Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Hugo S.
    • 13 outubro 2009 editado

     # 1

    Olá,

    Estou sempre a participar nos topicos sobre estes temas, e agora surgiu-me um parecido.
    Estou a vender a minha cada atravbés de 4 agências em regime Aberto e pessoalmente, tendo colocado placa minha, e listado na internet tb.

    Na semana passada recebi um email de um possível comprador a dizer que conhecia bem o empreendimento e a perguntr se eu baixaria o valor do imóvel para um determinado nivel. Eu pensei durante o fim de semana, e acabei por dizer que aceitaria , e como tal que nos deviamos encontrr para valdiar e acertar tudo. Agendamos por isso uma visita para Hoje, uma vez que já tinha visitas agendadas para o dia de ontem à hora pretendida.

    Ora bem, ontem lá recebi o casal que estava agendado, que viram a casa e ficaram aparentemente interessados.
    Hoje recebo um email do casal interessado e que tinha vindo a negociar a casa comigo por email, a dizer que inesperadamente visitaram a minha casa no dia aterior, ou seja, foram o casal que esteve ontem em minha casa ... Eles perguntavam-me se podiamos na mesma nos enontrar e conversar sobre a venda do imóvel.

    Ora bem, agora estou nesta encruzilhada, pois se por um lado eu tinha o negócio apalavrado (ou por email) bem antes da agência os trazer aqui, quem de facto os apresentou a mim e fez a visita com eles em primeiro lugar oi a dita agência. O valor que tinha acordado com eles, é de facto inferior ao feito pela agência, tendo aidna obviamente retirado o valor de comissão para o conseguir negociar mais facilmente ... o problema é que agora e se eu fizer o negócio directamente, terei de dever a comissão `ag~encia, e como tal não posso fazer o negócio nos moldes combinados.

    O que me chateia, é que eu reconheço o trabalho da agência, mas neste caso, eu já estava a trabalhar a venda directamente e até tenho provas de que o estava a fazer antes de a agência aparecer. Mas estas provas não são mais do que emails, e não me quero meter numa trapalhada.

    Que me aconselham fazer?

    Estou a pensar receber o casal hopje aqui em casa, e mostrar o contrato que tenho assinado. E depois sugerir uma reunião com a agência e os interessados, e chegar a um entendimento.

    Obigado,
    Hugo
    •  
      FD
    • 13 outubro 2009

     # 2

    Isso é que foi sorte... :/

    É daqueles casos em que é impossível dizer algo que esteja 100% certo.

    A solução, a meu ver, que não satisfaz ninguém mas que me parece a mais justa é negociar a comissão - reduzi-la talvez a metade e dessa metade da comissão, você paga metade e os compradores outra metade.
    Se tal não resultar, experimente negociar para 1/3: 1/3 da comissão paga você, 1/3 os compradores e 1/3 a imobiliária (não paga mas "desiste" desse valor).

    Chama-se "dividir os males pela aldeia"... :)
  1.  # 3

    Vou ter uma reunião Hoje com os potenciais compradores e vamos falar das várias opções.
    Depois terei de falar com a agência para ver a resposta deles, e veremos o que vais air daqui.
  2.  # 4

    Boas ..

    Qual foi a ideia dos compradores!!! Dificultar o processo de venda, se ja tinham visto a casa porque ir lá uma 2ª vez.

    Abraços e boa sorte, e acho que você faz bem em negociar com a agência pois esta a ser correcto, mas da mesma forma entendo que teriam de ser os compradores a pagar a comissão na sua totalidade.

    abraços
  3.  # 5

    Como é óbvio os compradores estavam à procura de soluções, e uma delas foi a minha casa vista na Internet e tratado por email comigo, mas estavam a ser acompanhados por uma imobiliária que os ajudava a encontrar casas .. penso que o normal.
    O problema, foi que a imobiliária marcou uma série de visitas, e sem mostrar grande informações sobre os imóveis cobnveuceu-os a fazer essa ronda de visitas, e uma das casas era a minha. Eles apenas se aperceberam, quando ao entrarem nas várias divisões conseguiam perceber que era uma casa já vista ...

    Bom de qualquer maneira, já estamos em contacto com a agência, e quando explicámos que já tinha existido contacto prévio, eles disseram logo que então não havia problema e que podiamos fazer o negócio directamente. Pedimo que nos enviassem uma declaração por escrito a indicar isso mesmo, para que de forma legal tivessemos a aceitação por parte da imobiliária de que a mesma entende que o negócio foi apresentado e feito sem a participação da mesma, declinando por isso qualquer comissão sobre a transacção.

    Eles disseram que seria possível fazerem isso, e agora aguardo pela concretização.

    Ao mesmo tempo, e como tinha interessados na casa, que ainda estavam a ver outras opçóes, mas que tinham pedido para os notificar de possíveis interessados e negócios, tenho agora mais uma pessoa interessada, e que quer disputar a venda do imóvel ...

    Não hà fome que não dê em fartura ... mas ainda não vou cantar vitória :)
  4.  # 6

    Nesta situação não há dúvida: se o casal visitou primeiro o seu imóvel consigo e só depois o fez com a imobiliaria, não há qualquer comissão a pagar. Se apenas negociou com o Sr., as condições e viu o imóvel primeiro com a meciadora imobiliária, aí é devida a comissão na sua totalidade. Um imóvel visitado com uma mediadora, o proprietário do mesmo não pode nunca fazer negócio com esse interessado particularmente. Se o fizer corre o risco de posteriormente ter que pagar a comissão na integra, acrescida do respectivo IVA já não falando de Advogados e Tribunais. Esta minha opinião ´
    é com conhecimento de causa.Sei do que estou a falar, porque já vivi esse problema. Boa sorte para si e não embarque, porque corre o risco de vender a casa mais barata, a seguir ter que pagar à imobiliaria( isto se a imobiliaria estiver legal. Já viu no site do INCI se a imobiliaria tem as licenças todas em ordem? E os compradores ficam a rir, felizes e contentes...o problema é só seu.
  5.  # 7

    Colocado por: m silvaNesta situação não há dúvida: se o casal visitou primeiro o seu imóvel consigo e só depois o fez com a imobiliaria, não há qualquer comissão a pagar. Se apenas negociou com o Sr., as condições e viu o imóvel primeiro com a meciadora imobiliária, aí é devida a comissão na sua totalidade. Um imóvel visitado com uma mediadora, o proprietário do mesmo não pode nunca fazer negócio com esse interessado particularmente. Se o fizer corre o risco de posteriormente ter que pagar a comissão na integra, acrescida do respectivo IVA já não falando de Advogados e Tribunais. Esta minha opinião ´
    é com conhecimento de causa.Sei do que estou a falar, porque já vivi esse problema. Boa sorte para si e não embarque, porque corre o risco de vender a casa mais barata, a seguir ter que pagar à imobiliaria( isto se a imobiliaria estiver legal. Já viu no site do INCI se a imobiliaria tem as licenças todas em ordem? E os compradores ficam a rir, felizes e contentes...o problema é só seu.


    Obrigado pelo seu comentário.
    Não é assim tão claro que após uma visita ao imóvel através de uma imobiliária eu lhe tenha imediatamente que pagar comissão caso faça negócio com esses compradores. O que o contrato diz, é que caso seja a mediadora a apresentar formal ou materialmente o comprador ao vendedor então sim, é devida a comissão.

    Ou seja, se o neg+ocio for acordado antes do contacto com a mediadora, ou seja se os compradores forem apresentados formal ou materialemnte ao vendedor antes de a agência entrar no barulho, então não é devida nenhuma comissão. Obviamente que caso a mediadora assim o entender, isso teria de ser provado em tribunal, tal como eles próprios teriam de provar em tribunal que foram eles a apresentar formal e materialmente o comprador ao vendedor ...

    bom, não é assim tão linear, e bastará perguntar a vários juristas e advogados e vai ver a quandidade de brespostas diversas que vai receber.

    Bom de qualquer forma, acabei por falar e ter uma reuniãop com a imobiliária, apresentei o caso, e expliquei o que se tinha passado, e tal como o contrato também determina, no âmbito da boa fé e bons costumer, a imobiliária reconheceu que moralmente não deve ter comissão, uma vez que o negocio já estava a ser tratado directamente, e como tal acedeu a fornecer um documento assinado onde declina qualquer remuneração por esta transação por não ter sido de parte activa no négocio.

    Mais uma vez fica provado que a boa fé impera quando existe diálogo, e que nem todos os vendedores, compradores e imobiliárias são gatunos, e que só querem enganar o próximo. Esta história para mim é a prova de que quando não temos segundas intenções, e com diálogo e bom senso, conseguimos avabnçar com a nossa vida sem problemas.
  6.  # 8

    Boa! É sempre bom ouvir histórias que acabam bem, entre pessoas decentes.
  7.  # 9

    Muito interessante. O Sr. lidou com uma Imobiliária decente e o Sr. também foi decente...afinal ainda existem..poucos, mas há.Boa sorte e que o negocio corra bem.
 
0.0147 seg. NEW