
  10.  # 10

    Pagar o primeiro crédito e depois pedir mais, ou juntar e depois pedir menos é andar a destapar os pés para cobrir a cabeça. O montante em dívida é mais ou menos o mesmo, os rendimentos são os mesmos a taxa de esforço é a mesma, mais euro menos euro.
  11.  # 11

    Sim, o montante em dívida/a emprestar será, grosso modo, o mesmo. Ver o comentário do pauloagsantos. Mas o custo total não será o mesmo para ambos os casos.

    O financiamento para uma 2ª habitação costuma ter custos mais elevados, bem como uma obrigação mais musculada a nível de capitais próprios. Qualquer uma destas situações pode inviabilizar o negócio.
 
0.0148 seg. NEW