Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quem se recorda ?
    Quanto a mim, este chegou a ser um apoio credível...
    Pena é que desde 2009, nada ou pouco mais nas
    Mesmas condições, tivemos no nosso Portugal
      IMG_20200504_235309.jpg
  2.  # 2

    Pois, mas tem por exemplo os bancos. fundos de acções para investir e rentabilizar o dinheiro.
    Os paineis solares desceram bastante de preço.
    Há ainda hoje quem deva mais ao banco que o que custam os paineis que têm instalados nesses programas de apoio.

    Hoje o investimento em autoconsumo é uma boa aposta.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  3.  # 3

    Bom dia,

    Ao ler este tópico, lembrei-me que algures na discussão do OE 2020 foi referido a possibilidade de existir uma dedução em IRS relativa ao autoconsumo (link abaixo), mas não consigo verificar se passou a realidade ou não.

    Medida Auto Consumo OE 2020

    Alguém sabe se passou de uma "ideia" à prática?
  4.  # 4

    Bom dia,

    O OE foi aprovado e entrou em vigor a 01 de Abril... o problema será o orçamento rectificativo que poderá vir.

    Também queria instalar um kit de auto-comsumo, mas tenho outras dúvidas na instalação , nomeadamente por ser uma moradia com cobertura plana e não aparecerem problemas de humidade depois.
  5.  # 5

    Olá

    user moedinhas, se procurar no forum vai encontrar algumas discussões a dar exemplos de aplicações em coberturas planas sem recorrer a perfuração da cobertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moedinhas
  6.  # 6

    Colocado por: moedinhasBom dia,

    O OE foi aprovado e entrou em vigor a 01 de Abril... o problema será o orçamento rectificativo que poderá vir.

    Também queria instalar um kit de auto-comsumo, mas tenho outras dúvidas na instalação , nomeadamente por ser uma moradia com cobertura plana e não aparecerem problemas de humidade depois.


    A maioria das pessoas já faz assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moedinhas
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 7

    Colocado por: rjmpires

    A maioria das pessoas já faz assim.
    se fazem assim e isso por baixo da guia de cimento é tela Entao fazem mal
  7.  # 8

    Colocado por: rjmpires

    A maioria das pessoas já faz assim.
    um mau exemplo pois ao pousarem directamente sobre a tela asfáltica vai perfura-la, deviam ter aplicado sobre uma base com ela ou XPS.
    Concordam com este comentário: zinna
  8.  # 9

    Colocado por: SrRse fazem assim e isso por baixo da guia de cimento é tela Entao fazem mal

    Era para mostrar os painéis presos a uns maciços de betão. Como é por baixo cada um é que sabe.
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 10

    Eu faço assim, simples e sem stresses
    Concordam com este comentário: zinna
      received_10214946420807735.jpeg
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 11

    Colocado por: JoelM

    de certeza? não sei que tipo de tela é, mas aplicamos muitas vezes soluções do género (normalmente para fixar guardas) e os fornecedores das telas nunca puseram problemas!
    o mal é ao pousar a guia, se vai de esquina esta sujeito a romper a tela
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 12

    Colocado por: JoelM

    só com esse peso está sujeito a ir buscar os paineis ao terreno do vizinho!
    estao ali 6 guias, acha k voa? Lol
  9.  # 13

    Colocado por: nhenriquesBom dia,

    Ao ler este tópico, lembrei-me que algures na discussão do OE 2020 foi referido a possibilidade de existir uma dedução em IRS relativa ao autoconsumo (link abaixo), mas não consigo verificar se passou a realidade ou não.

    Medida Auto Consumo OE 2020

    Alguém sabe se passou de uma "ideia" à prática?

    Não ouvi falar de nada ainda
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 14

    Colocado por: JoelM

    pode ser da fotografia...
    estao 6 , fui eu k as carreguei la pra cima
  10.  # 15

    Colocado por: SrREu faço assim, simples e sem stresses
      received_10214946420807735.jpeg

    Coloco apenas uma questão...
    Passado dois ou três anos isso não vai ceder algo e mecher nalgum ponto ?
  11.  # 16

    Colocado por: JoelM

    só com esse peso está sujeito a ir buscar os paineis ao terreno do vizinho!

    Todos esses cálculos podem ser efetuados, de forma a saber qual o peso das guias cimento.
  12.  # 17

    Colocado por: JoelM

    pois podem... mas já carreguei muito painel para cobertura e posso dizer que nunca vi até hoje um unico cálculo... é sempre a olho ou o que o serralheiro que faz a estrutura acha!

    Pois isso está errado.
    Já devemos ter garantidamente, só de solar térmico, mais de 940 coletores instalados, por volta de umas 315 instalações, apenas tive duas que houve problemas com vento, há uns anos, com mesmo muito vento, uma delas foi tudo telhado e tudo, outro kit partiu própria estrutura dos painéis, são vulcano são tipo uma fibra e partiram onde aperta suporte. Esses cálculos, têm de ser muito bem feitos, depende da carga de vento do local, altura do edifício, próprio local de colocação nesse mesmo edifício... É preciso sempre alguns bons kg/coletor
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 18

    Colocado por: nasys007
    Coloco apenas uma questão...
    Passado dois ou três anos isso não vai ceder algo e mecher nalgum ponto ?
    nao
    Concordam com este comentário: nasys007
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 19

    De todas as instalações que tenho assim nas manutenções verifico sempre o estado dos apoios , ate hoje tudo ok
    • SrR
    • 5 maio 2020

     # 20

    E ate gosto deste sistema específico de suporte que é da junkers muito porreiro, em termos de paineis solares planos os melhores k vi ate hoje sao os da sonnenkraft.

    Estes foram ligados a um maquinao
      received_10214960868008906.jpeg
      received_1998404270177924.jpeg
 
0.0198 seg. NEW