Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Tenho um sistema de água de furo numa casa que comprei, e acontece que a água do furo (usada para a rega apenas) é bastante suja (tem ferrugem ou barro, não sei qual deles). Neste momento, tenho de limpar o filtro de 50 microns semanalmente, pois fica entupido, no entanto os muros brancos ficam na mesma manchados com esse filtro.
    Tanto quanto sei, toda a agua de captação da zona é assim.

    Estou a pensar remodelar o sistema de filtragem, de 1 filtro para 3 filtros (2 em paralelo de 50 microns em serie com 1 de 20 microns). A ideia é pelo menos ganhar algum tempo entre limpezas de filtro e ter a água um pouco mais límpida.

    Alguém me sabe responder se existe forma melhor e em conta de resolver o problema?

    PS: Já agora, sabem se é seguro fazer as tubagens adicionais respectivas usando material em PVC de pressão, tipo isto? https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Tubos-e-sistemas-de-agua/Tubos-PVC-Pressao
    Tenho o pressostato regulado para mais ou menos 4 bar.

    Obrigado pelas respostas.
  2.  # 2

    Já fez alguma analise fisico/química da água? Podemos ter ao um alto teor de ferro e/ou manganês, uma vez que diz que a água da zona é toda assim.
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo06082021Se é para rega não vejo a necessidade dos filtros.

    Devia era preocupar-se com a bomba,areias e lodo não faz muito bem á bomba.

    Quase de certeza que bomba está a pescar muito em baixo....devia subir um pouco.

    para melhor avaliar teria de lhe fazer muitas perguntas sobre o poço e a bomba,mas normalmente as pessoas não gostam e algumas até levam a mal.


    O(s) filtro(s) são para as electroválvulas e turbinas de rega não entupirem, que são bem mais caras e as electroválvulas difíceis de substituir na minha instalação. Com 1 filtro apenas e ao fim de uma semana, a rega perde caudal e o filtro tem uma camada de 2-3mm de barro/ferrugem, e a rega não é ainda muito frequente.

    Pode perguntar o que quiser, posso é não saber responder, já que comprei a casa um pouco (muito) abandonada e tudo o que sei dela foi por descoberta. Não tenho ideia da profundidade da bomba (nem marca, modelo, etc.), e prefiro nem lhe mexer enquanto não for crucial, tendo em conta os problemas escondidos que já tive de resolver.

    O sistema em si até esta a funcionar bem, estou é a tentar fazer com que com as regas do verão não tenha de limpar o filtro de 50microns mais do que 1 vez por semana e que a água não suje tanto os muros.
    Já experimentei um filtro de 20microns, e entope ao fim de uns dias apenas, daí estar a planear um sistema de filtragem maior e na mesma em conta...

    A minha questão é se por norma, ter um filtro de 50microns e outro de 20microns em série trás perda de caudal substancial. A ideia de ter 2 filtros de 50 em paralelo é apenas para dar mais tempo para os lavar antes de entupirem.



    Colocado por: CarlosSainzJá fez alguma analise fisico/química da água? Podemos ter ao um alto teor de ferro e/ou manganês, uma vez que diz que a água da zona é toda assim.


    Não fiz analises, no entanto vizinhos e mesmo um inspector da águas municipais disse ser tudo assim na zona.
  4.  # 4

    Suponho que subir a bomba se possa fazer manualmente certo? Sem recurso a guindaste ou máquinas parecidas (coisas que vi na net), caso contrario não passam na porta...
    No fim de semana vou tentar dar novamente uma olhadela para o local do furo e ver o que se pode fazer.
    Obrigado pelas dicas.
  5.  # 5

    Agradeço desde já toda a ajuda.
    São boas perguntas que também adorava saber a resposta, mas vou tentar responder com o que sei.

    Que profundidade tem o poço?

    Não sei. Ao ligar a bomba ainda demora uns bons segundos (uns 5-6segundos medidos a olho) a chegar a água.

    Qual o diâmetro da tubagem?

    O diâmetro do tubo no chão tem uns 25cm de diâmetro, se fica mais estreito la para baixo não sei

    Que bomba é?

    Não sei, apenas sei que gasta 1600w, mas isso deve ser standard

    Está suspensa com corda plástica ou cabo de de aço inox?

    Corda normal (não plástica). Tentei puxar uns centímetros e parece bem pesado, mas pode ter sido a corda a esticar apenas, e ouvem-se bolhinhas a passar no tubo se o fizer.

    O sistema trabalha de forma intensiva ou esporadicamente?

    A rega tem estado ligada uns 20 minutos ao dia, nos quais +-70% do tempo a bomba esta a bombear, mas faz isto umas 20 vezes nesse tempo.

    Que tipo de válvulas de retenção estão instaladas?

    Sem ser na eventualmente na bomba, não encontro nenhuma, no entanto, se desligar o passador com o balão cheio, a pressão no balão mantém-se por bastante tempo.

    Que tipo de acessórios foram usados na ligações do tubo á bomba?

    Não sei

    Saber o nível estático e dinâmico da água também era interessante saber,até mesmo o caudal .....

    Não sei, mas diria que consegue debitar uns 3-4m3/h pelo menos.

    Para "facilitar" a coisa, o acesso ao furo é numa despensa estreita, daí não ser fácil sequer meter lá maquinaria.
    Dai que preferia tratar/minimizar o problema a jusante, como por exemplo com filtros ou através de um deposito e bomba superfície, ou até mesmo desistir de relva natural.
 
0.0123 seg. NEW