Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Precisava de umas opiniões. Estou neste momento a remodelar a minha futura casa, uma moradia térrea na zona de Cascais (para situar-vos em termos do clima que é tipicamente ventoso e húmido). Esta tem parede exterior com cerca de 35cm de espessura, e uma caixa de ar de 10cm. Toda a casa (inc. cozinha, wc's, quartos, sala, etc) vai ter piso radiante hidráulico e um sistema de aquecimento de águas baseado num termoacumulador de 300L, bomba de calor e painel fotovoltaico. Todas as janelas e caixilhos, são novos da Cortizo, com vidro duplo, tudo de qualidade. Caixa de estores será fechada para dentro e portanto acedida de fora. Tecto e sotão será isolado termicamente e ainda vai também ser instalado um recuperador de calor para a sala, que acaba por ficar quase no centro de toda a casa. A casa, tem um tecto que extende para alem das paredes exteriores da casa, o que acaba permitir que uma pessoa rodeia a casa por completo sem se molhar se estiver a chover e que garante sombra constante para tudo o que são paredes.

    Esta mesma casa, antes de toda esta remodelação tinha uma certificação energética em 2015 de A e na altura tinha janela mais velhas, nada de isolamento térmico para o sótão, nada de piso radiante e apenas um recuperador de calor que distribuía calor por tubos para várias zonas pela casa fora.

    Inicialmente, para o projecto estava pensado um capoto de 5cm de espessura, algo que acabou por também fazer parte do projecto térmico, mas que ao orçamentar a obra, acabei por retirar.

    Agora, tenho o engenheiro projectista a dizer-me que é necessário manter o capoto, que entretanto tem um custo de 5k (uma casa com uma implantação de cerca de 150m2), porque senão a certificação energética cairia para B e porque, simplesmente tenho que o manter.

    Alguém consegue ajudar-me a perceber se isto é mesmo assim ou se poderá haver alguma forma alternativa de olhar para este tema? Se esta consideração faz parte do projecto térmico é algo que eu sou obrigado a instalar? Ou será sempre opcional.

    Eu fico com a sensação que o capoto, sim, poderá melhorar a minha eficiência energética, mas provavelmente desnecessário tendo em conta o investimento que já estou a fazer para o aquecimento da casa.

    O que acham?
  2.  # 2

    E qual o problema de ter classe B, existem muitooooo os edifícios novos com classe energética B, depende de vários fatores. O factor que eu acho que deveria optar pelo etics é para prevenir que lhe acontece o que vai acontecer se não meter o capoto. Condensação nas paredes por falta de isolamento térmico. Vai aquecer a casa, estancar com caixilharias de boa qualidade e vai aparecer lhe caruncho nas paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: icebrian
  3.  # 3

    Muito obrigado pela rápida resposta. De facto acho que ainda ninguém tinha-me conseguido explicar de forma tão clara e sucinta os problemas que poderiam advir da falta de capoto. Assim já estou sem dúvida mais convencido!
  4.  # 4

    Essa habitação em 2015 já tinha que ter isolamento térmico veja bem isso antes de duplicar isolamentos
 
0.0085 seg. NEW