Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus caros,

    Volto ao vosso contacto porque já recebi neste fórum excelentes aconselhamentos que muito me ajudaram.

    Começo por dizer que estou num dilema, digamos quase moral... mas também financeiro.

    aluguei um quarto (nada barato!) na cidade onde o meu filho frequenta a universidade. Com esta situação de pandemia, o rapaz está em casa há mais de 1 mês e hoje recebemos a informação que, até ao final do semestre, não haverão aulas presenciais.

    Continuo a pagar a casa, claro, que até tem as despesas incluídas. Uma vez que até ao início do novo lectivo a soma que vou gastar é considerável e pensei em acabar com o arrendamento.(estou dentro do prazo legal para o fazer). E depois terei de procurar nova casa, obviamente.

    Na verdade, a solução ideal seria uma redução da renda. Uma vez que ele não está, nem estará, durante vários meses. E assim não suspendia o contrato. Será razoável propor isto à senhoria? (propor posso sempre, ela pode é não aceitar...)

    Não queria nada ser incorrecta nem injusta nesta proposta, porque se fosse senhoria também gostaria de receber o rendimento com que estava a contar....mas, por outro, serão mais de 1000 euros para nada...

    Digam- me o que pensam sobre este assunto...
    • size
    • 16 abril 2020

     # 2

    Colocado por: Célia Tomas

    Na verdade, a solução ideal seria uma redução da renda. Uma vez que ele não está, nem estará, durante vários meses. E assim não suspendia o contrato. Será razoável propor isto à senhoria? (propor posso sempre, ela pode é não aceitar...)

    Não queria nada ser incorrecta nem injusta nesta proposta, porque se fosse senhoria também gostaria de receber o rendimento com que estava a contar....mas, por outro, serão mais de 1000 euros para nada...

    Digam- me o que pensam sobre este assunto...



    Não será razoável, mas nada impede que possa negociar essa sua pretensão com a senhoria. Terá que ser formalizada uma adenda ao contrato existente.
    Outra alternativa, será denunciar o contrato, com entrega imediata da casa, mas, também carece do acordo da senhoria.
    De forma legal, poderá denunciar o contrato, com o aviso prévio que a lei prevê .
  2.  # 3

    A forma como sustenta o que pretende e como pensa tratar do assunto, acho que está a agir com muito bom senso e se houver o mesmo por parte do senhorio não deveria ser difícil um entendimento.
    Tem é de estar preparada para o senhorio não aceitar a sua proposta de redução e aí terá de ponderar se lhe interessa manter a "porta aberta" para esse arrendamento arcando com o "prejuízo" ou denunciar e partir para outra situação quando for o caso.
    Além da lógica da desocupação temporária, da eventual dificuldade que o senhorio terá nesta altura em alugar a outra pessoa, tem ainda um argumento de peso que alavanca perfeitamente a sua intenção de negociar uma redução, que é o facto de ter despesas incluídas as quais o senhorio acaba por não suportar uma vez que não há ocupação (estaremos a falar naturalmente de luz, gás, água, internet...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Célia Tomas
 
0.0093 seg. NEW