Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Uma moradia t3 SIMPLES por 150 mil nao me parece impossível, assim consiga fazer o resto com 50 mil(terreno+projeto)
    Concordam com este comentário: JotaP, ricat
  2.  # 42

    Colocado por: CanosOlha-me este! Quer a papinha toda feita! Andam uns a estudar e este quer tudo de mão beijada! Vá estudar e senão sabe vá para as obras aprender! É com cada um que aparece neste fórum!


    Caro,

    A finalidade dos fóruns é precisamente partilhar ideias, ajudar outros em situações semelhantes partilhando o conhecimento de causa. Como em todos os fóruns, existe sempre alguém avesso e não enquadrado com o espírito de partilha. Se nada tem a acrescentar ou contribuir para a discussão do assunto, se não quer partilhar a sua opinião pelo menos não "encha" o tópico de mensagens do género. É tão fácil como ignorar o assunto!

    Como é óbvio, e se o projecto de vida seguir terei que obviamente contratar os profissionais que estudaram para poder levar o projecto avante.

    Posto isto e como o utilizador fredcunha referiu, por exemplo se um PIP em Matosinhos são >150€ é este tipo de informação que não sei e me ajuda a reduzir a listagem de terrenos para ver se tem viabilidade ou não. Uma coisa é custar 50€/terrenos e poder fazer o pedido para uns 3-4 terrenos, outra coisa é custar 150€/terreno o que obviamente terei que ser mais cuidadoso e criterioso na escolha para avançar e começar a desembolsar dinheiro.

    Obrigado a todos
  3.  # 43

    Pouca gente o faz, mas o ideal é filtrar 3 ou 4 terrenos que goste e questionar a um arquiteto qual o que mais se adequa ao que pretende construir.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • JotaP
    • 20 abril 2020 editado

     # 44

    Colocado por: Iscao

    Caro,

    A finalidade dos fóruns é precisamente partilhar ideias, ajudar outros em situações semelhantes partilhando o conhecimento de causa. Como em todos os fóruns, existe sempre alguém avesso e não enquadrado com o espírito de partilha. Se nada tem a acrescentar ou contribuir para a discussão do assunto, se não quer partilhar a sua opinião pelo menos não "encha" o tópico de mensagens do género. É tão fácil como ignorar o assunto!

    Como é óbvio, e se o projecto de vida seguir terei que obviamente contratar os profissionais que estudaram para poder levar o projecto avante.

    Posto isto e como o utilizador fredcunha referiu, por exemplo se um PIP em Matosinhos são >150€ é este tipo de informação que não sei e me ajuda a reduzir a listagem de terrenos para ver se tem viabilidade ou não. Uma coisa é custar 50€/terrenos e poder fazer o pedido para uns 3-4 terrenos, outra coisa é custar 150€/terreno o que obviamente terei que ser mais cuidadoso e criterioso na escolha para avançar e começar a desembolsar dinheiro.

    Obrigado a todos


    Você só leu a parte que quis criticar...acabou por ser pior do que aquilo que pensava estar a abordar :D :D :D

    PS: Leia o posto completo.

    Abraço
    • Canos
    • 20 abril 2020 editado

     # 45

    Colocado por: Iscao

    Caro,

    A finalidade dos fóruns é precisamente partilhar ideias, ajudar outros em situações semelhantes partilhando o conhecimento de causa. Como em todos os fóruns, existe sempre alguém avesso e não enquadrado com o espírito de partilha. Se nada tem a acrescentar ou contribuir para a discussão do assunto, se não quer partilhar a sua opinião pelo menos não "encha" o tópico de mensagens do género. É tão fácil como ignorar o assunto!

    Como é óbvio, e se o projecto de vida seguir terei que obviamente contratar os profissionais que estudaram para poder levar o projecto avante.

    Posto isto e como o utilizador fredcunha referiu, por exemplo se um PIP em Matosinhos são >150€ é este tipo de informação que não sei e me ajuda a reduzir a listagem de terrenos para ver se tem viabilidade ou não. Uma coisa é custar 50€/terrenos e poder fazer o pedido para uns 3-4 terrenos, outra coisa é custar 150€/terreno o que obviamente terei que ser mais cuidadoso e criterioso na escolha para avançar e começar a desembolsar dinheiro.

    Obrigado a todos


    Então eu estou do seu lado e você ferra!? lool
    Lei o meu post inteiro!? Pelos visto não!

    Tentar abrir os olhos ao pessoal é o mesmo que bater em ponta de faca! Mais um que vai cair nas garras de um empreiteiro qualquer e andar anos arrastar o processo da casa! Enfim....

    Já reparou que até agora só tem opiniões e farpas sobre o assunto? Ainda ninguém o orientou no sentido do que precisa ou em que etapas irá ter que levar avante o seu projecto?

    Óbvio que os fóruns não servem para dar trabalho gratuito. Mas era importante existir e nível nacional regras. Um local onde se pudesse obter a informações necessárias para se proceder a construção de uma casa. Como leis, DL, taxas a pagar. Locais onde se deveria ir pedir autorização/licenças. Entre outros aspectos legais que devem ser cumpridos.
    Mas óbvio que isso não interessa à esperta saloia que se vê em algumas publicações por aqui.

    Sei de casos que projectos eléctricos não passam na câmara. Mas quando o cliente (quem está a querer construir a casa) vai ao gabinete XPTO que é indicado na câmara o projecto já passa. É por isso que uma coisa é o projecto aprovado e outra é o que é montado em obra. Por isso que muitos inspectores ficam à porta e vão almoçar a restaurantes indicados. Viva a corrupção!
    Concordam com este comentário: JotaP
  4.  # 46

    Colocado por: DR1982fazer o resto com 50 mil(terreno+projeto)


    Humm, os 50k para isso tudo? Se encontrar um terreno urbano por 40.000... só para imt, is e escritura gasta logo mais 3.500. Sobram 6.500, para um projeto de licenciamento simples e licenças na câmara chega.

    Agora acordamos, e já não estamos em 1990. Esse terreno afinal custa 80.000 e são precisos mais 6.500 só para imt, is e escritura!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 47

    Colocado por: DR1982
    Nao exageremos, se quiser um exemplo de quem construiu uma casa t3 ha uns meses por menos de 100 mil com cerca de 200m2 eu arranjo-lhe! Mas é uma casa simples!
    Concordam com este comentário:ricat


    Acha que essa casa consegue cumprir com os mínimos legais de um projecto actual?
    A casa cumpriu com o projecto ou colocaram material mais fraco que não cumpre o projecto?

    Estou a perguntar sinceramente....
    • Iscao
    • 20 abril 2020 editado

     # 48

    Claramente que a sua escolhas de palavras não é a mais feliz pois ferrar só conheço os cães, e das duas uma, ou vou assumir que me está a tratar por cão ou então vou ignorar. Uma vez que não o conheço e estou aqui para aprender vou ignorar e passar avante.

    O que referiu quanto à corrupção, compadrios, etc, toda a gente de um modo ou de outro sabe disso. Obviamente que se uma pessoa arranja quem lhe desenrasque o projecto da rede de gás e através desses meios menos claros o projecto é aprovado, depois não pode reclamar que não funciona correctamente. Isto é, se for feito de forma consciente!

    Se for ao mecânico e este der um orçamento sem factura e outro com factura, e escolhe o sem factura. Depois se algo corre mal não vai aparecer lá e reclamar com o homem pois no limite você nunca lá foi certo?

    Concordo com a parte de que fazia todo sentido haver uma parte do forum ligado a legislação, ou então a que tipo de legislação uma pessoa tem que recorrer quando pretende construir pois certamente evitaria bastante tópicos, perguntas, respostas, tempo.. Deixo isso para os moderadores analisar.

    Se vou ser mais um a cair nas mãos de algum empreiteiro manhoso, quiçá, nunca podemos dizer nunca, mas é precisamente para isso que estou aqui e conto com a ajuda de todos. Logo no inicio referi precisamente isso, acima de tudo que o vaguear por este forum seja um abre olhos, tal como já aconteceu com outros tantos.

    Terrenos nos arredores do Porto até 50K ainda existem alguns.

    Recapitulando pois estou a ver que a questão não é assim tão linear como pensava, é mais do tipo quem nasceu primeiro, ovo ou galinha..

    Para ver se o terreno cumpre com o pretendido (pedir o tal PIP e que o valor depende muito de onde é) é preciso ter primeiro o projecto da casa a ver se encaixa no dito terreno, no entanto para ter o projecto da casa é preciso desembolsar logo uns milhares de euros e para isso é preciso ter o empréstimo tratado que pressupõe ter o terreno escolhido pois empréstimo a pedir é para financiar quer a construção quer a aquisição do terreno.. OMG
  6.  # 49

    Não sei se aí na sua Câmara funciona da mesma forma, aqui em Loures fiz o seguinte, encontrei um terreno que me agradou a nível de área e preço, enviei e-mail para a câmara de Loures a identificar o terreno e pedi uma reunião com o Arquiteto responsável pela zona, e informei me do que podia construir e de todas as burocracias, o custo foi zero!
    Concordam com este comentário: Zafa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidloivos, Iscao
  7.  # 50

    Colocado por: IscaoPara ver se o terreno cumpre com o pretendido (pedir o tal PIP e que o valor depende muito de onde é) é preciso ter primeiro o projecto da casa a ver se encaixa no dito terreno, no entanto para ter o projecto da casa é preciso desembolsar logo uns milhares de euros e para isso é preciso ter o empréstimo tratado que pressupõe ter o terreno escolhido pois empréstimo a pedir é para financiar quer a construção quer a aquisição do terreno.. OMG
    Pode consultar o mapa PDM, verificar se o terreno se encontra em zona de construção e depois ler as condicionantes, sempre elimina algumas opções. Agora para ter mesmo a certeza do que pode construir, se não tiver conhecimentos para interpretar na totalidade o PDM, nada melhoe que pedir um PIP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iscao
  8.  # 51

    Colocado por: Dav82informei me do que podia construir e de todas as burocracias, o custo foi zero!
    Isto também é uma óptima sugestão. Note no entanto que nestas reuniões não fica nada escrito. Num PIP fica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iscao
  9.  # 52

    lscao: Julgo que o comentário escrito inicialmente por Canos estava precisamente a vocalizar que, por vezes, a ajuda aqui no fórum não é aquela que os participantes esperam ou imaginam. Pelo que percebi, provavelmente teve o mesmo tipo de abordagem aqui no fórum e na altura não deve ter sido recebido da melhor forma....

    De qualquer forma, a situação de crédito para terreno + construção não se adivinha fácil. Muito menos se pretender elaborar um projecto à sua medida.

    O custo inicial é sempre bastante elevado: terreno, imt, projecto, taxas, entrada para o empréstimo, possivelmente ter que avançar com capital para arrancar com a obra (só depois é que o banco libertará as tranches consoante o que estiver construído), etc.
    E sem esquecer a elevadíssima probabilidade do orçamento resvalar durante o processo....

    Teoricamente é possível que no final possa ficar mais barato do que comprar casa já construída, pois remove da equação o lucro do promotor. Por outro lado, irá com certeza tomar decisões em prol de uma maior qualidade de construção que o promotor não tomaria, para poder reduzir custos...

    Dê particular atenção e importância ao projecto! Quando se encara o projecto como uma obrigação e apenas se quer despachar pelo mais barato, normalmente é sinal que construir talvez não seja a melhor opção (atenção que não estou a dizer que seja o seu caso!)

    tl;dr: Se quiser um conjunto casa/localização bespoke, prepare-se para gastar uma quantidade considerável de euros logo ao início. Em alternativa, procure por terrenos com projecto aprovado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 53

    Colocado por: manelvc

    Acha que essa casa consegue cumprir com os mínimos legais de um projecto actual?
    A casa cumpriu com o projecto ou colocaram material mais fraco que não cumpre o projecto?

    Estou a perguntar sinceramente....
    Cumpre, com os minimos mas cumpre!
    Nao acredito que tenha havido qualquer cuidado com pontes termicas ou impermeabilização de wc’s por exemplo, levou o basico, mas como eu disse quem comprar uma casa usada com 20 anos ainda fica com muito pior!
  11.  # 54

    Colocado por: Dav82Não sei se aí na sua Câmara funciona da mesma forma, aqui em Loures fiz o seguinte, encontrei um terreno que me agradou a nível de área e preço, enviei e-mail para a câmara de Loures a identificar o terreno e pedi uma reunião com o Arquiteto responsável pela zona, e informei me do que podia construir e de todas as burocracias, o custo foi zero!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:davidloivos,Iscao
    Eu fiz hoje quase o mesmo, liguei para a câmara, reencaminharam-me para o arquiteto, enviei um mail a identificar o terreno e ligou me passado 5 minutos a dar as informações que eu queria, devia era ter esclarecido mekhor a questão sobre os afastamentos dos muros, mas a culpa foi minha!
  12.  # 55

    Colocado por: IscaoA localização será na periferia do Porto, Vila do Conde, Gaia, Maia, Gondomar, Valongo.

    Não sei se me é permitida a publicidade, mas temos um lote à venda na Maia, quase Alfena / Ermesinde. Não tem é as grandes dimensões que refere (351m²), mas é numa zona rural em que facilmente se consegue um quintal. Temos um outro com uma parcela em solo urbano, mas aí muito maior, mais de 18 mil m². Se interessar, disponha.
 
0.0254 seg. NEW