Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos
    Acompanho o vosso fórum e tenho aprendido bastante. Hoje venho vos pedir uma opinião sobre um assunto que me tem preocupado, mas que depois esqueço. Agora com o confinamento, acabei por prestar mais atenção.
    Ora eu comprei e vivo numa moradia dos finais dos anos 70 e nunca fiz grandes reparações/manutenções. Contudo penso que tenho a breve prazo um problema para resolver na parte elétrica. Há cerca de 5 anos, notei que a máquina de lavar e secar roupa, que estão na cave, davam um pequeno formigueiro quando lhes tocava. Veio cá um eletricista que disse que não existia fio de terra na casa. Fez um furo no chão da cave, instalou uma haste ( acho que é assim que se chama ) de cobre de +- 1 metro e ligou a uma tomada que estava perto. As máquinas deixaram de dar formigueiro. Contudo volta e meia tenho tomadas derretidas, normalmente quando ligo aquecedores ( os fios são muito finos nalgumas tomadas 1,5??! ), mas essencialmente o que me mete mais confusão é que em determinadas fichas da casa, quando ligo os portáteis, as tampas em metal dão um suave formigueiro quando estão ligadas à tomada. Eu sei que deveria substituir toda a cablagem, mas não há dinheiro para isso agora. Porque além dos fios tenho o problema dos tubos onde os mesmos correm, porque são muito apertados e não cabem os novos fios mais grossos e portanto já estou a ver que vou ter que rasgar paredes.
    O que eu gostaria de saber era:

    - o facto de ter ligado o fio de terra à tomada, esse isolamento não se deveria replicar por toda a casa?
    - ou cada fase tem que ter um fio de terra?
    - será possível ver quais as fases que não possuem terra e ligá-las à terra sem mudar a fiação?
    - a haste do fio de terra não teria que ser instalada fora das paredes, diretamente na terra, sem tocar no cimento do chão?
    - o formigueiro nos portáteis não é sinónimo de falta de fio de terra?

    Agradecia os vossos conselhos de como resolver isto para já de uma forma mais económica, porque acabei de remodelar o soalho e não há dinheiro para tudo. Mais tarde iria trocar tudo. Acrescento que nunca apanhei nenhum choque, ou a luz foi abaixo, excepto há dias que queimou uma tomada que está numa parede bastante húmida ( o velho problema das casas velhas ) e isto apesar de ter uma potência de 10.35 Kva, com forno elétrico e várias televisões e computadores ligados ao mesmo tempo. Anexo fotos do quadro, onde acho que se pode ver que está lá um fio de terra numa tubagem.
    Desculpem o longo post e aguardo as vossas sugestões.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Anexo as fotos
  3.  # 3

    Uma outra em que se vêm os fios de terra
    •  
      aacc
    • 29 abril 2020

     # 4

    Faça a instalação por fora com calhas plásticas, já não tem que partir paredes.

    Utilize cabo FVV 3x2.5 para tomadas e cabo FVV 2x1.5 para iluminação.
 
0.0109 seg. NEW