Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Em 2019 adequiri um terreno cuja licenca de construção está para aprovação. O terreno foi pago sem contrair qualquer emprestimo bancário.
    Gostaria de saber se devo o declarar em IRS e a onde. Sei que as vendas devem ser declaradas mas não tenho a certeza se uma compra o deve ser.

    Obrigado,
    Ricardo Pires
  2.  # 2

    Colocado por: RicaPiresBoa tarde,

    Em 2019 adequiri um terreno cuja licenca de construção está para aprovação. O terreno foi pago sem contrair qualquer emprestimo bancário.
    Gostaria de saber se devo o declarar em IRS e a onde. Sei que as vendas devem ser declaradas mas não tenho a certeza se uma compra o deve ser.

    Obrigado,
    Ricardo Pires
    Não, não é para declarar. Se o vender aí sim tem que o declarar independentemente de a venda gerar ou não gerar mais valias.
  3.  # 3

    Colocado por: RicaPiresBoa tarde,

    Em 2019 adequiri um terreno cuja licenca de construção está para aprovação. O terreno foi pago sem contrair qualquer emprestimo bancário.
    Gostaria de saber se devo o declarar em IRS e a onde. Sei que as vendas devem ser declaradas mas não tenho a certeza se uma compra o deve ser.

    Obrigado,
    Ricardo Pires
    IRS é um imposto sobre rendimentos. Como o que teve foi uma despesa e não um rendimento, o estado não quer saber disso, vai apenas taxar o vendedor.
    Se tendo essa despesa deveria poder deduzi-la? sim devia, mas isso não interessa ao nosso sistema fiscal. Apenas se algum dia vender é tido o valor de compra em consideração.

    Digo-lhe ainda que vai ter uma surpresa com a avaliação que as finanças vão fazer desse terreno após ter o projecto aprovado.
  4.  # 4

    Obrigado pela ajuda no meu esclarecimento!
 
0.0102 seg. NEW